Plano
de aula não presencial E E Rodrigues Alves |
|
Professora: Hivana |
Disciplina: História |
Classes: 9ºAno A e D |
Data: 01 a 19/03/2021 |
Objetivo da aula: Conhecer as principais características do
período inicial da República no Brasil e identificar os diferentes projetos
de implantação do sistema republicano. Identificar as características econômicas,
sociais e políticas da República da Espada e da República Oligárquica. |
|
Habilidade da aula: EF09HI01: Descrever e contextualizar os
principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência
da República no Brasil. |
|
Conteúdo da aula: Brasil: A Construção
da República |
|
Roteiro da atividade: Nas próximas aulas, vamos estudar o período da História
do Brasil denominado de República Velha, ou Primeira República, ou ainda,
República do café com leite. Ele se estende de 8889 (Proclamação da República)
até 1930. Este conteúdo está no Capítulo 03 do nosso livro de
História. (pág. 48) Quem não tiver o livro, pode pesquisar pelo assunto na
internet ou pode consultar outro livro didático. Vamos começar por uma leitura direcionada e a
construção de um mapa mental? Nesta atividade de revisão vocês deverão ter
esta atividade anotada no caderno e/ou salva em arquivo no computador, pois
terão que enviar por e-mail. Mapa mental: são utilizados para otimizar a
memorização a partir da representação visual de conceitos e ideias de forma
simplificada, organizando as informações e, assim, contribuindo para o
aprendizado. Vamos lá! A partir das temáticas apresentadas abaixo,
leia o livro, (pág. 48 a 51 e as págs. 54 a 58) anote as principais
informações e em seguida elabora seu mapa mental que, conforme já informado, pode
ser no caderno ou no computador. ð Após a Proclamação da República, três grupos passaram a
disputar o poder. Cite e explique interesses de cada um. ð República da Espada ð República Oligárquica ð Principais medidas do Governo Provisório ð Constituição de 1891 ð Política econômica de Rui Barbosa ð Características dos Governos de Marechal Deodoro e
Floriano Peixoto ð Coronelismo, voto de cabresto e política dos governadores ð Política do Café com Leite ð Governo de Campos Sales e o plano econômico do “funding-loan” ð Convênio de Taubaté ATENÇÃO: Para esclarecer dúvidas e orientar sobre esta
atividade, na quinta-feira, dia 11/03/2021, as 7h30 estarei no grupo dos 8os
anos no Centro de Mídias de São Paulo. Aguardo todos lá. |
|
Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das
atividades: Qualquer dúvida entre em contato pelo
Whatsapp ou pelo e-mail:hivanamara@prof.educacao.sp.gov.br |
|
Data da entrega: 19/03/2021 |
|
E-mail onde o aluno deverá entregar a atividade: hivanamara@prof.educacao.sp.gov.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário