EJA Plano de aula não presencial EE
Rodrigues Alves |
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Professor: Daniel Monteiro |
Disciplina: FILOSOFIA |
Classes: 1º M A - EJA |
Data: MARÇO 2021 |
Objetivo da aula: Desenvolver o pensamento sobre filosofia e mito; compreender a
filosofia e sua origem; caracterizar o pensamento mítico e filosófico:
comparação, conflito, logica e não logica |
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Habilidade
da aula: 1)
Reconhecer os
tipos de pensamento 2) Conceitos de mito e filosofia 3) Desenvolver a comparação e observação crítica |
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Conteúdo da aula: o pensamento e seus tipos , sua origem |
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Roteiro da atividade: Ler o texto “MITO E FILOSOFIA”, e responder as perguntas do
exercício. Quando puderem, vejam os videos para pensar, e
ampliar o aprendizado.
___________________________________________________________________ MITO E FILOSOFIA A
origem da palavra filosofia: Na
cultura grega havia mitos, não havia explicações científicas para os
fenômenos da natureza, como a existência das estações, secas, pragas,
pandemias e também para os acontecimentos históricos. Portanto, para buscar
um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos
atribuíam a gestos dos deuses, e essa crença era transmitida inicialmente
através da literatura oral, mas os gregos por influencia de outros povos que
já possuíam alfabeto escrito desenvolveram também a escrita. Assim
os mitos foram registrados em livros como Ilíada, Odisseia. Hoje
os mitos são importantes fontes de informações para entendermos a história da
civilização da Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados
psicológicos, econômicos, materiais, artísticos, políticos e culturais. A nossa
sociedade explica os acontecimentos, as relações entre as coisas com
a ajuda da ciência, que investiga a natureza e dessa investigação descobre
leis que existem na natureza, que comandam essa natureza.
Heróis, deuses
titãs habitavam o mundo, e influenciando o destino doa grego. Os
gregos acreditavam que so os deuses sabiam e comandavam os acontecimentos, o
mundo. Então consultava a pitonisa, espécie de sacerdotisa, e oráculos para
saber acontecimentos e o futuro. Tentavam agradar as divindades
para atingir bons resultados na vida material. Um comerciante, por exemplo,
deveria fazer oferendas ao deus Hermes enquanto um pescador se
obrigava a rezar por Poseidon.
Zeus
– deus de todos os deuses, senhor do Céu. Fazia justiça entre os deuses e
entre os homens
1
O mito narra a origem através de genealogias e rivalidades ou alianças entre
forças divinas sobrenaturais e personalizadas, enquanto a filosofia, ao
contrario, explica a produção natural das coisas por elementos e causas
naturais e impessoais. O
mito narra à origem dos seres celestes (os astros), terrestres (plantas,
animais, homens) e marinhos pelos casamentos de Gaia com Urano e
Ponto. A filosofia explica o surgimento dos planetas, sua luz e
sua orbita por composição, combinação e separação de elementos – úmido, seco,
quente e frio, ou água, terra, fogo e ar. O
que há de comum entre a filosofia e o mito O
mito atribui aos poderes divinos às causas dos
acontecimentos. A filosofia e as ciências também procuram e investigam causas,
mas estas devem ser comprovadas através da experiência. . Analise do mito de Perséfone O
mito Perséfone era
cobiçada por Hades, deus do submundo. Certo dia, quando a bela Perséfone
colhia flores, Hades raptou-a. Deméter, deusa da agricultura e mãe de
Perséfone, ficou desesperada. O desespero de Deméter resultou numa seca sem
precedentes. Com isso, Zeus, pai de Perséfone, enviou Hermes ao submundo para
convencer Hades a soltar sua filha. Para Hades
concordar, Zeus ordenou que Perséfone passasse um período com a mãe e outro
com Hades. E assim surgiram as estações, pois quando Perséfone esta com a mãe
acontecem a Primavera e o Verão, e quando esta com Hermes acontecem o Outono
e o Inverno. Vamos ver como
esse mito traz em si algum saber: O comportamento
de Demeter, quando enlouquece produz a sêca, algo ruim para a vida
humana. A loucura nem sempre produz algo positivo. E os deuses se
deixam levar por suas paixões, invadindo o reino de outros deuses, provocando
um desequilíbrio entre eles. A paixão conduz a um comportamento que
não respeita as regras. Mas há um poder
que faz justiça cuja finalidade é refazer a harmonia inicial: Zeus ordena que
as duas partes cedam para que haja acordo, que as todas as partes
fiquem satisfeitas dentro do possível. O comportamento de Perséfone é a
causa do surgimento das estações. Embora não podemos aceitar essa
causa, o mito estabelece relações entre as coisas, relações de causa
e efeito. BIBLIOGRAFIA – FONTES http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=246 https://www.todamateria.com.br/o-mito-e-a-filosofia
LINKS PARA VIDEOAULA PARA AMPLIAR O APRENDIZADO https://www.youtube.com/watch?v=Y1ngx2yL114
EXERCÍCIO Após ler o texto “MITO
E FILOSOFIA”, responda as seguintes questões: 1) O que significa
filosofia? 2) Em nossa sociedade hoje como
são explicados os fenômenos da natureza ou acontecimentos históricos? 2) O que o mito narra? 3) Qual a origem da palavra mito? 5) Qual a importância hoje, dos mitos da Grécia
Antiga? |
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Informações adicionais sobre a elaboração e
entrega das atividades: 1-DEVEM SER ENVIADAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS DO
EXERCICIO 2-NO EXERCICIO DEVE CONSTAR SEU NOME
COMPLETO, NÚMERO E TURMA. SE NÃO SOUBER O NUMERO
COLOQUE O NOME COMPLETO E A TURMA; 3- DUVIDAS ENTRAR EM CONTATO PELO EMAIL: danielmonteirosilva@prof.educacao.sp.gov.br |
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Data máxima da entrega: 31/03/2021 |
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