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segunda-feira, 17 de maio de 2021

AULA NÃO PRESENCIAL - SOCILOLOGIA 1 SERIE

 

 

Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: RENATO SAIFI

Disciplina: SOCIOLOGIA

Classes: 1º ANO A, B, C

Data: MAIO

Objetivo da aula: Desenvolver o pensamento sociológi0o; Compreender a sociologia (dentre as demais ciências) como uma construção histórica e socialmente determinada; Compreender e conhecer os processos sociais de: VINCULO  SOCIAL E TRABALHO.

Habilidade da aula:

-Identificar o que é o processo de socialização e seus mecanismos

-Conhecer e pensar os diversos conceitos e autores da Sociologia.

-Desenvolver a comparação, analise e observação crítica

Conteúdo da aula: O processo de socialização           

Vinculo social   e trabalho                                           

O trabalho e a solidariedade social.

Sociedades simples e complexas  

Roteiro da atividade: Ler o texto “EMILE DURKHEIM  E A SOCIOLOGIA, e responder as perguntas do exercício.

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 EMILE DURKHEIM  E A SOCIOLOGIA

1- VIDA E OBRA

 David Émile Durkheim, sociólogo francês nasceu em Épinal em 15 de abril de 1858, estudou na Ecole Normale Superfieure de Paris, tendo-se doutorado em filosofia. Em 1885 foi estudar na Alemanha, sendo muito influenciado pelas idéias do positivismo de Wilhelm Wundt. Durkheim é um dos principais clássicos da sociologia, foi responsável pela introdução da sociologia nas universidades como disciplina e ciência acadêmica.. Entre suas principais obras podemos destacar: A divisão do trabalho social (1893), As regras do método sociológico (1894), O suicídio (1897).

O sistema sociológico de Durkheim baseia-se em quatro princípios fundamentais:

1º.  A sociologia é uma ciência independente das demais ciências sociais e da filosofia;

2º. A realidade social é formada pelos fenômenos coletivos considerados como “coisas”;

3º. A causa de cada fato social deve ser procurada entre os fenômenos sociais que antecedem. Para explicar um fenômeno social deve-se procurar suas causas;

4º. Todos os fatos sociais são exteriores aos indivíduos, formando uma realidade especifica.

 

Durkheim possuía uma visão otimista da nascente sociedade capitalista industrial. Considerava que a crescente divisão do trabalho que estava ocorrendo a todo vapor na sociedade europeia e acarretava, ao invés de conflitos sociais, um sensível aumento da solidariedade entre os homens.

De acordo com ele, cada membro da sociedade, tendo uma atividade profissional mais especializada, passava a depender cada vez mais do outro. Julgava, assim que o efeito mais importante da divisão de trabalho não era  o aspecto econômico, ou seja, o aumento da produtividade, mas sim, o fato de que ela tornava possível a união e a solidariedade entre os homens (de maneira funcional.). A origem da divisão do trabalho está na densidade dinâmica ou moral, é o aumento das dimensões absolutas ou do volume da sociedade que determina o processo da divisão do trabalho, que é o fator preponderante de integração social na sociedade moderna. O progresso da divisão do trabalho é o fio condutor do processo evolutivo que liga as formas de sociedade mais simples às mais complexas, numa evolução de estrutura segmentar a uma estrutura organizada – a divisão do trabalho progride quanto mais existem indivíduos que estejam suficientemente em contato para poder agir e reagir uns sobre os outros.

 

2 - FATO SOCIAL

 

Para Durkheim, na relação individuo e sociedade, ele destaca que a sociedade prevalece sobre o individuo. A sociedade é, para esse autor, um conjunto de normas de ação, pensamentos e sentimentos  que não existem apenas na consciência dos indivíduos, mas que são construídos exteriormente. Isto é, fora das consciências individuais. Em outras palavras, na vida em sociedade o homem defronta com regras de conduta que não foram diretamente criadas por ele, mas que existem e são aceitas na vida em sociedade, devendo ser seguidas por todos. Sem essas regras, a sociedade não existiria e é por isso que os indivíduos devem obedecê-las. Os fatos sociais são os modos de pensar, sentir e agir de um grupo social. O modo de vestir, a língua, o sistema monetário, a religião e uma infinidade de outros fenômenos são consideradas fatos sociais.

Seguindo essas idéias, Durkheim afirmara que os fatos sociais, ou seja, o objeto de estudo da sociologia, é justamente essas regras e normas coletivas que orientam a vida dos indivíduos em sociedade

 

3 - CARACTERÍSTICAS DO FATO SOCIAL

 

Esses fatos sociais têm três características básicas que permitirão sua identificação na realidade, elas são: gerais, exteriores e coercitivos.

1ª. Generalidade – o fato social é comum aos membros de um grupo;

2ª. Exterioridade – o fato social é externo ao individuo, existe independentemente de sua vontade. Isto é, consistem em idéias, normas ou regras de conduta que não são criadas isoladamente pelos indivíduos, mas foram criadas pela coletividade e já existem fora de nós quando nascemos. Exemplo: Leis, Votação, Casamento, Batizado, Salario, Língua, Moda.

3ª. Coercitividade – os indivíduos vêem-se obrigados a seguir o comportamento estabelecido porque essas idéias, normas e regras devem ser seguidas pelos membros da sociedade; se isso não acontece, se alguém desobedece a elas, é punido, de alguma maneira pelo resto do grupo. Exemplo: Multas, Repreensão, Exclusão.

É justamente a educação um dos exemplos preferidos por Durkheim para mostrar o que é um fato social. O individuo, segundo ele, não nasce sabendo previamente as normas de conduta necessárias para a vida em sociedade. Por isso, toda sociedade tem de educar seus membros, fazendo com que aprendam as regras necessárias à organização da vida social. As gerações adultas transmitem às crianças e aos adolescentes aquilo que aprenderam ao longo de sua vida em sociedade. Com isso, o grupo social é perpetuado, a pesar da morte dos indivíduos.

O que a criança aprende na escola? Ideias, sentimentos e hábitos que ela não possui quando nasce, mas que são essenciais para a vida em sociedade.

 

BIBLIOGRAFIA – FONTES

 

http://jkcarlossofia.blogspot.com/

 

https://www.todamateria.com.br/o-que-e-sociologia/

 

 

 


LINKS PARA VIDEOAULA PARA AMPLIAR O APRENDIZADO

 

Sociologia: Emile Durkheim

 

 https://www.youtube.com/watch?v=SMaxxNEqk7U


https://www.youtube.com/watch?v=EvORhFBjfpA                                                     

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EXERCÍCIO

 Após ler o texto “EMILE DURKHEIM E A SOCIOLOGIA, responda as seguintes questôes:

 

1) – Quem foi Emille Durkheim?

2) – Cite as principais obras de Durkheim.            

3) – Qual era a visão de Durkheim sobre a sociedade capitalista industrial?

4) -  Como Durkheim julgava a importância da divisão do trabalho?

5) – Como Durkheim vê a relação individuo e sociedade?

6) – O que é sociedade para Durkheim?

7) – Na concepção de Durkheim, O que é fato social?

8) - Qual o objeto de estudo da sociologia, segundo Durkheim?  

9)-  Cite as três características dos fatos sociais.

Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:

1-DEVEM SER ENVIADAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS DO EXERCICIO

2-NO EXERCICIO DEVE CONSTAR SEU NOME, NÚMERO E TURMA.

Data máxima da entrega: 31/05/2021

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: renato.sociologiara@gmail.com

 

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