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segunda-feira, 17 de maio de 2021

AULA NÃO PRESENCIAL FILOSOFIA 1 SERIE

 

 

Plano de aula não presencial EJA

EE Rodrigues Alves

Professor: RENATO SAIFI

Disciplina: FILOSOFIA

Classes: 1º ANO  B

Data: MAIO 2021

Objetivo da aula: Desenvolver o pensamento filosófico; Compreender a filosofia e sua origem; Caracterizar o pensamento grego: comparação, conflito, logica, e o conceito de conhecimento.

Habilidade da aula:

- Reconhecer o tipos de pensamento

 - Historia da Filosofia e suas teorias

 - Diferenciar  autores, seus   pensamentos e suas ideias.

Conteúdo da aula: O pensamento de Platão e seus principais   temas.

Roteiro da atividade: Ler o texto PLATÃO E A FILOSOFIA GREGA, e responder as perguntas do exercício.

Quando puder, veja os videos para pensar, e ampliar o aprendizado. _________________________________________________

 

PLATÃO E A FILOSOFIA GREGA

 

Platão nasceu por volta de 427 A.C. em uma família aristocrática de Atenas. Quando tinha cerca de 20 anos, aproximou-se de Sócrates, em virtude dos questionamentos que ele realizava. Com a condenação de Sócrates à morte, Platão decidiu se afastar de Atenas e saiu em viagem pelo mundo. Numa de suas últimas paradas, esteve na Sicília, onde fez amizade com Dion, cunhado do rei de Siracusa, Dionísio I. De volta a Atenas, com cerca de 40 anos, Platão fundou sua escola, chamada na época “Academia", e ganhou prestígio.  Platão morreu por volta de 347 A.C.

Platão foi discípulo de Sócrates (469-399 A.C.) estudou por quase 20 anos na Academia. e Aristóteles (384-322 A.C.)foi aluno da Academia por quase vinte anos. Como Sócrates, Platão rejeitava a Educação que se praticava na Grécia em sua época e estava a cargo dos sofistas, incumbidos de transmitir conhecimentos técnicos - sobretudo a oratória - aos jovens da elite para torná-los aptos a ocupar as funções públicas nas assembleias e nos julgamentos. Os sofistas afirmavam que podiam defender igualmente teses contrárias, dependendo dos interesses em jogo. Um filósofo sofista não dedicava sua reflexão para saber a verdade, mas sim para elaborar o convencimento das pessoas.

Platão defendia a ideia de que a alma precede o corpo e que, antes de encarnar, tem acesso ao conhecimento, ao mundo das ideias perfeitas. Dessa forma, todo aprendizado do ser humano, não passaria de um esforço de reminiscência, um dos princípios centrais do pensamento do filósofo.

Platão pensava que, por meio do conhecimento ou da filosofia, o ser humano teria maior conhecimento de si mesmo e assim seria possível controlar os instintos, a ganância e a violência. O saber funcionaria como antídoto para todo o mal cometido pelos seres humanos contra seus semelhantes.

Fases dos diálogos

     Os diálogos são divididos em três fases. A primeira fase, os diálogos são  chamados diálogos socráticos é representada com Platão tentando comunicar a filosofia de Sócrates. Muito dos diálogos tem a mesma forma. Sócrates encontra alguém que diz que sabe muito. Sócrates se diz um ignorante a procura de conhecimento e para aprender faz várias perguntas, e partir das respostas consegue demonstrar que aquele que se dizia mestre no assunto, realmente não sabe nada..

        Os diálogos da segunda e terceira fase, chamados diálogos da maturidade relatam as próprias ideias de Platão ou ideias predominantes na Academia, como o mundo das ideias ou o mito da caverna, embora continue a utilizar Sócrates como personagem em seus diálogos.

      A Teoria das Formas, também conhecida como mundo das ideias, pensa que e existem Ideias ou formas, que são arquétipos imutáveis. Uma característica do  mundo das ideias é que  tudo é constante, nada se altera as ideias como por exemplo Justiça, Beleza, Verdade sãos eternas e são as mesmas para todas as pessoas e todos os povos. O mundo em que vivemos, o mundo físico, impera o movimento e a mudança, nada é fixo. .O mundo físico ou a realidade tenta se parece com as formas, tenta imitar, mas devido a constantes mudanças nunca chega a sua perfeição. Platão sabia que em uma sociedade,  se cada pessoa tivesse uma ideia diferente de Justiça, de Verdade, não haveria harmonia nessa sociedade.  

       Platão distinguiu entre dois níveis de saber: 1) opinião e 2) conhecimento. Platão classificava as  afirmações derivado dos sentidos  sobre o mundo físico,  como uma opinião, mesmo que estivessem baseadas na lógica ou na ciência.  Segundo Platão, o conhecimento é derivado da razão e não dos sentidos.  Ele pregava que somente através da razão atingimos o conhecimento das formas ou o conhecimento verdadeiro; Um exemplo de conhecimento verdadeiro e invariável é a matemática.

   Assim como os conceitos e leis da matemática são perfeitos e imutáveis, os s conceitos como beleza, justiça, bondade e amor, também deveria ser, deveriam ter as mesmas qualidades dos conceitos da matemática

BIBLIOGRAFIA – FONTES

 

https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/platao.htm

 

 

https://youtu.be/kQfrr-TRb00 

 

                                                      

 

LINKS PARA VIDEOAULA PARA AMPLIAR O APRENDIZADO

 

ALEGORIA DA CAVERNA

 

https://youtu.be/_wSW2iefDxE              

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EXERCÍCIO

 Após ler o texto “PLATÃO E A FILOSOFIA GREGA”, responda as seguintes questões:

 

1) Qual o nome da cidade em que nasceu Platão?

2) Porque Platão se aproximou de Sócrates?

3) O filósofo sofista dedicava sua reflexão para o que?

4) O que é o aprendizado do ser humano segundo Platão?

5) Com o conhecimento de si mesmo, o que o ser humano pode controlar?

6) Como são chamados os diálogos da primeira fase e os diálogos das fases posteriores?

7) Cite duas características do mundo das ideias.

8) Cite características do mundo físico..

9) Como Platão classifica as afirmações derivadas dos sentidos?

10) Como Platão classifica as afirmações derivadas do razão?

Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:

1-DEVEM SER ENVIADAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS DO EXERCICIO

2-NO EXERCICIO DEVE CONSTAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E TURMA.

SE NÃO SOUBER O NUMERO COLOQUE O NOME COMPLETO E A TURMA;

3- DUVIDAS- ENTRAR EM EONTATO PELO EMAIL:  renato.filosofiara@gmail.com

Data máxima da entrega: 31/05/2021

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: renato.filosofiara@gmail.com

 

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