Olá, pessoal!
Bom dia!
Espero encontrá-los bem! Por favor, não deixem de se cuidar. Ok?
Estamos aqui na Escola com o Grupo A de cada série, e como sei que há alguns alunos que não poderão comparecer, por enquanto, em nenhuma semana, vou colocar aqui algumas atividades.
Só lembrando: Meu nome é Nely. Sou professora de Português.
Por favor, procurem se organizar, porque a partir do sexto ano vocês têm vários professores, pois são várias matérias. Preciso que separem o caderno de Português. Ok?
Vou começar trabalhando com vocês uma música linda: "A Banda", de Chico Buarque de Holanda.
É para copiar no caderno:
A BANDA
Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor.
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor.
O homem sério, que contava dinheiro, parou
O faroleiro, que contava vantagem, parou
A namorada, que contava as estrelas, parou
Para ver, ouvir e dar passagem.
A moça triste, que vivia calada, sorriu
A rosa triste, que vivia fechada, se abriu
E a meninada toda se assanhou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor.
Estava à toa ......................
..................... (igual a primeira estrofe)
A minha gente ..................
.......................(igual a segunda estrofe)
O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou
Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou
A moça feia debruçou na janela
Pensando que a banda tocava pra ela.
A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu
A lua cheia, que vivia escondida, surgiu
Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor.
Mas para meu desencanto
O que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar
Depois que a banda passou.
E cada qual no seu canto
E em cada canto uma dor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor.
(Chico Buarque de Holanda)
1. Ler a canção.
2. Copiar a canção no caderno.
3. Ouvir esta música no YouTube pelo menos duas vezes.
4. Ler com atenção as questões a seguir, copiá-las no caderno e responder:
a) Quem nos conta a passagem da banda pela cidade é alguém que não se mostra. Dele, sabemos poucas coisas: estava à toa na vida, foi chamado pelo seu amor, ficou triste após a passagem da banda.
-Destaque os versos em que o narrador fala de sua tristeza.
-Por que o narrador ficou triste?
b) Destaque um verso em que o narrador se identifica com o povo de sua cidade.
c) Destaque um verso em que o narrador se identifica com a cidade.
d) O texto nos fala da mudança de comportamento de várias pessoas. Mas não só as pessoas mudam de comportamento com a passagem da banda. Destaque dois versos em que temos mudança de comportamento de elementos da cidade que não são pessoas.
e) Em vários momentos o texto apresenta antônimos. Destaque alguns pares de antônimos.
f) Na última estrofe temos uma palavra que pode ter dois significados, permitindo que o leitor interprete uma mesma frase de duas maneiras diferentes. Qual é a palavra e quais os seus significados no testo?
g) Releia a penúltima estrofe e destaque um monossílabo (palavras escritas com uma sílaba), um dissílabo (palavras escritas com duas sílabas), um trissílabo (palavras escritas com três sílabas) e um polissílabo (palavras com quatro ou mais sílabas).
h) A composição "A banda" nos fala da capacidade que a música tem de provocar um entusiasmo coletivo nas pessoas, que, infelizmente, retornam à solidão após a passagem da banda. Comente a solidão das pessoas nas cidades e o que pode ser feito para aproximá-las umas das outras.
Pessoal,
Façam com carinho e atenção esta atividade. Vocês têm as próximas duas semanas para fazerem: até o dia 26 de fevereiro. E enviem para o meu e-email:
nelizabete@prof.educacao.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário