E. E. Rodrigues Alves
Centro de Mídias – Atividade de Arte
Semana de 10 a 14 de Maio
(EF07AR16) Analisar criticamente, por meio da
apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música clássica e do canto
coral em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas
musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica,
econômica, estética e ética.
Dimensões da Vida
Qual seu estilo de música preferido?
Dimensão social
Em casa, no carro, na rua, no trabalho, na igreja, no
mercado, no shopping ou em outro lugar qualquer, quais são os ambientes em que sua família e
comunidade rotineiramente têm contato com a música? O ambiente altera a relação
com a música? Elas são transmitidas de geração para geração.
Ouvir música alta, por exemplo, muda de acordo com o
ambiente?
Dimensão
social
Toda comunidade configura um contexto sociocultural composto
por elementos diferentes entre si e que são quase indissociáveis.
A arte incluiu-se nesse viés e pode ser abordada e relacionada a cada uma das múltiplas dimensões da vida a partir de experiências sensíveis.
Dimensão cultural
Considerando que o ambiente onde vivemos influência nossos
padrões culturais, entre eles o tipo de música a que somos expostos, quais são
as influências culturais que podem ser percebidas nas escolhas musicais das
pessoas?
As respostas podem variar muito pois, dependendo da região
onde se vive, como, por exemplo, em localidades mais próximas ao campo, as
pessoas tendem a apreciar músicas do gênero sertanejo, mas pode aparecer de
tudo um pouco.
Sendo assim, a partir da música que se é ouvida, será
possível observar as influências culturais locais.
Quantas pessoas (amigos, parentes...)
gostam do mesmo estilo musical que o seu?
Dimensão econômica
Tem relação com o consumo; música produzida pela indústria
cultural; música local, produzida “artesanalmente”; aquisição de mídias (CD,
digital, partituras e outros).
Dimensão histórica
A relação histórica se observa pelo registro na memória de
fatos e acontecimentos e que foram marcados por uma música.
Exemplos: a música do filme Titanic e o hino da vitória que
era tocado quando o piloto de fórmula 1, Ayrton Senna, vencia uma corrida.
O viés político está ligado às influências culturais de outros países, contextos sociais brasileiros e internacionais.
https://www.youtube.com/watch?v=5mztukSA_qA&t=19s
Dimensão estética
Está relacionada às relações sensoriais de prazer, afetivas e sentimentais, estabelecidas intelectualmente, entre a música e as diferentes situações vividas.
Esta dimensão está ligada a pensamentos, conceitos e valores
positivos, a não discriminação, à aceitação da diversidade e ao respeito,
consolidados e estabelecidos pela sociedade, normalmente transmitidos no
convívio social.
Dar a voz
Que tipo de arte você tem curtido nos últimos meses para lhe
ajudar nesta pandemia?
Atividade:
A música está presente na vida de todos nós; portanto, sempre
haverá alguma conexão com uma de suas dimensões. Sabendo disso, propomos um
desafio a você!
Faça um desenho ou um vídeo.
Escolha uma música que represente a dimensão social, política
e cultural dentro da pandemia que lhe representa.
• Conversamos sobre alguns aspectos das
dimensões da vida dentro do contexto musical.
• Apreciamos música com ideias do que
podem ser as dimensões da vida.
E. E. Rodrigues Alves
Centro de Mídias – Atividade de Arte
Semana de 17 a 21 de Maio
(EF07AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas
de expressão, representação e encenação das danças clássica e moderna,
reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos
paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
Expressão da dança clássica
O que é
dança?
Dança
A dança é uma linguagem artística que se configura pelo
movimento estético e criativo do corpo.
Esses movimentos envolvem consciência, ritmo, força e emoção,
expressando ideias, emoções e sentimentos, sustentados ou não pela música.
O que você
entende por dança clássica?
Dança clássica
O ballet é conhecido pela sua beleza, leveza e
graciosidade; combina dança, música e cenários, e conta histórias por meio dos
bailarinos.
Ele exige muita dedicação e concentração por parte dos bailarinos, que executam movimentos com precisão, coordenação e graciosidade, demonstrando flexibilidade e elasticidade.
Veja os links:
Stars Gala
VASP 2019 / The Dying Swan / Oksana Skorik
https://www.youtube.com/watch?v=Bf9AqDajr_0
Ballet
Montreal 2018
https://www.youtube.com/watch?v=PUVAGsDHl-g
Curiosidades da dança clássica
Na história do ballet, as mulheres demoraram
para ocupar papéis de destaque nos palcos.
As sapatilhas de ponta foram pensadas para que as
bailarinas parecessem mais leves e fizessem movimentos mais aéreos.
No Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1927, foi
criada a primeira escola de ballet no Brasil, pela bailarina Maria Olenewa.
Para pesquisar e apreciar
Exemplos de obras brasileiras de ballet:
Uirapuru;
O Garatuja;
O Descobrimento do Brasil;
Maracatu de Chico Rei;
Salamanca do Jarau.
Exemplos de obras clássicas do ballet internacional:
A Bela Adormecida;
Sonhos de uma noite de verão;
O quebra Nozes;
O Lago dos Cisnes.
Veja o link:
The Nutcracker Full Pas de Deux -
Grigor Zakyan and Karina Davison
https://www.youtube.com/watch?v=U-wMarBbizQ
Para pesquisar e apreciar
Thiago Soares: bailarino brasileiro, iniciou sua atuação na dança pelo hip
hop, e chegou a tornar-se o primeiro bailarino do Royal Ballet de
Londres.
Ana Paula Botafogo: Primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Mercedes Baptista: Primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de
Janeiro.
Bailarinas e bailarinos famosos
• Mikhail Baryshnikov
• Rudolf Nureyev
• Marianela Núñez
• Misty Danielle Copeland
Atividade:
Vamos arriscar alguns passos de dança clássica?
Faça uma pesquisa de alguns balés e grave um vídeo, foto ou
desenho de um passo de dança que você mais se identificou!!!!
Identificamos e analisamos diferentes formas de expressão da
dança.
Conhecemos e apreciamos algumas características da dança
clássica.
Conhecemos e apreciamos composições de dança e artistas da dança clássica.
Centro de Mídias – Atividade de Arte
Semana de 24 a 28 de Maio
(EF07AR11) Experimentar e analisar os fatores de
movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados,
geram as ações corporais e o movimento dançado.
O corpo e a dança
Fatores do Movimento na dança:
Espaço: A dança sempre acontece no espaço;
este fator se refere a todo o espaço utilizado pelo corpo enquanto dança.
Fluência: É quando se deixa fluir o movimento que parte
do tronco atingindo o corpo todo; este fator se refere ao movimento contínuo
que pode ser livre (quando o movimento flui livremente) ou controlado.
Peso: Leve/pesado ou firme/resistente.
Tempo: São os movimentos rápidos, lentos e moderados
da dança.
Você sabe o
que é Kinesfera?
Kinesfera
A kinesfera é todo o espaço que o corpo pode alcançar, sem
nos deslocarmos; por exemplo, com movimentos rápidos, lentos, pequenos,
grandes, altos, baixos.
Kinesfera ou Cinesfera, é o espaço vital que permite limitar
naturalmente o espaço do corpo, no entorno
do bailarino.
Podemos entender a Kinesfera a partir da forma geométrica
ICOSAEDRO (forma geométrica de 20 faces).
O estudioso LABAN posicionou o bailarino dentro desta figura
com a ideia de estudar o espaço e as variações de movimentação dentro dele,
explorando as qualidades do movimento como fluxo, peso e tempo, integrando
assim corpo, movimento e espaço.
Icosaedro
Vídeo
Ritmo Yuliet Movimiento: https://www.youtube.com/watch?v=tsyvzLauyBE&t=32s
Você consegue identificar os
fatores do movimento quando dança, ou mesmo quando realiza algum movimento do
cotidiano, como andar?
Movimento corporal
Saltos
Os saltos ou pulos na dança são movimentos que deixam o corpo
suspenso no ar por alguns momentos, perdendo o contato com o chão, sem nenhum
suporte.
O salto pode ter relação ao peso: leve ou forte;
Ou ao tempo: rápido ou lento.
Stars Gala RMBC 2019 / Esclave / Elena Evseeva & Maksim
Zyuzin:
https://www.youtube.com/watch?v=5OruNXiSdmE
Níveis
Os níveis relacionados à altura, com o corpo em posição
ereta, são:
Baixo: quando o corpo se movimenta mantendo a menor distância do chão até
alcançar a altura do quadril;
Médio: quando o corpo se movimenta mantendo os membros superiores entre o
quadril e a cintura;
Alto: quando o corpo se movimenta mantendo os membros superiores acima do
pescoço.
Giro
Giro é rotacionar o corpo no seu próprio eixo.
Os giros trazem a experiência de equilíbrio estável e
desequilíbrio.
Sempre presente em diversas danças, os giros são essenciais.
Para um giro ser bem dado é necessário força nas pernas e na
meia ponta e, para não perder o equilíbrio, pode-se girar olhando sempre para
um ponto no seu corpo, por exemplo, sua mão, seu braço ou seu ombro ou algum
ponto fixo.
68 fouettes.
Vladislav Kuramshin's Academy of Classical Russian Ballet
https://www.youtube.com/watch?v=7IwzBcP5A4g
Swan lake. Clown dance, 32 fouettes. Age 13
Russian ballerina
https://www.youtube.com/watch?v=98uEZhMbbfg&t=26s
Atividade:
Vamos experimentar os fatores do movimento?
Faça uma pesquisa de algumas danças clássicas e grave um
vídeo, foto ou desenho da dança que você mais se identificou!!!
Identificamos e analisamos diferentes formas de expressão da
dança.
Conhecemos e apreciamos alguns fatores do movimento da dança.
Sabemos a diferença entre alguns elementos do movimento da
dança.
E. E. Rodrigues Alves
Centro de Mídias – Atividade de Arte
Semana de 31 de Maio a 04 de Junho
(EF07AR14) Analisar e experimentar diferentes
elementos das danças clássica e moderna (coreografia, figurino, trilha sonora,
cenário, iluminação etc.) para composição cênica e apresentação coreográfica,
individual e coletiva.
Cenário da dança
Qual é a importância do figurino na
dança?
Figurino
Figurino é a roupa usada em uma produção artística; grande
parte das danças folclóricas (Carnaval, maracatu, festas juninas, etc.) são
marcadas pelo colorido de suas roupas e seus movimentos coreográficos.
O figurino deve informar, por meio de sua modelagem e cores,
as características daquele personagem.
Em muitos casos, o figurino é o complemento do movimento do
dançarino, além de facilitar a compreensão do estilo de dança a ser
apresentado.
Diana y actaeon
- primer pase - RUSSIAN MASTERS BALLET.
https://www.youtube.com/watch?v=XEiKrR09TCg
O que são coreografias?
Coreografia
Coreografia é a arte da composição de movimentos expressivos
dançados, para a apresentação de um sentimento ou uma ideia ao público.
É uma sequência de movimentos de dança orientados por um
coreógrafo, ou mesmo por um grupo, através do processo criativo, com o objetivo
de se criar uma sincronização de movimentos para a elaboração de diferentes
coreografias...
As manifestações artísticas da contemporaneidade, que
utilizam a linguagem da dança, trazem quase sempre como tema de suas histórias
determinado grupo de pessoas, ou mesmo um indivíduo, que, por sua vez, poderão
ter pontos comuns com as histórias de vida de várias pessoas.
O movimento dançado, aliado à trilha sonora e à
dramaticidade, como alegria, surpresa, tristeza, espanto ou seja, diferentes
emoções, podem dar sentidos diversos à
coreografia.
A coreografia apresenta uma corrente de imagens dançadas que
fluem cenicamente, relembrando a história que está sendo contada.
Uma coreografia pode ser criada para ser dançada sozinho ou
produzida para fazer parte de um show musical, uma ópera, uma peça de teatro ou
um programa de televisão.
Adiciona maior dramaticidade, alegria, surpresa, espanto,
enfim, diferentes emoções, utilizando adequadamente os elementos da música e
das artes visuais.
Academia do Ballet Stagium 2015 -
Contos e Sonhos - 10 Festa Camponesa.
https://www.youtube.com/watch?v=4u44HwZ8uvg
Trilha sonora
Uma trilha sonora é um conjunto de sons e músicas para uma
determinada produção artística, ou seja, desde os instrumentos tocados até
mesmo os sons produzidos, para realçar determinada apresentação (cenas)
musical, de dança, teatro.
Este tipo de sonoridade pode incentivar certas atitudes ou
despertar algumas emoções particulares em quem a ouve.
Uma trilha sonora é um conjunto de sons e músicas para uma
determinada produção artística, ou seja, desde os instrumentos tocados até
mesmo os sons produzidos, para realçar determinada apresentação (cenas)
musical, de dança, teatro.
Este tipo de sonoridade pode incentivar certas atitudes ou
despertar algumas emoções particulares em quem a ouve.
Desafio da trilha sonora
https://www.universalproductionmusic.com/pt-br/search?q=sad&qtext=sad&vtag=0&vwave=0&vdesc=1&ktype=6
Som de Terror
Reanimated-Instrumental.
Desenho
animado - Tell Me Your Heart-Vocal.
Sock
Hop-Instrumental.
Você
sabe que danças são essas? Olhando o figurino?
Atividade:
Vamos criar uma coreografia de dança, com uma trilha sonora e
um figurino criativo?
Mande foto, vídeo ou desenho!!!
Identificamos
e analisamos elementos das danças folclóricas.
Conhecemos e
apreciamos alguns estilos de dança e seus elementos.
Sabemos
algumas diferenças entre os elementos da dança, da coreografia e dos figurinos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário