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domingo, 14 de março de 2021

  

Plano de aula não presencial EJA

EE Rodrigues Alves

Professor: ANA PAULA

Disciplina: HISTÓRIA

Classes: 3A-3B-3C

Data: MARÇO 2021

Objetivo da aula: Compreender os princípios do Iluminismo, entender as consequências do movimento para Europa e para América.

Habilidade da aula:

-  Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.

Conteúdo da aula:  o Iluminismo

Roteiro da atividade: Ler a revisão e o texto- “O Iluminismo” em seguida, responder ao exercicio da atividade.

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O ILUMINISMO

 



 

Observe a linha do tempo no grafico acima . Este gráfico foi criado por historiadores ocidentais do século XX. Portanto considera principalmente a história econômica e política da Europa Ocidental.

Bem, a primeira coisa que você nota é que existe um período chamado Idade Média. Ele terminou lá pelo final do século XV, quando teve início a Idade Moderna.

O feudalismo começou a se formar depois da queda de Roma, lá no século V. Agora, uma coisa muito especial: o feudalismo não acabou com o final da Idade Média.

O feudalismo continuou existindo durante toda a Idade Moderna. Portanto, a Idade Média não é a mesma coisa que feudalismo.

Atualmente nós não estamos vivendo a Idade Moderna. Vivemos a chamada Idade Contemporânea. A Idade Moderna já acabou.

Na Idade Moderna, a maioria dos europeus ainda morava no campo e tinha que pagar tributos feudais. A nobreza era a classe social dominante e a riqueza que mais dava prestígio era a propriedade de terras. Portanto muita coisa da Idade Média continuava existindo. Por então falamos numa Idade Moderna?

O motivo é que ao mesmo tempo em que muitas coisas medieval e feudal permanecia, brotavam as sementes de uma nova era. Os séculos XV e XVI apresentaram muitas novidades.

Novidades tão importantes que fizeram os historiadores atuais marcarem aí uma nova etapa, a IDADE MODERNA.

 

E que mudanças foram essas?

 

a) As cidades, o dinheiro e o comércio já tinham muito destaque.

b) A nobreza ainda era a classe dominante, mas a burguesia enriquecia cada vez mais. Alguns banqueiros e grandes comerciantes podiam ser tão ricos e poderosos quanto os nobres. De certa forma, havia um equilíbrio entre as duas classes.

c) Muitas novidades tecnológicas: as armas de fogo, (canhões), a invenção da imprensa e navios capazes de cruzar os oceanos.

d) Os reis foram retomando poder até que conquistaram o direito de mandar sobre toda a nação. Nascia o Estado Nacional. Esse rei não podia ser contestado, seu poder era quase sem limites, absoluto. Completamente acima das leis, essa forma de governar seria chamada de MONARQUIA ABSOLUTISTA.

e) O Estado absolutista controlava a economia, impondo uma porção de regras. O conjunto dessas regras foi chamado de mercantilismo.

f) Na mesma época, os portugueses descobriram um jeito de contornar a África e alcançar a Índia por mar. O italiano Cristóvão Colombo navegando a serviço dos espanhóis, descobriu a América (1492). Pouco depois, Pedro Álvares Cabral chegava ao Brasil (1500). Em pouco tempo a Europa descobria novos mundos, novas civilizações. Era o tempo das Grandes Navegações.

g) Com tanta coisa mudando na vida dos europeus, a mentalidade deles, começou a se alterar. Eles passaram a enxergar o mundo de um jeito um pouco diferente do medieval. A maneira de raciocinar, de pensar o que era o Universo, a natureza, a importância do homem, tudo isso mudava. Essa nova mentalidade recebeu o nome de Renascimento, que também se refere ao desenvolvimento das artes, da filosofia e das ciências naquela época.

h) A própria Igreja Católica foi contestada. No século XVI, apareceram igrejas cristãs que não obedeciam ao papa, surgia a Reforma Protestante.

No final do século XVIII, novas ideias e crescentes insatisfações puseram em xeque o Antigo Regime. (refere-se ao sistema social e a político no qual o poder é centralizado nas mãos do rei)

No mundo contemporâneo, alguns elementos do passado se conservaram, enquanto outros se transformaram profundamente. Conhecer essas mudanças e permanências nos ajuda a compreender os processos históricos do passado e os atuais.

 

O que foi o Iluminismo e sua origem

 

O Iluminismo foi um movimento filosófico que defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica (religiosa), que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos iluministas, esta nova forma de pensamento tinha o propósito de iluminar "as trevas" na qual se encontrava a sociedade.

 

O Iluminismo surgiu na França, no século XVII. Porém, o auge deste movimento foi na primeira metade do século XVIII.

 

Princípios iluministas:

 

- Os pensadores iluministas eram contrários ao regime absolutista em vigor, na maior parte, das nações europeias no XVIII. Ou seja, combatiam o autoritarismo e a centralização de poder nas mãos dos reis. Nesse sentido, os iluministas eram favoráveis à descentralização política e divisão do poder.

 

- Defendiam a ciência e a razão (visão do mundo racional) em substituição ao misticismo e as crenças. Inclusive, entraram em conflito com os princípios da Igreja Católica.

 

- Eram favoráveis ao fim das desigualdades e injustiças sociais, através, principalmente, da adoção de leis justas e equilibradas (igualdade perante a lei).

 

- Um dos mais importantes princípios iluministas era a defesa da liberdade, principalmente a de expressão.

 

- Contestavam a ideia de "poder divino dos reis", muito utilizada para justificar o poder dos monarcas absolutistas.

 

- Acreditavam na possibilidade de um mundo melhor, baseado na colaboração entre os indivíduos.

 

- Eram favoráveis ao processo de independência das colônias, que eram dominadas por nações europeias.

 

Influência iluminista na Revolução Francesa e na Inconfidência Mineira

O apogeu deste movimento intelectual foi atingido no século XVIII, e, este, passou a ser conhecido como o Século das Luzes. O Iluminismo foi mais intenso na França, onde influenciou a Revolução Francesa através de seu lema: Liberdade, igualdade e fraternidade. Também teve influência em outros movimentos sociais, como na independência das colônias inglesas na América do Norte e na Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil. 

 

A burguesia e o Iluminismo

 

Os burgueses foram os principais interessados nesta filosofia, pois, apesar do dinheiro que possuíam, eles não tinham poder em questões políticas devido a sua forma de participação limitada. Naquele período, o Antigo Regime ainda vigorava na França, e, naquela forma de governo, o rei detinha todos os poderes (absolutismo). Outra forma de impedimento aos burgueses eram as práticas mercantilistas, onde, o governo interferia ainda nas questões econômicas. 

 

No Antigo Regime, a sociedade era dividida da seguinte forma: No topo da sociedade estava o clero, em segundo a nobreza, em terceiro a burguesia e os trabalhadores da cidade e do campo. Com o fim deste poder, os burgueses tiveram liberdade comercial para ampliar significativamente seus negócios, uma vez que, com o fim do absolutismo, foram tirados não só os privilégios de poucos (clero e nobreza), como também, as práticas mercantilistas que impediam a expansão comercial para a classe burguesa.  

 

Principais filósofos iluministas:

 

John Locke (1632-1704), ele acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do empirismo; ( defendeu a construção de conhecimento com base na experiência.)  

 

Voltaire (1694-1778), ele defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica à intolerância religiosa; 

 

- Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), ele defendia a ideia de um estado democrático que garanta igualdade para todos; 

 

Montesquieu (1689-1755), ele defendeu a divisão do poder político em Legislativo, Executivo e Judiciário; 

 

- Denis Diderot (1713-1784) e Jean Le Rond d´Alembert (1717-1783), juntos organizaram uma enciclopédia que reunia conhecimentos e pensamentos filosóficos da época.

  

- Adam Smith (1723-1790) - economista e filósofo inglês. Grande defensor do liberalismo econômico.

  

Movimentos influenciados pelo Iluminismo

 

O Iluminismo surgiu na Europa, principalmente na França, na primeira metade do século XVIII e rapidamente seus ideais se espalharam para outros continentes. O continente americano, que vivia sob o domínio do sistema colonialista europeu, foi o que mais recebeu influências iluministas. A ideologia iluminista chegou com força, principalmente, nos políticos e intelectuais americanos, que começaram a organizar movimentos de contestação ao colonialismo e ao controle das metrópoles europeias.

 

Os ideais de liberdade e autodeterminação, presentes na ideologia iluminista, foram os mais presentes na segunda metade do século XVIII na América.

 

Mas o Iluminismo também esteve em movimentos de contestação ao regime absolutista, que vigorava em vários países da Europa. A Revolução Francesa, que derrubou o absolutismo, foi o principal desses movimentos.

 

Principais movimentos influenciados pelo Iluminismo:

 

- Independência das Treze Colônias Inglesas da América do Norte (1776)

Revolução Francesa (1789)

Inconfidência Mineira (1789)

- Movimentos de Independência da América Espanhola (1808 a 1833)

Independência do Brasil (1822)

 

 

Reflexão

O Iluminismo consagrou a liberdade de pensamento e expressão como um direito natural do homem. Liberdade de pensamento é o direito de pensar o que se quer, independente de preconceitos, dogmas, ideologias e normas morais.

Sua fórmula é anunciada por Voltaire: “Ouse pensar por si mesmo”. Já a liberdade de expressão é o direito de manifestar (pela linguagem oral, escrita ou visual) opiniões, ideias e pensamentos. A respeito, teria dito Voltaire: “Posso não concordar com nenhuma das palavras que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-las”.

 

Esse direito está garantido por lei em todos os países democráticos incluindo o Brasil cuja Constituição Federal de 1988, artigo 5º, incisos IV e IX asseguram: IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença (Artigo 5º).

 

Enquanto o inciso IV é mais amplo e trata da livre manifestação do pensamento, o inciso IX foca na liberdade de expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação. As expressões “atividade intelectual” e “de comunicação” abrangem todo tipo de manifestação de ideias, opiniões ou sentimentos, incluindo a transmissão de informações sobre qualquer tema ou assunto.

 

Isso significa que, no Brasil, todos têm o direito de expressar suas ideias, opiniões e sentimentos das mais variadas formas, sem que essa expressão seja submetida a um controle prévio, por censura ou licença.

Há limites à liberdade de expressão?

 

 A própria Constituição de 1988 prevê que a liberdade de um indivíduo não pode ferir a liberdade de outro. O inciso X do artigo 5º, por exemplo, determina que não se pode ferir a intimidade, privacidade, honra e imagem de outra pessoa. Logo, não se pode usar o argumento da liberdade de expressão para ferir outros direitos garantidos.

X – São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado

o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação

BIBLIOGRAFIA – FONTES

 

https://www.ensinarhistoriajoelza.com.br

http://www.sua pesquisa.com.br

http://sohistoria.com.br                                                                                                                    

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EXERCICIO

Conexões entre o passado e o presente. 

 

01. As ideias dos diversos filósofos do iluminismo, que tanta importância exerce nos movimentos sociais dos séculos XVIII e XIX, têm como princípio comum:

a) a república como único regime político democrático

b) a razão como portadora do progresso e da felicidade

c) as classes populares como base do poder político

d) o calvinismo como justificativo de riqueza material

e) o fortalecimento do Estado e o cerceamento das liberdades

 

02.Por que se diz que o iluminismo foi a filosofia da burguesia?

 

03. DOCUMENTO

                                                   A tolerância

“Não é aos homens que me dirijo é a ti, Deus de todos os seres, de todos os homens e de todos os tempos (...) Que as pequenas diferenças entre as vestimentas que cobrem nossos fracos corpos, entre nossos costumes ridículos, entre todas as nossas leis imperfeitas, entre todas as nossas opiniões insensatas (...) que todas essas pequenas nuances que distinguem os átomos chamados homens não sejam motivos de perseguição”

                                                                             Voltaire, Tratado sobre a tolerância, 1763

 

O que esse documento nos faz pensar sobre a sociedade da época? Que ideias iluministas aparecem nesse documento?

 

04. Leia as duas frases abaixo, ambas de autoria de pensadores iluministas, e identifique em cada uma delas qual é o princípio da filosofia das Luzes que elas expressam:

 

“Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-las”.    -Voltaire          

                                                                                                                                                                      

 “É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha o poder tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder”.- Montesquieu                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

 

05. Há ou deve haver limites à liberdade de expressão na imprensa, na televisão e nos meios virtuais?

 

06. Você respeita a opinião de outra pessoa que discorda da sua?

 

Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:

1-DEVEM SER ENVIADAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS DA ATIVIDADE

2-NA ATIVIDADE DEVE CONSTAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E TURMA.

SE NÃO SOUBER O NÚMERO COLOQUE O NOME COMPLETO E A TURMA;

3- DÚVIDAS- ENTRAR EM CONTATO PELO EMAIL:

ana.historia.ra@gmail.com

Data máxima da entrega: 31/03/2021

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:

ana.história.ra@gmail.com

 


  

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