POSTAGEM 2
ROTEIRO DE ATIVIDADES
TEMAS DE ESTUDO:
- TEMA 4: A ESCRITA E O INÍCIO DA HISTÓRIA: A Antiguidade ou Idade Antiga
- TEMA 5: AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES: A Mesopotâmia
- TEMA 6: AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES: O Egito
================================================================================
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:
- (EF06HI04) Identificar e analisar as teorias sobre a origem do homem americano.
- (EF06HI07A) Identificar as diferentes formas de linguagens, registros, técnicas e artes nas sociedades antigas (África, Ásia e Américas).
==========================================================================
ORIENTAÇÃO - AULAS DO CMSP:
Busque e assista as seguintes aulas do CMSP.
Procure fazer as atividades online propostas no aplicativo.
- PRÉ-HISTÓRIA – A FORMAÇÃO DOS POVOS, de 05/05
- MESOPOTAMIA, de 07/05
- MESOPOTÂMIA – CÓDIGO DE HAMURÁBI, de 12/05
- EGITO ANTIGO – aula 1, de 19/05
- EGITO ANTIGO, aula 2, de 26/05
================================================================================
ORIENTAÇÕES DE LEITURAS:
Leitura dos textos de apoio – LIVRO DIDÁTICO:
CAPÍTULO 4: A antiga civilização egípcia – págs. 64 a 74
CAPÍTULO 6: – As civilizações da Mesopotâmia – págs. 76 a 97
TEXTO DE APOIO COMLEMENTAR: A Escrita e sua História
================================================================================
A ESCRITA E SUA HISTÓRIA
A escrita tem uma história muito antiga. Há milhares de anos, os homens começaram a pintar as paredes das cavernas. Há 35 mil anos, os seres humanos passaram a usar símbolos para se comunicar, como pinturas nas paredes e gravuras em rochas. Esses sinais gráficos mais antigos, chamados de PICTOGRAMAS, estão na origem da escrita e constituem, com a fala, o grande diferencial dos seres humanos.
A escrita propriamente dita foi desenvolvida ao longo de várias gerações, em diversas partes da Terra, de forma independente, mas sempre a partir dos princípios surgidos há milhares de anos. Os traços que exprimem imagens constituíram os primeiros sinais da escrita. Eram os IDEOGRAMAS, desenhos que representavam um objeto ou uma ideia.
A escrita surgiu no final do IV milênio a.C., na Baixa Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates; às margens do Rio Nilo, no norte da África, e, em seguida, na China (1500 a.C.) e na América Central (1500 a.C.).
Os ideogramas, pela própria dificuldade de seu uso, exigiam um conhecimento de especialistas: Os ESCRIBAS. A escrita era, portanto, uma prática de poucos; e a leitura, um privilégio a que pouquíssimos podiam ter acesso.
Os fenícios inventaram a escrita alfabética, isto é, as LETRAS. Na escrita alfabética, cada letra corresponde a um som e a junção delas corresponde aos sons das palavras. A partir do alfabeto fenício, outros povos desenvolveram seus próprios alfabetos. Os principais são: o hebraico, o aramaico, o grego, o latino e o árabe. O alfabeto significou uma simplificação importante da escrita, tendo facilitado muito o seu uso nas atividades cotidianas, como o comércio, além de ter permitido, por sua facilidade, que ela não se limitasse aos escribas.
O ALFABETO LATINO foi o que mais se expandiu pelo mundo, sendo ainda hoje o mais utilizado. Os principais sistemas alfabéticos em uso derivam de outros sistemas mais antigos.
================================================================================
ORIENTAÇÕES DE ATIVIDADES - Nota de Participação:
Resolução de exercícios – LIVRO DIDÁTICO:
CAPÍTULO 4: A antiga civilização egípcia – págs. 64 a 74
- Atividades – Questões 1 a 5 – pág. 75 – PARTICIPAÇÃO 5
CAPÍTULO 6: – As civilizações da Mesopotâmia – págs. 76 a 97
- Atividades – Questões 2, 3, 4 e 5 – pág. 98 – PARTICIPAÇÃO 6
OBS: Estes exercícios devem ser feitos no CADERNO. Copie as questões a caneta e responda a lápis. Sempre identifique a atividade que está sendo realizada.
EXEMPLO:
PARTICIPAÇÃO 2 CAPÍTULO 3: O Povoamento da América – págs. 44 a 55
Atividades – Questões 1 a 5 – pág. 60 01) Descreva as principais teorias existentes........ RESPOSTA: ..........
|
Fotografe a resolução e envie ao EMAIL: cristianedantas@prof.educacao.sp.gov.br
================================================================================
ORIENTAÇÕES DE ATIVIDADES - Nota de Participação:
Resolução de exercícios – CURRÍCULO EM AÇÃO – VOLUME 2:
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1: Os tipos de linguagens e registros nas sociedades antigas -PARTICIPAÇÃO 7
- Atividade 1 – págs. 148/149 - Letras A, B, C, D e E
- Atividade 2.1 – págs. 149 a 151 – Letra A
- Atividade 4 – págs. 154 – ATIVIDADE ADAPTADA – Leia o texto – “A Herança Cultural Indígena Brasileira”, escolha uma das comunidades indígenas citadas no texto (Guaranis, Ticuna, Cainguangue, Karajá, Pataxó, Macuxi, Terna, Guajajaras, Ianomâmi, Xavante e Potiguara), pesquise sobre ela para completar a seguinte tabela:
GRUPO INDÍGENA |
|
Que área ou áreas do Brasil ocupam? |
|
Quantos são em números? |
|
Como se organizam socialmente? |
|
Que língua que utilizam? |
|
Como expressam sua religiosidade? |
|
SUGESTÃO DE LEITURA: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-sao-os-povos-indigenas-mais-numerosos-do-brasil/
OBS: Estes exercícios devem ser feitos no CADERNO. Sempre identifique a atividade que está sendo realizada.
EXEMPLO:
PARTICIPAÇÃO 4 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 Atividade 2.1 – págs. 252 e 253 RESPOSTA: ................
|
Fotografe a resolução e envie ao EMAIL: cristianedantas@prof.educacao.sp.gov.br
================================================================================
ORIENTAÇÕES DE ATIVIDADES - Trabalho Bimestral 2:
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1: Os tipos de linguagens e registros nas sociedades antigas
CURRÍCULO EM AÇÃO – VOLUME. 2
- Atividade 5 – págs. 155 a 157 – Letra A e B
OBS: Produza a TIRINHA (letra A) e escreva sua REFLEXÃO (letra B. Esta atividade será avaliada como TRABALHO BIMESTRAL, por isso você deve identificá-la como segue abaixo. Aqueles que puderem ou quiserem podem fazer a atividade digitada.
MODELO: NOME COMPLETO: ____________________________________________________ ANO/TURMA: _______ DATA: ____/____/____ TRABALHO BIMESTRAL DE HISTÓRIA 2 – 2º Bimestre TEMA: A CRIAÇÃO DAS PRIMEIRAS LEIS ESCRITAS |
Fotografe ou anexe o arquivo do trabalho, enviando o mesmo para o EMAIL: cristianedantas@prof.educacao.sp.gov.br
ENTREGA: Até 10/06
Nenhum comentário:
Postar um comentário