Plano
de aula não presencial EE
Rodrigues Alves |
|
Professor: Nely |
Disciplina: Português |
Classes: 6 Ano |
Data: 10/03/2021 |
Objetivo da aula: Conhecer as características dos diferentes gêneros textuais do campo jornalísticos (escritos, orais e multimodais); aprender a verificar a autenticidade das informações e desenvolver atitude crítica frente aos textos jornalísticos. |
|
Habilidade da aula: Leitura, escrita e crítica (expressar opiniões). |
|
Conteúdo da aula: Jornal, podcasts, meios de comunicação e redes sociais. |
|
Fonte : Língua portuguesa "Aprender Sempre" (Apostila) |
|
Roteiro da atividade: Olá, pessoal! Bom dia!! Acredito que todos vocês já têm a Apostila "Aprender Sempre", de Português. Vamos ver toda a sequência de atividades 1. São 7 aulas. Já estávamos fazendo em sala com os alunos que estavam frequentando. Então, vamos lá! Aula 1 Peço que ouçam o Podcast Revisteen episódio 16. Dá para ouvir pelo YouTube. Ok? São 10 minutinhos de informação sobre como as notícias chegam até nós. Há uma entrevista com o Thiago, de 11 anos e com o diretor da Agência Lupa. Quem não conseguir ouvir o Podcast, há um resumo na Apostila, pág 4. Por favor, tentem ouvir, ok? Depois de ouvir ou ler, respondam as 3 questões da Aula 1, pág. 4. Aula 2 Temos que tomar muito cuidado com o que lemos pela internet. Como vocês ouviram no Podcast, é preciso desconfiar e checar estas informações. Especialmente nestes tempos de pandemia, não podemos propagar notícias falsas por aí. Por causa disso, peço que leiam a Lista de Notícias Falsas da pág. 5 e desmintam nas linhas da apostila estas mentiras absurdas. Desmintam com as palavras de vocês. (É o exercício 2, pág. 5). Aula 3 Já deu para perceber que temos que ser críticos quanto ao que lemos, não é mesmo? Leiam a reportagem da pág 6. Esta reportagem fala sobre a morte de George Floyd, nos EUA. Este caso repercutiu em muitos países, gerando uma onda de protestos contra o racismo. Por favor, leiam com calma para entender bem esta notícia e poderem opinar. Respondam as questões a, b e c (páginas 6 e 7). Aula 4 Vocês sabiam que o leitor tem um espaço no jornal onde pode expressar a sua opinião? Na pág. 7, há a opinião do Gabriel e do Vito sobre as manifestações antirracistas. Leiam com atenção estas opiniões, observem se eles são contra ou a favor das manifestações antirracistas, e respondam as questões a, b, c e d (páginas 7 e 8). Aula 5 A atividade da aula 5, eu vou passar um pouco diferente do que está na apostila. Atividade: Entrevistem uma pessoa da família, fazendo a seguinte pergunta: "Qual é a sua opinião sobre a luta antirracista no Brasil e no mundo?" Escrevam a resposta da pessoa nas linhas das páginas 8 e 9. Importante: Coloquem entre aspas: "............", porque vocês vão colocar a opinião da pessoa. E no final, não esqueçam de colocar: nome, idade e cidade da pessoa entrevistada. Aula 6 A aula 6 fala sobre Games na pandemia. Vejam (páginas 9 e 10) os exemplos de alguns jogos que fizeram adaptações para se atualizarem de acordo com a pandemia que estamos vivendo. Por exemplo: em alguns jogos, os personagens passaram a usar máscaras, lavar as mãos etc. Retornaremos (na próxima postagem) para falarmos mais sobre este assunto. Por enquanto, peço que façam uma pesquisa e me falem quais jogos que vocês conhecem que fizeram adaptações para se encaixarem nesses momentos de pandemia. Ok? Pessoal, Aguardarei as fotos dessas tarefas no e-mail informado abaixo. Enviem as fotos das páginas. Bom estudo! Bjs |
|
Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: Enviar fotos das páginas da apostila para o e-mail abaixo. |
|
Data da entrega: Até 19/03/2021 |
|
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: nelizabete@prof.educacao.sp.gov.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário