Plano de aula não presencial EJA EE
Rodrigues Alves |
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Professor: ANA PAULA |
Disciplina: HISTÓRIA |
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Classes: 3A-3B-3C |
Data: MARÇO 2021 |
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Objetivo da aula: Compreender os princípios do Iluminismo,
entender as consequências do movimento para Europa e para América. |
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Habilidade da
aula: - Identificar os principais aspectos
conceituais do iluminismo e do liberalismo e a relação entre eles e a
organização do mundo contemporâneo. |
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Conteúdo da aula: o Iluminismo |
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Roteiro da atividade: Ler
a revisão e o texto- “O Iluminismo” em seguida, responder
ao exercicio da atividade. ___________________________________________________ O
ILUMINISMO
Observe
a linha do tempo no grafico acima . Este gráfico foi criado por historiadores ocidentais
do século XX. Portanto considera principalmente a história econômica e
política da Europa Ocidental. Bem,
a primeira coisa que você nota é que existe um período chamado Idade Média.
Ele terminou lá pelo final do século XV, quando teve início a Idade Moderna. O
feudalismo começou a se formar depois da queda de Roma, lá no século V.
Agora, uma coisa muito especial: o feudalismo não acabou com o final da
Idade Média. O feudalismo continuou existindo durante toda a Idade
Moderna. Portanto, a Idade Média
não é a mesma coisa que feudalismo. Atualmente nós não estamos
vivendo a Idade Moderna. Vivemos a chamada Idade Contemporânea. A Idade
Moderna já acabou. Na
Idade Moderna, a maioria dos europeus ainda morava no campo e tinha que pagar
tributos feudais. A nobreza era a classe social dominante e a riqueza que
mais dava prestígio era a propriedade de terras. Portanto muita coisa da
Idade Média continuava existindo. Por então falamos numa Idade Moderna? O
motivo é que ao mesmo tempo em que muitas coisas medieval e feudal
permanecia, brotavam as sementes de uma nova era. Os séculos XV e XVI
apresentaram muitas novidades. Novidades
tão importantes que fizeram os historiadores atuais marcarem aí uma nova etapa,
a IDADE MODERNA.
E
que mudanças foram essas?
a)
As cidades, o dinheiro e o comércio já tinham muito destaque. b)
A nobreza ainda era a classe dominante, mas a burguesia
enriquecia cada vez mais. Alguns banqueiros e grandes comerciantes podiam ser
tão ricos e poderosos quanto os nobres. De certa forma, havia um equilíbrio
entre as duas classes. c)
Muitas novidades tecnológicas: as armas de fogo, (canhões), a invenção da
imprensa e navios capazes de cruzar os oceanos. d)
Os reis foram retomando poder até que conquistaram o direito de mandar
sobre toda a nação. Nascia o Estado Nacional. Esse rei não podia ser
contestado, seu poder era quase sem limites, absoluto. Completamente acima
das leis, essa forma de governar seria chamada de MONARQUIA
ABSOLUTISTA. e)
O Estado absolutista controlava a economia, impondo uma porção de regras. O
conjunto dessas regras foi chamado de mercantilismo. f)
Na mesma época, os portugueses descobriram um jeito de contornar a África e
alcançar a Índia por mar. O italiano Cristóvão Colombo navegando a serviço
dos espanhóis, descobriu a América (1492). Pouco depois, Pedro Álvares Cabral
chegava ao Brasil (1500). Em pouco tempo a Europa descobria novos mundos,
novas civilizações. Era o tempo das Grandes
Navegações. g)
Com tanta coisa mudando na vida dos europeus, a mentalidade deles, começou a
se alterar. Eles passaram a enxergar o mundo de um jeito um pouco diferente
do medieval. A maneira de raciocinar, de pensar o que era o Universo, a
natureza, a importância do homem, tudo isso mudava. Essa nova mentalidade
recebeu o nome de Renascimento, que também se
refere ao desenvolvimento das artes, da filosofia e das ciências naquela
época. h)
A própria Igreja Católica foi contestada. No século XVI, apareceram igrejas
cristãs que não obedeciam ao papa, surgia a Reforma
Protestante. No final do século XVIII, novas ideias
e crescentes insatisfações puseram em xeque o Antigo Regime. (refere-se ao sistema social e a político no
qual o poder é centralizado nas mãos do rei) No mundo contemporâneo, alguns elementos do
passado se conservaram, enquanto outros se transformaram profundamente.
