Plano
de aula não presencial EE
Rodrigues Alves |
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Professor: Cláudio |
Disciplina: Eletiva – Geografia da Música |
Classes: 8º B |
Data: 07 a 11 de dezembro. |
Objetivo da aula: Compreender a música como meio de
inclusão social |
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Habilidade da aula: Compreender a importância da música como
forma de combate à exclusão social. |
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Conteúdo da aula: Música transforma a vida de crianças e
adolescente
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Roteiro da atividade: A
partir da leitura do artigo responda: como a música pode utilizada para
amenizar a pobreza? |
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Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das
atividades: Vídeos complementares na página do facebook Virtua professor
Claudio - @claudioteacher |
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Data da entrega: 30 de novembro. |
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E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: claudiogoncalves@professor.educacao.sp.gov.br |
Música transforma vida de crianças e adolescentes
A
música tem transformado a vida de crianças e adolescentes da cidade de São
Caetano, região interiorana de Pernambuco. Resgate da autoestima, reforço
escolar, profissionalização em música e perspectiva de geração de renda são os
frutos do trabalho da Fundação Música e Vida com 200 crianças, com idade entre
7 e 15 anos. Desde 1993, a escola fundada e mantida por músicos e ex-músicos da
Banda Sinfônica do Agreste – mais conhecida internacionalmente como Meninos de São
Caetano -, oferece aulas de música e instrumentos de orquestra sinfônica. Os
alunos ingressam ainda criança – aos 7 anos – nas atividades paralelas à escola
regular. Ficam na fundação até os 18 anos, quando saem profissionais em música.
A escola oferece o curso técnico gratuito e já sonha com o reconhecimento. Uma
parceria está sendo conversada com o governo do estado do Pernambuco para que a
escola emita certificado de formação profissional.
"Nosso
objetivo é formá-los para o mercado de trabalho. É possível para esses meninos
prestar concurso e se dar bem", acredita o maestro e idealizador da
fundação, Mozart Vieira, lembrando que alguns dos que passaram pela escola hoje
atuam em orquestras sinfônicas, observatórios e instituições da área.
A
fundação oferece também aulas de reforço escolar para que prestem esses
concursos. "Não adianta estar preparado em música e "bombar" na
prova de matemática. Essas aulas e de português também fazem parte do currículo
da fundação pois, lamentavelmente, não dá para contar com o deficiente ensino
público ao qual esses meninos têm acesso," critica. A música ajuda no
desempenho escolar, segundo observa Mozart. "E, para entrar e se manter na
fundação, é preciso ter boas notas no colégio." Além disso, trabalham com
a formação humana e cidadã dos futuros profissionais da música.
"Realizamos algumas palestras e eles fazem questão de multiplicar
conhecimentos. Articulam-se e fazem uma revolução na vida de seus pais e da
comunidade quando os conscientizam e provocam debates sobre política, a
importância do voto. A música, em todos esses anos, tem sido para a região
elemento de socialização, salvação e conscientização política", orgulha-se
o maestro. Desde adolescente, o maestro vindo de uma família de músicos traz
perspectiva de vida à região do agreste pernambucano. Tendo sob seu olhar
pessoas paupérrimas e sem atividades de lazer, teve a ideia de criar um meio de
sobrevivência para a população e encontrou esse caminho na música. Começou a
ensinar dança e música folclórica para as crianças e acabou descobrindo talento
em todos eles. Daí para frente, começaram as aulas de canto coral e instrumentos
musicais com flauta doce barroca até que foram reconhecidos profissionalmente.
"Até hoje não paramos de crescer. Nosso diferencial foi ser uma banda
sinfônica que canta, dança, toca e ainda mantém mulheres tocando instrumentos
que eram só tocados por homens," destaca o professor. A banda já tocou nos
principais teatros brasileiros, porém é mais conhecida fora do país. A história
da banda e, consequentemente, da Fundação Música e Vida levou turismo para a
cidade, além de documentários e um filme a ser lançado ano que vem sobre toda a
trajetória do maestro. Os componentes da banda são professores voluntários da
fundação. Também doam parte dos recursos financeiros provenientes do trabalhos
em outras orquestras e como professores de música. "Infelizmente não houve
sensibilidade por parte de patrocinadores para nosso trabalho. Contamos com a
ajuda da Associação Sabiá e da Gota D’água, ambas francesas, mas não é o
suficiente. A expectativa é de melhorar a escola e atender mais crianças,"
prevê.
Atividade
A partir da leitura do artigo responda:
como a música pode utilizada para amenizar a pobreza?
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