Total de visualizações de página

Páginas

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

PORTUGUÊS - Prof. Nely - 6 Ano

 Olá, pessoal!

Bom dia!


Espero encontrá-los bem! Por favor, não deixem de se cuidar. Ok?

Estamos aqui na Escola com o Grupo A de cada série, e como sei que há alguns alunos que não poderão comparecer, por enquanto, em nenhuma semana, vou colocar aqui algumas atividades.

Só lembrando: Meu nome é Nely. Sou professora de Português.

Por favor, procurem se organizar, porque a partir do sexto ano vocês têm vários professores, pois são várias matérias. Preciso que separem o caderno de Português. Ok?



Vou começar trabalhando com vocês uma música linda: "A Banda", de Chico Buarque de Holanda.

É para copiar no caderno:


A BANDA


Estava à toa na vida

O meu amor me chamou

Pra ver a banda passar

Cantando coisas de amor.


A minha gente sofrida

Despediu-se da dor

Pra ver a banda passar 

Cantando coisas de amor.


O homem sério, que contava dinheiro, parou

O faroleiro, que contava vantagem, parou

A namorada, que contava as estrelas, parou

Para ver, ouvir e dar passagem.


A moça triste, que vivia calada, sorriu

A rosa triste, que vivia fechada, se abriu

E a meninada toda se assanhou

Pra ver a banda passar

Cantando coisas de amor.


Estava à toa ......................

..................... (igual a primeira estrofe)


A minha gente ..................

.......................(igual a segunda estrofe)


O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou

Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou

A moça feia debruçou na janela

Pensando que a banda tocava pra ela.


A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu

A lua cheia, que vivia escondida, surgiu

Minha cidade toda se enfeitou

Pra ver a banda passar

Cantando coisas de amor.


Mas para meu desencanto

O que era doce acabou

Tudo tomou seu lugar

Depois que a banda passou.


E cada qual no seu canto

E em cada canto uma dor

Depois da banda passar

Cantando coisas de amor.

                                         (Chico Buarque de Holanda)


1. Ler a canção.


2. Copiar a canção no caderno.


3. Ouvir esta música no YouTube pelo menos duas vezes.


4. Ler com atenção as questões a seguir, copiá-las no caderno e responder:

a) Quem nos conta a passagem da banda pela cidade é alguém que não se mostra. Dele, sabemos poucas coisas: estava à toa na vida, foi chamado pelo seu amor, ficou triste após a passagem da banda.

-Destaque os versos em que o narrador fala de sua tristeza.

-Por que o narrador ficou triste?


b) Destaque um verso em que o narrador se identifica com o povo de sua cidade.


c) Destaque um verso em que o narrador se identifica com a cidade.


d) O texto nos fala da mudança de comportamento de várias pessoas. Mas não só as pessoas mudam de comportamento com a passagem da banda. Destaque dois versos em que temos mudança de comportamento de elementos da cidade que não são pessoas.


e) Em vários momentos o texto apresenta antônimos. Destaque alguns pares de antônimos.


f) Na última estrofe temos uma palavra que pode ter dois significados, permitindo que o leitor interprete uma mesma frase de duas maneiras diferentes. Qual é a palavra e quais os seus significados no testo?


g) Releia a penúltima estrofe e destaque um monossílabo (palavras escritas com uma sílaba), um dissílabo (palavras escritas com duas sílabas), um trissílabo (palavras escritas com três sílabas) e um polissílabo (palavras com quatro ou mais sílabas).


h) A composição "A banda" nos fala da capacidade que a música tem de provocar um entusiasmo coletivo nas pessoas, que, infelizmente, retornam à solidão após a passagem da banda. Comente a solidão das pessoas nas cidades e o que pode ser feito para aproximá-las umas das outras.



Pessoal,

Façam com carinho e atenção esta atividade. Vocês têm as próximas duas semanas para fazerem: até o dia 26 de fevereiro. E enviem para o meu e-email:

nelizabete@prof.educacao.sp.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS