POSTAGEM 2
ROTEIRO DE ATIVIDADES
TEMAS DE ESTUDO:
- TEMA 6: A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA
1. As mudanças científicas, comerciais e culturais entre os séculos XV e XVI – a Europa como centro do Mundo
2. As Grandes Navegações e o pioneirismo português
3. As Navegações Espanholas
4. As Navegações Inglesas, Francesas e Holandesas
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HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:
Ø (EF07HI06) Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI, especialmente em relação aos avanços científicos, às novas rotas, às relações comerciais e interações culturais até então estabelecidas.
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ORIENTAÇÃO - AULAS DO CMSP:
Busque e assista a seguinte aula do CMSP.
Procure fazer as atividades online propostas no aplicativo.
CMSP – 12/05 – As navegações nos séculos XV e XVI e os seus aspectos científicos, comerciais e culturais
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ORIENTAÇÕES DE LEITURAS:
Leitura do texto de apoio – LIVRO DIDÁTICO:
CAPÍTULO 2: A Expansão Marítima Europeia – págs. 30 a 49
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ORIENTAÇÕES DE ATIVIDADES - Nota de Participação:
Resolução de exercícios – LIVRO DIDÁTICO:
CAPÍTULO 2: A Expansão Marítima Europeia – Questões 1 a 6 - págs. 50 e 51 - PARTICIPAÇÃO 5
OBS: Estes exercícios devem ser feitos no CADERNO. Copie as questões a caneta e responda a lápis. Sempre identifique a atividade que está sendo realizada.
EXEMPLO:
PARTICIPAÇÃO 2 CAPÍTULO 3: O Povoamento da América – págs. 44 a 55
Atividades – Questões 1 a 5 – pág. 60 01) Descreva as principais teorias existentes........ RESPOSTA: ..........
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Fotografe a resolução e envie ao EMAIL: cristianedantas@prof.educacao.sp.gov.br
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ORIENTAÇÕES DE ATIVIDADES - Nota de Participação:
Resolução de exercícios – CURRÍCULO EM AÇÃO – VOLUME 1:
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5: As Navegações nos séculos XV e XVI e os seus aspectos científicos, comerciais e culturais - PARTICIPAÇÃO 6
- Atividade 1 – págs. 252 e 253
- Atividade 2 - págs. 253 e 254
- Atividade 3 – pág. 255
ADAPTAÇÃO DA ATIVIDADE – Depois de pesquisar sobre os instrumentos de navegação indicados (BÚSSOLA, ASTROLÁBIO, CARTAS NÁUTICAS e CARAVELAS), escreva um parágrafo sobre cada um deles, explicando sobre sua origem e uso
- Atividade 6.2 – págs. 258 e 259
Letras A, B e C
OBS: Estes exercícios devem ser feitos no CADERNO. Sempre identifique a atividade que está sendo realizada.
EXEMPLO:
PARTICIPAÇÃO 4 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 Atividade 2.1 – págs. 252 e 253 RESPOSTA: ................
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Fotografe a resolução e envie ao EMAIL: cristianedantas@prof.educacao.sp.gov.br
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ORIENTAÇÕES DE ATIVIDADES - Trabalho Bimestral 2:
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5: As Navegações nos séculos XV e XVI e os seus aspectos científicos, comerciais e culturais - CURRÍCULO EM AÇÃO – VOLUME. 1
- Atividade 5 – págs. 256 e 257
Letra A
OBS: Realize os exercícios propostos e transfira para uma folha de respostas. Esta atividade será avaliada como TRABALHO BIMESTRAL, por isso você deve identificá-la como segue abaixo. Aqueles que puderem ou quiserem podem fazer a atividade digitada e acrescentar alguma imagem.
MODELO: NOME COMPLETO: ____________________________________________________ ANO/TURMA: _______ DATA: ____/____/____ TRABALHO BIMESTRAL DE HISTÓRIA 2 – 2º Bimestre TEMA: AS GRANDES NAVEGAÇÕES |
Fotografe ou anexe o arquivo do trabalho, enviando o mesmo para o EMAIL: cristianedantas@prof.educacao.sp.gov.br
ENTREGA: Até 10/06
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