Conhecer essas mudanças e permanências nos ajuda a compreender os
processos históricos do passado e os atuais.
O
que foi o Iluminismo e sua origem O Iluminismo foi um movimento
filosófico que defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica
(religiosa), que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos
iluministas, esta nova forma de pensamento tinha o propósito de iluminar
"as trevas" na qual se encontrava a sociedade. O
Iluminismo surgiu na França, no século XVII. Porém, o auge deste movimento
foi na primeira metade do século XVIII. Princípios
iluministas: - Os
pensadores iluministas eram contrários ao regime absolutista em vigor, na
maior parte, das nações europeias no XVIII. Ou seja, combatiam o
autoritarismo e a centralização de poder nas mãos dos reis. Nesse sentido, os
iluministas eram favoráveis à descentralização política e divisão do poder. -
Defendiam a ciência e a razão (visão do mundo racional) em substituição ao
misticismo e as crenças. Inclusive, entraram em conflito com os princípios da
Igreja Católica. - Eram
favoráveis ao fim das desigualdades e injustiças sociais, através,
principalmente, da adoção de leis justas e equilibradas (igualdade perante a
lei). - Um
dos mais importantes princípios iluministas era a defesa da liberdade,
principalmente a de expressão. -
Contestavam a ideia de "poder divino dos reis", muito utilizada
para justificar o poder dos monarcas absolutistas. -
Acreditavam na possibilidade de um mundo melhor, baseado na colaboração entre
os indivíduos. - Eram
favoráveis ao processo de independência das colônias, que eram dominadas por
nações europeias. Influência iluminista na Revolução Francesa e na
Inconfidência Mineira O
apogeu deste movimento intelectual foi atingido no século XVIII, e, este,
passou a ser conhecido como o Século das Luzes. O Iluminismo foi mais intenso
na França, onde influenciou a Revolução Francesa através de seu lema:
Liberdade, igualdade e fraternidade. Também teve influência em outros
movimentos sociais, como na independência das colônias inglesas na América do
Norte e na Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil. A
burguesia e o Iluminismo Os
burgueses foram os principais interessados nesta filosofia, pois, apesar do
dinheiro que possuíam, eles não tinham poder em questões políticas devido a
sua forma de participação limitada. Naquele período, o Antigo Regime ainda
vigorava na França, e, naquela forma de governo, o rei detinha todos os
poderes (absolutismo). Outra forma de impedimento aos burgueses eram as
práticas mercantilistas, onde, o governo interferia ainda nas questões
econômicas. No Antigo Regime, a sociedade era dividida da seguinte forma: No topo da sociedade estava o clero, em segundo a nobreza, em terceiro a burguesia e os trabalhadores da cidade e do campo. Com o fim deste poder, os burgueses tiveram liberdade comercial para ampliar significativamente seus negócios, uma vez que, com o fim do absolutismo, foram tirados não só os privilégios de poucos (clero e nobreza), como também, as práticas mercantilistas que impediam a expansão comercial para a classe burguesa. Principais filósofos iluministas: - John Locke (1632-1704),
ele acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo
através do empirismo; ( defendeu a construção de conhecimento com base
na experiência.) - Voltaire (1694-1778),
ele defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica à intolerância
religiosa; -
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778),
ele defendia a ideia de um estado democrático que garanta igualdade para todos; - Montesquieu (1689-1755),
ele defendeu a divisão do poder político em Legislativo,
Executivo e Judiciário; -
Denis Diderot (1713-1784)
e Jean Le Rond d´Alembert (1717-1783), juntos organizaram uma enciclopédia
que reunia conhecimentos e pensamentos filosóficos da época. -
Adam Smith (1723-1790) - economista
e filósofo inglês. Grande defensor do liberalismo econômico. Movimentos
influenciados pelo Iluminismo O
Iluminismo surgiu na Europa, principalmente na França, na primeira metade do
século XVIII e rapidamente seus ideais se espalharam para outros continentes.
O continente americano, que vivia sob o domínio do sistema colonialista
europeu, foi o que mais recebeu influências iluministas. A ideologia
iluminista chegou com força, principalmente, nos políticos e intelectuais americanos,
que começaram a organizar movimentos de contestação ao colonialismo e ao
controle das metrópoles europeias. Os
ideais de liberdade e autodeterminação, presentes na ideologia iluminista,
foram os mais presentes na segunda metade do século XVIII na América. Mas o
Iluminismo também esteve em movimentos de contestação ao regime absolutista,
que vigorava em vários países da Europa. A Revolução Francesa, que derrubou
o absolutismo, foi o principal desses
movimentos.
Principais
movimentos influenciados pelo Iluminismo: - Independência das Treze
Colônias Inglesas da América do Norte (1776) - Revolução Francesa (1789) - Inconfidência Mineira (1789) - Movimentos de Independência
da América Espanhola (1808 a 1833) - Independência do Brasil (1822)
Reflexão O Iluminismo consagrou a liberdade de pensamento e
expressão como um direito natural do homem.
Liberdade de pensamento é o direito de pensar o que se quer, independente de
preconceitos, dogmas, ideologias e normas morais. Sua
fórmula é anunciada por Voltaire: “Ouse pensar por si mesmo”. Já a
liberdade de expressão é o direito de manifestar (pela
linguagem oral, escrita ou visual) opiniões, ideias e pensamentos. A
respeito, teria dito Voltaire: “Posso não concordar com nenhuma das
palavras que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-las”.
Esse
direito está garantido por lei em todos os países democráticos incluindo o
Brasil cuja Constituição Federal de 1988, artigo 5º, incisos IV e IX
asseguram: IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o
anonimato; IX
– é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de
comunicação, independentemente de censura ou licença (Artigo 5º).
Enquanto
o inciso IV é mais amplo e trata da livre manifestação do pensamento, o
inciso IX foca na liberdade de expressão da atividade intelectual, artística,
científica e de comunicação. As expressões “atividade intelectual” e “de
comunicação” abrangem todo tipo de manifestação de ideias, opiniões ou
sentimentos, incluindo a transmissão de informações sobre qualquer tema ou
assunto. Isso
significa que, no Brasil, todos têm o direito de expressar suas ideias,
opiniões e sentimentos das mais variadas formas, sem que essa expressão seja
submetida a um controle prévio, por censura ou licença. Há
limites à liberdade de expressão?
A própria Constituição de 1988 prevê que
a liberdade de um indivíduo não pode ferir a liberdade de outro. O inciso
X do artigo 5º, por exemplo, determina que não se pode ferir a intimidade,
privacidade, honra e imagem de outra pessoa. Logo, não se pode usar o
argumento da liberdade de expressão para ferir outros direitos garantidos. X – São invioláveis a
intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o
direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação
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EXERCICIO Conexões entre o passado e o presente.
01.
As ideias dos diversos filósofos do iluminismo, que tanta importância exerce
nos movimentos sociais dos séculos XVIII e XIX, têm como princípio comum: a) a república como único
regime político democrático b) a razão como portadora do
progresso e da felicidade c) as classes populares como
base do poder político d) o calvinismo como
justificativo de riqueza material e) o fortalecimento do Estado e
o cerceamento das liberdades
02.Por
que se diz que o iluminismo foi a filosofia da burguesia?
03.
DOCUMENTO – A
tolerância “Não
é aos homens que me dirijo é a ti, Deus de todos os seres, de todos os homens
e de todos os tempos (...) Que as pequenas diferenças entre as vestimentas
que cobrem nossos fracos corpos, entre nossos costumes ridículos, entre todas
as nossas leis imperfeitas, entre todas as nossas opiniões insensatas (...)
que todas essas pequenas nuances que distinguem os átomos chamados homens não
sejam motivos de perseguição” Voltaire,
Tratado sobre a tolerância, 1763
O
que esse documento nos faz pensar sobre a sociedade da época? Que ideias
iluministas aparecem nesse documento?
04.
Leia as duas frases abaixo, ambas de autoria de pensadores iluministas, e
identifique em cada uma delas qual é o princípio da filosofia das Luzes que
elas expressam: “Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-las”. -Voltaire
“É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha o poder tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder”.- Montesquieu
05.
Há ou deve haver limites à liberdade de expressão na imprensa, na televisão e
nos meios virtuais?
06.
Você respeita a opinião de outra pessoa que discorda da sua?
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Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: 1-DEVEM SER ENVIADAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS DA ATIVIDADE 2-NA ATIVIDADE
DEVE CONSTAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO
E TURMA. SE NÃO SOUBER O NÚMERO
COLOQUE O NOME COMPLETO E A TURMA; 3- DÚVIDAS- ENTRAR EM CONTATO PELO EMAIL: ana.historia.ra@gmail.com |
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Data máxima da entrega: 31/03/2021 |
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E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: ana.história.ra@gmail.com
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