PAPEL SOCIAL E STATUS SOCIAL
O Papel Social é um conceito da sociologia que, de maneira geral, determina a função dos indivíduos na sociedade. Ele é produzido pelas interações sociais (processos de socialização) desenvolvidas as quais geram determinados comportamentos dos sujeitos de um grupo social.
Sendo assim, o papel social agrupa um conjunto de comportamentos, normas, regras e deveres de cada indivíduo na estrutura social os quais determinarão diversos padrões sociais. Note que eles podem ser atribuídos ou conquistados durante a vida.
Grupo Social
Para compreender melhor o conceito de papel social, vale atentar ao conceito de grupo social, uma vez que ele designa um conjunto de indivíduos de determinada sociedade donde cada um possui um papel social. Os grupos sociais são definidos pela interação social estabelecida entre os indivíduos. Assim, para que um grupo social seja reconhecido alguns fatores compartilhados são essenciais: valores, tradições, objetivos, interesses, dentre outros.
Note que as formações dos grupos sociais estão intimamente relacionadas com o conceito de papel social visto que durante as relações sociais eles auxiliam na determinação de preferências, valores e gostos dos indivíduos, ou seja, na identidade social de um grupo, os quais por fim, irão determinar seus papéis como sujeitos sociais.
Alguns exemplos de grupos sociais que desenvolvemos durante nossa vida são: grupo da família, da escola, do trabalho, da política, da religião, das manifestações culturais, dentre outros.
Note que os grupos sociais são classificados segundo a interação estabelecida entre os indivíduos que o compõem: grupos primários, grupos secundários e grupos intermediários.
Exemplos de Papel Social
Dependendo do status social que ocupamos dentro da estrutura social, desempenhamos determinados papéis. Tomemos como exemplo um homem solteiro e trabalhador que desenvolve determinados papéis sociais nos diferentes locais que frequenta.
Assim, no trabalho, dependendo de seu status, por exemplo “gerente”, ele exerce a função que lhe é atribuída (gerir, organizar a equipe, analisar o trabalho dos outros), da mesma forma que nos grupos religiosos, em casa e nos locais de lazer, seu comportamento ou papel social é determinado pela posição que ocupa na estrutura social nos fornecendo um padrão de conduta.
Da mesma maneira, uma mulher que tem filhos e trabalha numa loja desempenha os papéis sociais específicos que lhe são atribuídos como mãe (cuidar dos filhos, gerir a trabalho da casa), esposa e no meio profissional (vendedora de artigos).
Isso determina os padrões comportamentais desenvolvidos em diversos espaços sociais, em casa, na escola, no trabalho.
Papel Social da Escola
As instituições sociais que compõem o sistema, também desempenham papéis sociais, por exemplo, a escola. Ela desenvolve determinadas ações consoante a função e a posição que pretendem ocupar na sociedade.
Na escola, o ensino e a aprendizagem são as principais funções desenvolvidas pelos indivíduos que a compõem. Trata-se de uma instituição social muito importante visto que agrega diversos sujeitos com o intuito de desenvolver conhecimentos.
Por sua vez, os atores sociais que a compõem desenvolvem determinados comportamentos que são instituídos, por exemplo, os alunos, os professores, o diretor.
Papel Social do Trabalho
No trabalho, o papel social é desenvolvido consoante o status social que ocupa, por exemplo, se você é gerente ou operário de alguma fábrica. Enquanto o primeiro desempenha o trabalho de organização e gestão da fábrica, o segundo desenvolve as habilidades que desenvolveu durante seu período de trabalho como operário.
Observe que o status social de cada um é diferente sendo determinado pela posição que ocupa. No entanto, dentro de um grupo social, por exemplo, dos operários, você pode ter um status social mais elevado, seja por ser mais habilidoso ou o mais velho da turma.
Papel Social e Status Social
Além do conceito de grupo social, o papel social está intimamente relacionado com o de status social, uma vez que segundo as funções que desempenham, os indivíduos adquirem um “status social”.
Ou seja, o status social determina a posição que os indivíduos ocupam na estrutura social, segundo o papel social que exercem. Ele está classificado de duas maneiras: adquirido ou atribuído.
Assim, enquanto o primeiro adquirimos sem nosso consentimento, ou seja, já adquirimos quando nascemos (por exemplo “o irmão mais velho”, “filho do delegado”), o segundo, é determinado segundo o papel social que desempenhamos durante a vida (por exemplo “o produtor”, “o gestor”, “o estudante”, o “empresário”).
Nenhum comentário:
Postar um comentário