Total de visualizações de página

Páginas

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

ATIVIDADE DE ARTES (PROFª AMÉLIA) - EJA - 1º E, 1º F e 2º D , 2º E, 2º F, 2º G e 2º H

 PLANO DE AULA DE ARTE

  

Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves

 

Professora: Amélia Natalina C. Garcia

Disciplina:

 

Arte

Classes:

1º E  2º ANOS EJA

 

(1º E, 1º F) e  (2º D , 2º E, 2º F, 2º G e 2º H)

Data:

 

Outubro à Dezembro

Objetivo da aula:

Habilidade da aula: Explorar, conhecer e refletir os conceitos da História da Arte no período do Renascimento e o século XXI.

A criatividade é a nossa capacidade de solucionar problemas, portanto, ela será cada vez mais exigida ainda mais em tempos de inteligência artificial em que as máquinas farão cada vez mais trabalhos de análise de dados, tarefas “mecânicas” ou facilmente replicáveis.

 Disponívelem:< https://www.mirago.com.br/4-competencias-habilidades-novo-profissional-marketing/.> Acesso em 18 Maio 2020.

Conteúdo da aula:

1-   História da Arte

2-   Renascimento e o sec. XXI

3-   Artistas e Obras de Arte

4-   Diferenças sociais

5-   Racismo

Roteiro das atividades:

 

RENASCIMENTO

O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna [...] o Renascimento sugeriu uma mudança da posição a ser ocupada pelo homem no mundo. Ao longo dos séculos posteriores ao Renascimento, os valores por ele empreendidos vigoraram ainda por diversos campos da arte, da cultura e da ciência. [...] o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. Disponível em:< https://brasilescola.uol.com.br/historiag/renascimento.htm>. Acesso em 28 de Junho 2020.

O quadro O Nascimento de Vênus, criado entre 1482 e 1485, é de autoria do pintor italiano Sandro Botticelli (1445-1510). A tela é um ícone incontornável do Renascimento.

 



 

Sandro Botticelli, “O nascimento de Vênus”, 1482 -1485. Óleo sobre tela. Galleria degli Uffizi (Florença, Itália) Disponível em;<https://www.culturagenial.com/quadro-o-nascimento-de-venus-botticelli/.> Acesso em 28 de Junho 2020.

 

Botticelli pode ser considerado um artista arrojado e progressista sob muitos pontos de vista. Ele foi o primeiro a pintar uma mulher nua que não fosse Eva, num gesto bastante polêmico para a sua época. Botticelli foi ainda dos primeiros criadores a pintar quadros sobre tela na Toscana. Até então as imagens eram costumeiramente pintadas na parede ou sobre madeira. SOUSA, Rainer Gonçalves. "Renascimento"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/renascimento.htm. Acesso em 29 de junho de 2020

Releiura da obra de Botticelli por Rosales Harmonia

O quadro de Rosales Harmonia propõe neste trabalho que a imagem da mulher seja desvinculada ao olhar do homem e a coloca em foco, corrigindo os anos de apagamento histórico e concedendo às mulheres negras o papel de líderes e gestoras da humanidade, o que rompe com o olhar restrito de muitos. Disponível em:<https://laparola.com.br/harmonia-rosales-e-a-representatividade-negra-na-arte>. Acesso em 28 de Junho 2020. (Adaptação do texto).

 



Releiura da obra de Botticelli por Rosales Harmonia. O Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli fosse reinterpretado?

 

Em entrevistas recentes, Rosales afirmou que “quis pegar uma pintura significativa, uma que fosse amplamente reconhecida e que subconscientemente ou conscientemente nos condicionasse a ver figuras masculinas brancas como poderosas e autoritárias. E eu quis inverter o roteiro, estabelecer uma contra-narrativa”.

Pense em um artista plástico de qualquer tempo. Agora tente lembrar-se de uma obra dele que tenha um negro como personagem principal dessa pintura. Disponível em;<https://laparola.com.br/harmonia-rosales-e-a-representatividade-negra-na-arte>. Acesso em 28 de Junho 2020.

 

 

Mas não é esse o papel da arte?

 

Texto 1

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.”
(Nelson Mandela – citado em: SILVA, Aida M. M. Apresentação. In: SILVA, Aida M. M.; TIRIBA, Léa (orgs.). Direito ao ambiente como direito à vida: desafios para a educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2015. p. 08.)

Texto 2

“[...] E de pai pra filho o racismo passa
Em forma de piadas que teriam bem mais graça
Se não fossem o retrato da nossa ignorância
Transmitindo a discriminação desde a infância
E o que as crianças aprendem brincando
É nada mais nada menos do que a estupidez se
propagando. Qualquer tipo de racismo não se justifica
Ninguém explica. Precisamos da lavagem cerebral pra acabar com esse lixo que é uma herança cultural [...].”
(GABRIEL O PENSADOR. Lavagem Cerebral. Álbum: Gabriel O Pensador. Sony Music, 1993. CD.)

 

Textos 1 e 2: Disponível em:<https://www.infoescola.com/sociologia/racismo/exercicios/.>. Acesso em: 28 de Junho 2020.

 

RACISMO

O racismo é um dos principais problemas sociais enfrentados nos séculos XX e XXI, causando, diretamente, exclusão, desigualdade social e violência.

Lei para crime de racismo

Em janeiro de 1989, foi sancionada a lei nº 7716, que tipifica como crime qualquer manifestação, direta ou indireta, de segregação, exclusão e preconceito com motivação racial. Essa lei representa um importante passo na luta contra o preconceito racial e prevê penas de um a três anos de reclusão aos que cometerem crimes de ódio ou intolerância racial, como negar emprego a pessoas por sua raça ou acesso a instituições de ensino e a estabelecimentos públicos ou privados abertos ao público. Quando o crime de incitação ocorrer em veículos de comunicação, a pena pode chegar a cinco anos. Essa lei também torna crime a fabricação, divulgação e comercialização da suástica nazista para fins de preconceito racial.

[...]

Casos de racismo

Casos de racismo chamaram a atenção dos brasileiros por envolverem pessoas famosas ou terem sido compartilhados nas redes sociais. Podemos destacar o caso do goleiro Aranha, então jogador do Santos, que em 2014 foi chamado de “macaco” por vários torcedores do Grêmio após o time sofrer derrota em um jogo da Copa do Brasil. O caso foi filmado, medidas legais foram tomadas, e o Grêmio foi expulso da Copa do Brasil.

Houve também, em 2015, uma ocorrência de discriminação racial em uma loja de grife situada na Rua Augusta, em São Paulo, em que um menino negro, filho adotado de um cliente branco, ouviu da atendente que ele deveria sair e não poderia ficar ali (na calçada, próximo à entrada da loja).

Infelizmente, o racismo é recorrente, e essa notoriedade negativa de certos casos ainda representa uma pequena parcela do racismo brasileiro. Nesses casos, as vítimas somente foram reconhecidas, amparadas e levantaram a opinião pública contra a discriminação racial porque havia pessoas instruídas e amparadas por um status social que os permitia ter voz. E os casos de racismo que nunca aparecerão na mídia? E os casos de pessoas ofendidas, discriminadas, violentadas e mortas, nas periferias e nos interiores, por representantes do Estado e por civis? Esses casos ainda são inúmeros e devem também chamar a atenção popular. Por Francisco Porfírio
Professor de Sociologia. DisponÍvel em:<
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/racismo.htm>.Acesso em: 28 de Junho 2020.

 

 

Reflexão:

1-    Quais obras de arte você que tenha um negro como personagem principal?

2-    Você conhece Obras de Candido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Heitor dos Prazeres, Caribé. Na literatura Machado de Assim, Mário de Andrade, Jorge Amado. Na música o mergulho da arte educadora Nãnan Matos nas músicas africana e afro-brasileira, Clementina de Jesus, entre outros que pintam, cantam, dançam, a cultura afro-brasileira?

3-    Qual é o cenário brasileiro hoje diante do racismo?

 

ATIVIDADES

 

1-   Diante deste estudo, olhe a sua volta e descreva ou desenhe o que você pensa e sente sobre sua realidade em relação ao Racismo.

 

2-   Oberve as duas obras de arte: Sandro Botticelli e Harmonia Rosales e realize um breve comentário sobre a releitura da obra de arte “O Nascimento de Vênus” realizada pela artista Harmonia Rosales.

 

3-   Escolha um dos textos (texto 1 ou texto 2) e realize um desenho de interpretação ou defenda, através da escrita de uma dissertação o olhar que o texto escolhido por você expõe. 

 

 

Possibilidades:

1-   Você poderá utilizar Obras de Arte de diversos artistas para se inspirar.

2-   Você poderá conhecer e ouvir músicas dos diferentes intérpretes da música popular nacional ou internacional.

3-    Você poderá ler artigos, manifestos, entrevistas,reportagens, bem como assistir vídeos dos acontecimentos no Brasil e no Mundo em relação ao Racismo.

 

 

Assim... MÃOS À OBRA !!!

 

Importante: Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:

1-    Falar com a Professora: via Whatsapp e ou e-mail.

2-    Entrega: Você deve entregar todas as atividades em um único e-mail.

Data da entrega: Mês de Dezembro

E-mail onde o aluno deverá entregar a atividade: aneane661@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS