Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

 

 Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: Rogilson Lima Santos

Disciplina: Educação Física

Classes: 8 A B C D

Data: 09 a 13 de novembro

Objetivo da aula:


Habilidade da aula: Reconhecer os domínios naturais como a reunião das esferas inorgânicas (litosfera, hidrosfera, atmosfera) da superfície terrestre

Conteúdo da aula: Estrutura da Terra

Roteiro da atividade:

Leia o texto com atenção e responda: qual é a composição interna e externa da Terra e quais as principais características de cada camada?

Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:

Vídeos complementares na página do facebook Virtua professor Claudio - @claudioteacher

 

Data da entrega:16 de novembro

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:

claudiogoncalves@professor.educacao.sp.gov.br

 

Estrutura da Terra

A estrutura da Terra é sustentada em quatro ambientes: camada sólida, atmosfera, a biosfera e hidrosfera. A camada mais sólida do Planeta é dividida em crosta, manto, núcleo externo e núcleo interno. Acima estão as camadas gasosa (atmosfera) e líquida (hidrosfera), onde foram criadas as circunstâncias para o desenvolvimento da vida. A Terra é um planeta terroso, telúrico. A superfície dessa massa sólida recebe o nome de crosta ou litosfera, composta por rígidos blocos denominados placas tectônicas. A litosfera é formada por rochas e minerais. É a camada geológica mais fria da Terra e também a mais fina, com espessura estimada em pelo menos 90 quilômetros na área continental e 8 quilômetros na área dos oceanos. As rochas que constituem a litosfera são denominadas como magmáticas, sedimentares e metamórficas. As rochas magmáticas, ou ígneas, são formadas pelo magma. A atividade erosiva é a responsável pela formação das rochas sedimentares. E as rochas metamórficas são uma combinação das rochas magmáticas com sedimentares.

Placas Tectônicas

As placas tectônicas que integram a litosfera são dividias em placas oceânicas e placas continentais. Essas placas permanecem em movimento constante sobre o magma. A movimentação é responsável por abalos sísmicos (terremotos) e vulcões.

Hidrosfera

Setenta por cento da superfície é composta por água, a hidrosfera. Essa camada integra toda a água do Planeta, que está distribuída em lençóis freáticos, lagos, rios, mares, oceanos e as águas glaciais, localizadas nos polos. Os oceanos concentram 97% da água da Terra. Os menos de 3% restantes correspondem à água doce fornecida em rios, mananciais e lençóis freáticos. Do montante, contudo, 68% integra os gelos que estão nos polos.

Atmosfera

A atmosfera é a camada gasosa da Terra. É formada por diversos gases, principalmente nitrogênio e oxigênio. Há, ainda, a presença de enxofre e argônio. A composição dos gases da atmosfera contribuiu para o estímulo da fotossíntese, que influenciou na emissão de elementos químicos e possibilitou a existência de vida no Planeta. A atmosfera circunda a Terra a pelo menos 800 quilômetros de altura. Nesse raio, a atmosfera é estendida a diferentes combinações de gases que também contribuem para a proteção da superfície dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol.

Biosfera

É nesse cenário que está distribuída a vida terrestre. A biosfera é a combinação dos elementos que possibilitam a existência de seres vivos. Há nela a integração da oferta de recursos hídricos, aproveitamento de luz e rendimento de solo para o crescimento de plantas, desenvolvimento da fotossíntese e possibilidade de evolução das mais variadas formas de vida.

Manto

O manto é uma das camadas da parte sólida da Terra. Começa 30 quilômetros após a litosfera e atinge até 2,9 mil quilômetros. A temperatura no manto chega a 2000ºC e, por isso, os metais e rochas que o compõe permanecem em estado líquido em um fenômeno denominado magma.

Estrutura Interna da Terra

O núcleo da Terra é a região de maior concentração de calor, chegando a 6000º. Essa camada é composta por 80% de ferro e os demais 20% por chumbo, urânio e potássio. O núcleo é dividido em núcleo interno e núcleo externo. No núcleo externo, os elementos ainda estão em estado líquido, como o ferro em consistência semelhante à água. Já no núcleo interno os materiais permanecem em estado sólido por sofrerem a influência do campo gravitacional. A estrutura interna da Terra é segmentada em camadas e cada uma dessas partes possui algumas particularidades quanto à composição, pressão e estado. A superfície do planeta faz parte da camada mais fina, a Crosta, é a única conhecida pelos seres humanos. É nela que se situam as placas tectônicas, “boiando” sobre a camada fluida subjacente, o Manto. Mais especificamente, as placas tectônicas formam a litosfera, composta pela Crosta e parte do Manto. Abaixo está localizada a astenosfera, pertencente ao manto. O Manto terrestre é composto de duas partes: manto superior e inferior. Logo abaixo do Manto, encontra-se o Núcleo. O Núcleo é a camada que se encontra no centro do planeta, também é subdividido em duas partes: núcleo externo e interno. Entre as camadas existem duas fronteiras que levam o nome dos sismólogos que as descobriram. São descontinuidades que apresentam características distintas em relação às duas camadas subjacentes.

Essas fronteiras são chamadas de:

·     Descontinuidade de Gutemberg (entre o Núcleo e o Manto);

·     Descontinuidade de Mohovicic (entre o Manto e a Crosta).

 

Atividade

 

Leia o texto com atenção e responda: qual é a composição interna e externa da Terra e, quais as principais características de cada camada?

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS