Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

 PROF MÁRCIA - PORTUGUÊS - 9 A B C D

Olá,

Estou postando a 2ª atividade do 4º bimestre, procurem deixar as lições em dia, este é o último bimestre do ano. Os alunos que ainda não enviaram todas as lições do 3º bimestre, podem me enviar, quero que todos fechem o ano com uma média boa.

Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: Márcia Ito

Disciplina:Língua Portuguesa

Classes: 9 A,B,C,D 

Data: 29.10 a 05.11 – 4º bimestre

Objetivo da aula: Compreender textos de gêneros variados – Texto de opinião

Habilidade da aula: EF69LP56 – Fazer  uso consciente e reflexivo da norma padrão em situações de fala e escrita em textos de diversos gêneros .

 

 

Conteúdo da aula:  Revisão preposições.

Análise do texto. “Cachinhos, Conchinhas, Flores e Ninhos”, escrito por Maurilo Andreas

 

 

 Data da entrega: até 05.11.2020

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:

portuguesra@gmail.com                                          

 

O que é Preposição:

Preposição é toda palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e de dependência. Exemplos: Casa de Luís (relação de posse). Chegou com ela (relação de companhia).

Observação: O termo que antecede a preposição é denominado regente e o termo que sucede é denominado regido.

Tipos e Exemplos de Preposições

·        Preposição de lugar: O navio veio de São Paulo.

·        Preposição de modo: Os prisioneiros eram colocados em fila.

·        Preposição de tempo: Por dois anos ele viveu aqui.

·        Preposição de distância: A cinco quilômetros daqui passa uma estrada.

·        Preposição de causa: Com a seca, o gado começou a morrer.

·        Preposição de instrumento: Ele cortou a árvore com o machado.

·      Preposição de finalidade: A praça foi enfeitada para a festa.

Classificação das Preposições

As preposições podem ser divididas em dois grupos:

1.     Preposições Essenciais – são as palavras que só funcionam como preposição, a saber: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

2.     Preposições Acidentais – são as palavras de outras classes gramaticais que, em certas frases funcionam como preposição, a saber: afora, como, conforme, consoante, durante, exceto, mediante, menos, salvo, segundo, visto.

Locuções Prepositivas

A locução prepositiva é formada por duas ou mais palavras com o valor de preposição, sempre terminando por uma preposição, por exemplo:

·        abaixo de, acima de, a fim de, além de, antes de, até a, depois de, ao invés de, ao lado de, em que pese a, à custa de, em via de, à volta com, defronte de, a par de, perto de, por causa de, através de, etc.


Leia este texto que nos conta sobre o livro “Cachinhos, Conchinhas, Flores e Ninhos”,

escrito por Maurilo Andreas:

 

  O livro trata do encanto que cada um possui e da aceitação de si mesmo e do outro. As ilustrações aproximam-se do universo infantil, enquanto o texto utiliza alegorias para mostrar a beleza de sermos como somos, sem a necessidade de nos encaixarmos em um padrão. Isso, a partir dos cabelos cacheados de uma menina.

  Uma história que utiliza a fantasia para mostrar os perigos da perda de identidade e da autoestima em função da padronização da beleza. Um texto poético, bem complementado por ilustrações lúdicas e leves, mas que não se furta a abordar questões relevantes. Uma proposta de reflexão sobre a importância do respeito às diferenças.

Disponível em: <http://www.ronaeditora.com/editora/>.

 

 

 

Questão 1 – O objetivo de quem escreveu o texto é:

a) criticar

b) divulgar

c) informar

d) entreter

 

Questão 2 – Encontra-se uma opinião sobre o livro na passagem:

a) “O livro trata do encanto que cada um possui e da aceitação de si mesmo e do outro.”

b) “As ilustrações aproximam-se do universo infantil [...]”

c) “Uma história que utiliza a fantasia para mostrar os perigos da perda [...]”

d) “Um texto poético, bem complementado por ilustrações lúdicas e leves [...]”

 

Questão 3 – No trecho “[...] enquanto o texto utiliza alegorias para mostrar a beleza de sermos como somos [...]”, a preposição “para” mais o verbo “mostrar” estabelecem uma relação de:

a) conclusão

b) explicação

c) finalidade

d) comparação

 

Questão 4 – Em “[...] cabelos cacheados de uma menina.”, a preposição “de” indica a ideia de:

a) causa

b) posse

c) meio

d) origem

 

 

 

Questão 5 – Na passagem “Uma proposta de reflexão sobre a importância do respeito às diferenças.”, a preposição grifada exprime a ideia de:

a) posição superior

b) assunto

c) modo

d) posição inferior

 

Questão 6 – A preposição “sobre”, no contexto da frase da questão anterior, apresenta o mesmo sentido da locução:

a) a respeito de

b) devido a

c) a despeito de

d) de acordo com

 

Questão 7 – Assinale a alternativa em que o “a” funciona como preposição:

a) “[...] a beleza de sermos como somos [...]”

b) “Uma história que utiliza a fantasia para mostrar os perigos [...]”

c) “[...] mas que não se furta a abordar questões relevantes.”

d) “Uma proposta de reflexão sobre a importância do respeito [...]”

 

Questão 8 – Assinale a alternativa onde a locução prepositiva, dentro do período, aponta uma consequência.

a) “O livro trata do encanto que cada um possui e da aceitação de si mesmo e do outro.”

b) “[...] enquanto o texto utiliza alegorias para mostrar a beleza de sermos como somos [...]”

c) “[...] sem a necessidade de nos encaixarmos em um padrão.”

d) “[...] utiliza a fantasia para mostrar os perigos da perda de identidade e da autoestima em função da padronização da beleza.”

 

Questão 9 – Marque a frase em que o termo sublinhado é uma preposição:

a) “O livro trata do encanto que cada um possui [...]”

b) “[...] sem a necessidade de nos encaixarmos em um padrão.”

c) “Uma história que utiliza a fantasia para mostrar [...]”

d) “[...] mas que não se furta a abordar questões relevantes.”









Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS