Plano de aula não presencial EJA EE
Rodrigues Alves |
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Professor: RENATO SAIFI |
Disciplina: FILOSOFIA |
Classes: 1º ANO
B |
Data: MAIO 2021 |
Objetivo da aula: Desenvolver o
pensamento filosófico; Compreender a filosofia e sua origem; Caracterizar o
pensamento grego: comparação, conflito, logica, e o conceito de conhecimento. |
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Habilidade da
aula: - Reconhecer
o tipos de pensamento - Historia
da Filosofia e suas teorias - Diferenciar autores, seus pensamentos e suas ideias. |
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Conteúdo da aula: O pensamento de
Platão e seus principais temas. |
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Roteiro da atividade: Ler
o texto “PLATÃO
E A FILOSOFIA GREGA”, e responder as perguntas do exercício. Quando puder, veja os videos para pensar, e ampliar o
aprendizado. _________________________________________________ PLATÃO E A FILOSOFIA
GREGA Platão
nasceu por volta de 427 A.C. em uma família aristocrática de Atenas. Quando
tinha cerca de 20 anos, aproximou-se de Sócrates, em virtude dos questionamentos que ele realizava.
Com a condenação de Sócrates à morte, Platão decidiu se afastar de Atenas e
saiu em viagem pelo mundo. Numa de suas últimas paradas, esteve na Sicília,
onde fez amizade com Dion, cunhado do rei de Siracusa, Dionísio I. De volta a
Atenas, com cerca de 40 anos, Platão fundou sua escola, chamada na época
“Academia", e ganhou prestígio.
Platão morreu por volta de 347 A.C. Platão
foi discípulo de Sócrates (469-399 A.C.) estudou por quase 20 anos na
Academia. e Aristóteles (384-322 A.C.)foi aluno da Academia por quase vinte
anos. Como Sócrates, Platão rejeitava a Educação que se praticava na Grécia
em sua época e estava a cargo dos sofistas, incumbidos de transmitir
conhecimentos técnicos - sobretudo a oratória - aos jovens da elite para torná-los
aptos a ocupar as funções públicas nas assembleias e nos julgamentos. Os
sofistas afirmavam que podiam defender igualmente teses contrárias,
dependendo dos interesses em jogo. Um filósofo sofista não dedicava sua reflexão para saber a verdade, mas sim para elaborar o convencimento
das pessoas. Platão
defendia a ideia de que a alma precede o corpo e que, antes de encarnar, tem
acesso ao conhecimento, ao mundo das ideias perfeitas. Dessa forma, todo aprendizado do ser humano, não
passaria de um esforço de
reminiscência, um dos princípios centrais do pensamento do filósofo. Platão pensava que, por meio do conhecimento ou da filosofia,
o ser humano teria maior conhecimento
de si mesmo e assim seria possível controlar
os instintos, a ganância e a violência. O saber funcionaria como antídoto
para todo o mal cometido pelos seres humanos contra seus semelhantes. Fases dos diálogos Os diálogos são divididos em três fases.
A primeira fase, os diálogos são chamados diálogos socráticos é representada com Platão tentando comunicar
a filosofia de Sócrates. Muito dos diálogos tem a mesma forma. Sócrates
encontra alguém que diz que sabe muito. Sócrates se diz um ignorante a
procura de conhecimento e para aprender faz várias perguntas, e partir das
respostas consegue demonstrar que aquele que se dizia mestre no assunto,
realmente não sabe nada.. Os diálogos da segunda e terceira fase, chamados diálogos da maturidade relatam as próprias ideias de Platão ou
ideias predominantes na Academia, como o mundo das ideias ou o mito da
caverna, embora continue a utilizar Sócrates como personagem em seus
diálogos. A Teoria
das Formas, também conhecida como mundo
das ideias, pensa que e existem Ideias ou formas, que são arquétipos
imutáveis. Uma característica do mundo das ideias é que tudo
é constante, nada se altera as
ideias como por exemplo Justiça, Beleza, Verdade sãos eternas e são as mesmas
para todas as pessoas e todos os povos. O
mundo em que vivemos, o mundo
físico, impera o movimento e a mudança, nada é fixo. .O mundo físico ou a
realidade tenta se parece com as formas, tenta imitar, mas devido a
constantes mudanças nunca chega a sua perfeição. Platão sabia que em uma
sociedade, se cada pessoa tivesse uma
ideia diferente de Justiça, de Verdade, não haveria harmonia nessa
sociedade. Platão distinguiu entre dois níveis de saber: 1) opinião e 2) conhecimento. Platão classificava as afirmações derivado dos sentidos
sobre o mundo físico, como uma opinião, mesmo que estivessem
baseadas na lógica ou na ciência. Segundo
Platão, o conhecimento é derivado da razão e não dos
sentidos. Ele pregava que somente
através da razão atingimos o conhecimento das formas ou o conhecimento
verdadeiro; Um exemplo de conhecimento verdadeiro e invariável é a
matemática. Assim como os conceitos e leis da
matemática são perfeitos e imutáveis, os s conceitos como beleza, justiça,
bondade e amor, também deveria ser, deveriam ter as mesmas qualidades dos
conceitos da matemática BIBLIOGRAFIA – FONTES https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/platao.htm LINKS PARA VIDEOAULA PARA AMPLIAR O APRENDIZADO ALEGORIA DA CAVERNA - EXERCÍCIO Após ler o texto “PLATÃO E A
FILOSOFIA GREGA”, responda as seguintes questões: 1) Qual o nome da cidade
em que nasceu Platão? 2) Porque Platão se
aproximou de Sócrates? 3) O filósofo sofista
dedicava sua reflexão para o que? 4) O que é o aprendizado
do ser humano segundo Platão? 5) Com o conhecimento de
si mesmo, o que o ser humano pode controlar? 6) Como são chamados os diálogos
da primeira fase e os diálogos das fases posteriores? 7) Cite duas características
do mundo das ideias. 8) Cite características
do mundo físico.. 9) Como Platão classifica
as afirmações derivadas dos sentidos? 10)
Como Platão classifica as afirmações derivadas do razão?
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Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: 1-DEVEM SER ENVIADAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS DO EXERCICIO 2-NO
EXERCICIO DEVE CONSTAR SEU NOME
COMPLETO, NÚMERO E TURMA. SE NÃO SOUBER O NUMERO
COLOQUE O NOME COMPLETO E A TURMA; 3- DUVIDAS- ENTRAR EM EONTATO PELO EMAIL: renato.filosofiara@gmail.com |
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Data máxima da entrega: 31/05/2021 |
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E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: renato.filosofiara@gmail.com |
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