Total de visualizações de página

Páginas

quinta-feira, 4 de março de 2021

PLANO DE AULA - PROFA. AMÉLIA - ELETIVA - 9º Ano

 


Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: AMÉLIA NATALINA CONSTANTE GARCIA

Disciplina: Eletiva- IDENTIDADES


Classes: 9º ANOS 

Data:  1º semestre 

Objetivo da aula: Memorial- Fotografia que conta histórias: O registro além do aqui e agora. De parar o tempo por um frágil segundo e registrar imagens, dando espaço ao conhecido e a lugares de pertencimento e realidades. Trabalhar (cantar, dança, poetizar e realizar) as tradições do lugar de origem.

Habilidades: 

((EF69AR35) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

EF67LP23A - Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas.

EF67LP23B - Formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aula, apresentação oral, seminário etc.

EF67LP24A - Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo).

 EF69LP26B - Retomar, no momento ou posteriormente, assuntos tratados em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas e reuniões com base em anotações pessoais desses próprios eventos.

 (EF07GE21*) Relacionar os processos produtivos sustentáveis com as práticas de consumo consciente e responsável e discutir caminhos para a construção de sociedades sustentáveis. 

(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

(EF69AR34) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

(EF69AR35) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

(EF09AR01) Pesquisar, apreciar e analisar fotografia, grafite, escultura, intervenção e outras modalidades da arte pública contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e  práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança, gerando leituras de identidade como condutores de espaço para a realização do fazer artístico intervenção na escola enquanto consciência individual e coletiva.

Conteúdo da aula: Memorial- Contar a sua história – Escolhendo os meios e fazendo roteiro de imagens. Trazer para o coletivo nossas tradições.

Roteiro da atividade:

  É importante refletirmos sobre nós brasileiros e como é à nossa maneira de nos identificarmos. Nós brasileiros, segundo fotógrafo Marcus Lyon do projeto “‘Somos Brasil”, não precisamos buscar uma “terra natal” [diferente] para nos definirmos, ficamos felizes em dizer que somos simplesmente “brasileiros”. Isso é muito diferente de outros povos e culturas, por exemplo, onde as pessoas costumam se definir como ítalo-americanas, afro-americana.

O nosso projeto “Identidades”, através de fotografias, histórias de vida, tradições do lugar de origem e pesquisa-ação, vai nos ajudar a achar respostas a algumas das questões de identidade e nossas origens enquanto pessoas. Vai nos conectar com questões profundas como: 

Quem sou eu?

Por que estou aqui?

Quem eu posso ser como indivíduos e como grupo? 

O que estamos fazendo?

Quem somos nós, juntos?

Para realizar o “Projeto Identidades” vamos precisar criar e elaborar as escritas individuais, como condutores de espaço para a realização do fazer artístico. Assim como, utilizar conhecimentos sobre a intervenção em artes visuais, música, teatro ou dança para elaborar e realizar nossa história primeiro individual e depois, se estivermos nas aulas presenciais, em grupos colaborativos visando à mediação cultural do nosso grupo do 9º ano A.

Ao final do projeto, iremos apresentar em sala, ou no google meet, nosso memorial, bem como nossas descobertas, individuais (e em grupos se estivermos nas aulas presenciais) com afinidades familiares, trazendo álbuns, entrevistas, fotografias, vídeos, selfs etc., que nos representa enquanto identidade.

Assim, para encerrar nosso projeto, em sala ou on-line faremos um café da manhã ou um almoço com iguarias que identifique nossa origem enquanto cultura da nossa família, mostraremos nosso memorial e apresentaremos uma dança ou música em grupos se estivermos em aulas presenciais, isso acontecerá de forma presencial ou on-line.

 Entregar para avaliação seu MEMORIAL individual em álbum, pasta ou caderno: 

1- A pesquisa escrita sobre sua origem (estado, cultura, comidas típicas, artistas da região, obras de arte do estado, lugares culturais, gênero musical, dança típica, festas populares, cultura popular, entre outros). Pode ser em forma de escrita, fotografias ou selfs que representem sua identidade (família, cultura, tradições), como lugar de pertencimento e realidade.  

Apresentar para avaliação em GRUPO ( se estivermos em aulas presenciais):

  1. Apresentação de uma Dança típica, ou esquete, ou vídeos com obras de artistas do estado, paisagens representando o estado e\ ou a cidade de origem, com as músicas típicas, entre outras manifestações artísticas e culturais.

CULMINÂNCIA - FINALIZAÇÃO DO PROJETO: Realização do nosso café da manhã tradicional da família ou um almoço com iguarias que identifique nossa origem enquanto tradição e cultura da nossa família (Será escolha dos alunos café da manhã ou prato típico).  e apresentação do memorial on-line ou presencialmente dia 12 de ABRIL. (se tudo for on-line por conta da pandemia, entregar o memorial na escola para avaliação no mesmo dia da apresentação 12 de abril).

Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:

aneane661@gmail.com. Tirar dúvidas por esse e-mail. ou pelo grupo de  Whatsapp.

CULMINÂNCIA E APRESENTAÇÃO ON LINE OU PRESENCIAL DO MEMORIAL E O PRATO TÍPICO TRADICIONAL DA FAMÍLIA: 12 DE ABRIL.

Importante: danças típicas, esquetes, poesias...somente presencial e em grupos. Se estivermos ainda em pandemia e restritos, só será on-line.

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:           

 aneane661@gmail.com. ou whasapp 11 952968668


Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS