Total de visualizações de página

Páginas

quinta-feira, 27 de maio de 2021

6º Anos A, B e C - POSTAGEM 2 - 2º Bimestre - HISTÓRIA - Professora Cristiane

 POSTAGEM 2

 ROTEIRO DE ATIVIDADES

TEMAS DE ESTUDO:

- TEMA 4:  A ESCRITA E O INÍCIO DA HISTÓRIA: A Antiguidade ou Idade Antiga

- TEMA 5:  AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES: A Mesopotâmia

- TEMA 6:  AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES: O Egito

================================================================================

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:

- (EF06HI04) Identificar e analisar as teorias sobre a origem do homem americano.

- (EF06HI07A) Identificar as diferentes formas de linguagens, registros, técnicas e artes nas sociedades antigas (África, Ásia e Américas). 

==========================================================================

ORIENTAÇÃO - AULAS DO CMSP:

Busque e assista as seguintes aulas do CMSP.

Procure fazer as atividades online propostas no aplicativo.

- PRÉ-HISTÓRIA – A FORMAÇÃO DOS POVOS, de 05/05

- MESOPOTAMIA, de 07/05

- MESOPOTÂMIA – CÓDIGO DE HAMURÁBI, de 12/05

- EGITO ANTIGO – aula 1, de 19/05

- EGITO ANTIGO, aula 2, de 26/05

================================================================================

ORIENTAÇÕES DE LEITURAS:

Leitura dos textos de apoio – LIVRO DIDÁTICO:

CAPÍTULO 4: A antiga civilização egípcia – págs. 64 a 74

CAPÍTULO 6:  – As civilizações da Mesopotâmia – págs. 76 a 97

TEXTO DE APOIO COMLEMENTAR: A Escrita e sua História

================================================================================

A ESCRITA E SUA HISTÓRIA 

         A escrita tem uma história muito antiga. Há milhares de anos, os homens começaram a pintar as paredes das cavernas. Há 35 mil anos, os seres humanos passaram a usar símbolos para se comunicar, como pinturas nas paredes e gravuras em rochas. Esses sinais gráficos mais antigos, chamados de PICTOGRAMAS, estão na origem da escrita e constituem, com a fala, o grande diferencial dos seres humanos.

         A escrita propriamente dita foi desenvolvida ao longo de várias gerações, em diversas partes da Terra, de forma independente, mas sempre a partir dos princípios surgidos há milhares de anos. Os traços que exprimem imagens constituíram os primeiros sinais da escrita. Eram os IDEOGRAMAS, desenhos que representavam um objeto ou uma ideia.

         A escrita surgiu no final do IV milênio a.C., na Baixa Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates; às margens do Rio Nilo, no norte da África, e, em seguida, na China (1500 a.C.) e na América Central (1500 a.C.).

         Os ideogramas, pela própria dificuldade de seu uso, exigiam um conhecimento de especialistas: Os ESCRIBAS. A escrita era, portanto, uma prática de poucos; e a leitura, um privilégio a que pouquíssimos podiam ter acesso.

         Os fenícios inventaram a escrita alfabética, isto é, as LETRAS. Na escrita alfabética, cada letra corresponde a um som e a junção delas corresponde aos sons das palavras. A partir do alfabeto fenício, outros povos desenvolveram seus próprios alfabetos. Os principais são: o hebraico, o aramaico, o grego, o latino e o árabe. O alfabeto significou uma simplificação importante da escrita, tendo facilitado muito o seu uso nas atividades cotidianas, como o comércio, além de ter permitido, por sua facilidade, que ela não se limitasse aos escribas.

         O ALFABETO LATINO foi o que mais se expandiu pelo mundo, sendo ainda hoje o mais utilizado. Os principais sistemas alfabéticos em uso derivam de outros sistemas mais antigos.

================================================================================

ORIENTAÇÕES DE ATIVIDADES - Nota de Participação:

Resolução de exercícios – LIVRO DIDÁTICO:

CAPÍTULO 4: A antiga civilização egípcia – págs. 64 a 74

- Atividades – Questões 1 a 5 – pág. 75 – PARTICIPAÇÃO 5

CAPÍTULO 6:  – As civilizações da Mesopotâmia – págs. 76 a 97

- Atividades – Questões 2, 3, 4 e 5 – pág. 98 – PARTICIPAÇÃO 6

OBS: Estes exercícios devem ser feitos no CADERNO. Copie as questões a caneta e responda a lápis. Sempre identifique a atividade que está sendo realizada.

EXEMPLO:

 

PARTICIPAÇÃO 2

CAPÍTULO 3: O Povoamento da América – págs. 44 a 55

 

Atividades – Questões 1 a 5 – pág. 60

01) Descreva as principais teorias existentes........

RESPOSTA: ..........

 

Fotografe a resolução e envie ao EMAIL: cristianedantas@prof.educacao.sp.gov.br

================================================================================

ORIENTAÇÕES DE ATIVIDADES - Nota de Participação:

Resolução de exercícios – CURRÍCULO EM AÇÃO – VOLUME 2:

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1: Os tipos de linguagens e registros nas sociedades antigas -PARTICIPAÇÃO 7

- Atividade 1 – págs. 148/149 - Letras A, B, C, D e E

- Atividade 2.1 – págs. 149 a 151 – Letra A

- Atividade 4 – págs. 154 – ATIVIDADE ADAPTADA – Leia o texto – “A Herança Cultural Indígena Brasileira”, escolha uma das comunidades indígenas citadas no texto (Guaranis, Ticuna, Cainguangue, Karajá, Pataxó, Macuxi, Terna, Guajajaras, Ianomâmi, Xavante e Potiguara), pesquise sobre ela para completar a seguinte tabela:

 

GRUPO INDÍGENA

 

Que área ou áreas do Brasil ocupam?

 

Quantos são em números?

 

Como se organizam socialmente?

 

Que língua que utilizam?

 

Como expressam sua religiosidade?

 

SUGESTÃO DE LEITURA: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-sao-os-povos-indigenas-mais-numerosos-do-brasil/

OBS: Estes exercícios devem ser feitos no CADERNO. Sempre identifique a atividade que está sendo realizada.

EXEMPLO:

 

PARTICIPAÇÃO 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4

Atividade 2.1 – págs. 252 e 253

RESPOSTA:  ................

 

Fotografe a resolução e envie ao EMAIL: cristianedantas@prof.educacao.sp.gov.br

================================================================================

ORIENTAÇÕES DE ATIVIDADES - Trabalho Bimestral 2:

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1: Os tipos de linguagens e registros nas sociedades antigas

CURRÍCULO EM AÇÃO – VOLUME. 2

- Atividade 5 – págs. 155 a 157 – Letra A e B

OBS: Produza a TIRINHA (letra A) e escreva sua REFLEXÃO (letra B. Esta atividade será avaliada como TRABALHO BIMESTRAL, por isso você deve identificá-la como segue abaixo. Aqueles que puderem ou quiserem podem fazer a atividade digitada.

 

 

MODELO:

NOME COMPLETO: ____________________________________________________   ANO/TURMA: _______

DATA: ____/____/____

TRABALHO BIMESTRAL DE HISTÓRIA 2 – 2º Bimestre

TEMA: A CRIAÇÃO DAS PRIMEIRAS LEIS ESCRITAS

Fotografe ou anexe o arquivo do trabalho, enviando o mesmo para o EMAIL: cristianedantas@prof.educacao.sp.gov.br

ENTREGA:  Até 10/06


Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS