Total de visualizações de página

Páginas

quarta-feira, 10 de março de 2021

PORTUGUÊS - Prof. Nely - 6 Ano

 

Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: Nely

Disciplina: Português

Classes: 6 Ano

Data: 10/03/2021

Objetivo da aula: Conhecer as características dos diferentes gêneros textuais do campo jornalísticos (escritos, orais e multimodais); aprender a verificar a autenticidade das informações e desenvolver atitude crítica frente aos textos jornalísticos.

Habilidade da aula: Leitura, escrita e crítica (expressar opiniões).

Conteúdo da aula: Jornal, podcasts, meios de comunicação e redes sociais.

Fonte  : Língua portuguesa "Aprender Sempre" (Apostila)

Roteiro da atividade:

Olá, pessoal!

Bom dia!!


Acredito que todos vocês já têm a Apostila "Aprender Sempre", de Português. 

Vamos ver toda a sequência de atividades 1. São 7 aulas.

Já estávamos fazendo em sala com os alunos que estavam frequentando. Então, vamos lá!


Aula 1

Peço que ouçam o Podcast Revisteen episódio 16. Dá para ouvir pelo YouTube. Ok? São 10 minutinhos de informação sobre como as notícias chegam até nós. Há uma entrevista com o Thiago, de 11 anos e com o diretor da Agência Lupa. Quem não conseguir ouvir o Podcast, há um resumo na Apostila, pág 4. Por favor, tentem ouvir, ok?

Depois de ouvir ou ler, respondam as 3 questões da Aula 1, pág. 4.


Aula 2

Temos que tomar muito cuidado com o que lemos pela internet. Como vocês ouviram no Podcast, é preciso desconfiar e checar estas informações. Especialmente nestes tempos de pandemia, não podemos propagar notícias falsas por aí.

Por causa disso, peço que leiam a Lista de Notícias Falsas da pág. 5 e desmintam nas linhas da apostila estas mentiras absurdas. Desmintam com as palavras de vocês. (É o exercício 2, pág. 5).


Aula 3

Já deu para perceber que temos que ser críticos quanto ao que lemos, não é mesmo?

Leiam a reportagem da pág 6. Esta reportagem fala sobre a morte de George Floyd, nos EUA. Este caso repercutiu em muitos países, gerando uma onda de protestos contra o racismo. Por favor, leiam com calma para entender bem esta notícia e poderem opinar. 

Respondam as questões a, b e c (páginas 6 e 7).


Aula 4

Vocês sabiam que o leitor tem um espaço no jornal onde pode expressar a sua opinião?

Na pág. 7, há a opinião do Gabriel e do Vito sobre as manifestações antirracistas. Leiam com atenção estas opiniões, observem se eles são contra ou a favor das manifestações antirracistas, e respondam as questões a, b, c e d (páginas 7 e 8).


Aula 5

A atividade da aula 5, eu vou passar um pouco diferente do que está na apostila.

Atividade:

Entrevistem uma pessoa da família, fazendo a seguinte pergunta:

"Qual é a sua opinião sobre a luta antirracista no Brasil e no mundo?"

Escrevam a resposta da pessoa nas linhas das páginas 8 e 9.

Importante:

Coloquem entre aspas: "............",  porque vocês vão colocar a opinião da pessoa. E no final, não esqueçam de colocar: nome, idade e cidade da pessoa entrevistada.


Aula 6

A aula 6 fala sobre Games na pandemia.

Vejam (páginas 9 e 10) os exemplos de alguns jogos que fizeram adaptações para se atualizarem de acordo com a pandemia que estamos vivendo. Por exemplo: em alguns jogos, os personagens passaram a usar máscaras, lavar as mãos etc.

Retornaremos (na próxima postagem) para falarmos mais sobre este assunto.

Por enquanto, peço que façam uma pesquisa e me falem quais jogos que vocês conhecem que fizeram adaptações para se encaixarem nesses momentos de pandemia. Ok?


Pessoal,

Aguardarei as fotos dessas tarefas no e-mail informado abaixo. Enviem as fotos das páginas.


Bom estudo!

Bjs





 

 

 

 

 

Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:

Enviar fotos das páginas da apostila para o e-mail abaixo.

 

Data da entrega: Até 19/03/2021

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:

nelizabete@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS