Plano
de aula não presencial EE
Rodrigues Alves |
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Professor: Cláudio |
Disciplina: Eletiva – Geografia da Música |
Classes: 8º B |
Data: 30 de novembro a 04 de dezembro. |
Objetivo da aula: Compreender a música como auxiliar no
desenvolvimento de outros conhecimentos |
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Habilidade da aula: Compreender a importância da música no
desenvolvimento de múltiplas habilidades e competências. |
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Conteúdo da aula: Aprender Música Desenvolve Tipos Diferentes de
Conhecimentos
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Roteiro da atividade: A
partir da leitura do artigo responda: como a música pode no desenvolvimento
de suas habilidades e competências? |
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Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das
atividades: Vídeos complementares na página do facebook Virtua professor
Claudio - @claudioteacher |
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Data da entrega: 30 de novembro. |
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E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: claudiogoncalves@professor.educacao.sp.gov.br |
Aprender Música Desenvolve Tipos Diferentes
de Conhecimentos
Estudantes de Música Têm Vantagens Profissionais em Todas as
Áreas.
CÉREBRO X APRENDIZAGEM
Cultura e biologia, de forma
praticamente inseparável, nos fazem seres humanos.
A plasticidade de nosso cérebro
permite que ele se construa por praticamente toda a vida, já que a aprendizagem
e o desenvolvimento humano são inseparáveis.
O cérebro depende essencialmente
de informação, recebida por transformação dos impulsos gerados pelos sentidos
(audição, visão, tato, olfato e paladar) em sinais elétricos. O cérebro
processa os sinais elétricos, decide, e entrega ação/movimento ao corpo.
EMOÇÃO INFLUENCIANDO O
CONHECIMENTO
No campo da emoção, uma das
fronteiras do conhecimento relativa à mente humana, temos aprendido coisas
importantes a respeito do assunto e uma delas diz respeito ao fato de que a
cognição, o processo humano de aprender, é gerenciada pela emoção.
ASSUNTO INTERESSANTE = APRENDER
MELHOR
Quando estamos conectados e
engajados em um determinado contexto que nos interessa, disparamos nossa
atenção e estimulamos nossos processos cognitivos produzindo conhecimento.
Nesse sentido após desperto o interesse em aprender música, é necessário o
entendimento de qual metodologia
educacional está mais adequada às expectativas do estudante.
TIPOS DE CONHECIMENTO (TEORIA X PRÁTICA)
O conhecimento, conforme situa a
ciência da Engenharia e Gestão do Conhecimento, pode ser entendido como de
natureza tácita e explícita. O Conhecimento Tácito está diretamente relacionado
ao desenvolvimento de competências (capacidade de fazer escolhas e tomar
decisões) e habilidades humanas (capacidade de intervir no meio) e o
Conhecimento Explícito se situa na produção, armazenamento e veiculação de
informações por mídia.
Enquanto o conhecimento explícito
torna possível veicular informações por diferentes mídias (oral, escrita,
imagética e outras), como por exemplo o registro de uma partitura
musical, o conhecimento tácito para ser desenvolvido depende da ação
direta da pessoa na resolução de um desafio que enfrenta, já que não é possível
transferir diretamente competências e habilidades de uma pessoa a outra.
Exemplo de um estudante de música…
Se alguém diante de uma partitura
sabe decodificar (‘ler’) os signos registrados, para executá-la é preciso algo
mais: trazer o instrumento para junto do corpo, fazer escolhas, tomar decisões
e ser capaz de produzir os sons previstos no pentagrama. O primeiro ato se
refere ao conhecimento explícito e o segundo ao tácito.
POR ISSO, APRENDER MÚSICA AJUDA
TANTO
O estudo teórico (explícito) e
prático (tácito) de um instrumento musical proporciona desenvolvimento de
competências e habilidades pessoais e a capacidade de decodificar signos,
aguçando a inteligência em sua característica central de resolver problemas.
Estas ações, intimamente ligadas às emoções, aprimoram a sensibilidade,
promovem a criatividade e ampliam o horizonte de percepções a respeito da
realidade subjetiva (interna) e objetiva (externa) de uma pessoa, portanto
propiciam aprendizagem e desenvolvimento humano.
MÚSICA AJUDA PROFISSIONAIS DE QUALQUER ÁREA
É relevante saber que empresas de
vanguarda, que dependem de alta inteligência para atuarem em mercados cada vez
mais competitivos, procuram nos candidatos em estágios de seleção profissional
características subjetivas que os diferenciem dos demais, e não unicamente os
conhecimentos explícitos que tenham a respeito de sua área de formação
acadêmica ou técnica. Neste âmbito, estudar e praticar música se constitui em
um extraordinário diferencial competitivo para uma pessoa, já que contribui
para o desenvolvimento de sua sensibilidade, na percepção de situações mais complexas
e na proposição de soluções em contextos novos e desafiadores.
CONCLUSÃO
Como podemos ver, ao estudar música e aprender a tocar um
instrumento musical uma pessoa estará experimentando emoção, aprimorando a
sensibilidade e produzindo autoconhecimento, além de usufruir do prazer
indescritível que esta iniciativa pode oferecer.
Atividade
A partir da leitura do artigo responda:
como a música pode no desenvolvimento de suas habilidades e competências?
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