Total de visualizações de página

Páginas

quarta-feira, 26 de maio de 2021

GEOGRAFIA (PROF JOÃO) - 1ºs A, B e C (EJA)

 

Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: João Pereira de Alcântara

Disciplina: Geografia

Classes: 1ºs A, B e C

Data: 04 de Junho de 2021

Objetivo da aula: Levar ao aluno informações sobre os fluxos de materiais e as redes geográficas.

Habilidade da aula: Saber reconhecer os vários fluxos (materiais e imaterias) das redes geográficas presentes no mundo contemporâneo(Globalização).

Conteúdo da aula: Texto, exercícios e pesquisa.

Roteiro da atividade:

Ler o texto com atenção, responder as perguntas e fazer a pesquisa.

 

 

 

 

Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:

 

Data da entrega:

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:

joaopalcantara@terra.com.br

 

Redes geográficas

GEOGRAFIA

As redes geográficas envolvem o conjunto de fixos e fluxos que se comportam como instrumentos do processo de Globalização.

 

Podemos entender as redes geográficas como um conjunto de locais da superfície terrestre conectados ou interligados entre si. Essas conexões podem ser materiais, digitais e culturais, além de envolver o fluxo de informações, mercadorias, conhecimentos, valores culturais e morais, entre outros.

Com o processo de Globalização, podemos dizer que as redes – ou, pelo menos, muitas delas – ganharam um maior alcance e abrangência no espaço geográfico mundial. Todavia, o acesso e o poder de difusão dessas redes dependem das diferentes hierarquias nas sociedades, constituídas pelo poder econômico ou político. Assim, quem possui mais recursos ou poder possui uma maior possibilidade de usufruir da estrutura das redes geográficas.

É preciso observar que a estruturação e a evolução das redes perpassam, impreterivelmente, pela evolução das técnicas e tecnologias. No século XIX, as transformações proporcionadas pelas revoluções industriais propiciaram um fundamental avanço das redes de transportes, incluindo os modais rodoviários e ferroviários. Desse modo, cidades distantes passaram a estar interligadas entre si, o que se estendeu para pontos situados, até mesmo, em continentes distintos.

Revolução Técnico-Científica Informacional também intensificou sobremaneira a expansão das redes, incluindo a própria rede de transportes, por meios dos aviões e jatos mais avançados. A formação das redes digitais e também os avanços nas redes de comunicação tornaram-se grandes marcos para esse período. Assim, em tempo real, comunicados e transações financeiras ocorrem e notícias importantes são divulgadas; até reuniões de negócios não mais necessitam da presença física de todos os seus participantes, o que exemplifica o grau de avanço técnico das redes.

A importância das redes geográficas deu-se também para o avanço do sistema capitalista financeiro, que, para muitos, ganhou o status de capitalismo informacional. A expansão das empresas multinacionais encontra-se bastante facilitada, incluindo a formação das holdings, que são agrupamentos entre empresas interligadas em redes internacionais.

As redes possuem papel ativo na configuração do espaço geográfico, e isso se estabelece de forma mais nítida na constituição das hierarquias no cerne das próprias redes. Um exemplo é a rede urbana, que se define de local ao global nos mais diversos níveis hierárquicos, desde as cidades globais mais avançadas até os centros regionais dos países periféricos. Assim, o que se percebe nas diferentes redes geográficas é a constituição de “nós” formados por tamanhos diferentes, ou seja, alguns com mais fluxos dos que os outros.

As redes geográficas são, afinal, um importante elo entre as diferentes partes do espaço geográfico que integram o sistema mundial em tempos de globalização. Assim, elas permitem e também condicionam o transporte e difusão de inúmeros instrumentos técnicos, além de mercadorias, informações e conhecimentos, estando diretamente associadas à maioria dos elementos que compõem a vida cotidiana das sociedades.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

 

 

Fluxos materiais são aqueles representados por objetos que possuem materialidade e volume, portanto, compõem uma imensa gama de sistemas de infraestrutura e de mercadorias.

 

 


Fluxos Imateriais São aqueles disseminados pelos meios de comunicação e informação, como a internet e a telefonia, e que influem em nossas vidas, alteram a nossa economia, mas que não são palpáveis e, portanto, não têm materialidade.


 

Fluxo de informações Algumas tecnologias da informação, como computadores conectados à internet, teleconferência, telefone fixo e móvel, satélites, além de outros, favorecem de forma direta o fluxo de informações, isso em cadeia global. Contamos atualmente com uma complexa rede de comunicação, pela qual as mais diversas informações fluem de maneira acelerada, dessas podemos citar: os noticiários da TV, rádio, jornais, revistas, internet e muitos outros. Diante desses e de outros meios de comunicação, o homem contemporâneo pode assistir uma guerra ou mesmo um atentado através de um aparelho de televisão, como o que aconteceu nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, quando bilhões de pessoas puderam visualizar ao vivo esse acontecimento histórico. Os veículos de comunicação em massa são os responsáveis por nos transmitir as notícias que acontecem em nossa cidade, nosso Estado, país ou em qualquer outro ponto do planeta. Os fluxos de informações vêm aumentando em todo planeta, isso se deve, principalmente, pelo fato dos custos com as novas tecnologias e serviços (como telefone fixo e móvel, além da internet) estarem gradativamente diminuindo, desse modo, atingindo uma quantidade cada vez maior de pessoas. O custo de uma ligação internacional entre Nova York e Londres custa hoje cerca de US$ 0,35, na década de trinta o valor era de 250 dólares. Tanto a rede de telecomunicação quanto os fluxos de informações não possuem a mesma configuração em todas as partes do mundo, pelo contrário, são bastante desiguais. Isso é explicado pelo fato de que os países desenvolvidos detêm o monopólio das informações que circulam no mundo. A maioria das agências de notícias, como as redes de TV, se encontra nesses países, que possuem domínios sobre os satélites, de onde vêm as principais informações

 



 

EXERCÍCIOS:

 

Baseando-se no texto acima e em seus conhecimentos, responda as questões abaixo.

 

1) O que você entende por “redes geográficas”? Como podem ser suas conexões?

2) Quem possui uma maior possibilidade de usufruir da estrutura das redes geográficas?

3) Qual a importância do desenvolvimento tecnológico nos meios de transporte e comunicação? Dê exemplos desses meios.

4)  O que são os fluxos materiais e imateriais? Dê exemplos

5) De qual maneira o fluxo de informações alteram e influenciam as nossas vidas?

6) Caracterize, de forma resumida, os fluxos de informação.

 

Pesquisa:

Sobre a hierarquia das cidades, dê as características e exemplos de Cidades Globais e de Centros Regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS