Plano
de aula não presencial EE
Rodrigues Alves |
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Professor: Cláudio |
Disciplina: Eletiva – Geografia da Música |
Classes: 8º B |
Data: 21 a 25 de setembro. |
Objetivo da aula: Compreender como a música pode explorar
o universo multissensorial |
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Habilidade da aula: Entender o trabalho de bandas e músicos de
vanguarda que atuam com a exploração multissensorial como meio de inclusão de
deficientes auditivos. |
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Conteúdo da aula: Música multissensorial: conheça as bandas que exploram outros sentidos
musicais
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Roteiro da atividade: Leia o artigo com atenção e responda: o que você acha da inclusão do
deficiente auditivo no universo musical? |
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Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das
atividades: Vídeos complementares na página do facebook Virtua professor
Claudio - @claudioteacher |
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Data da entrega: 28 de setembro. |
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E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: claudiogoncalves@professor.educacao.sp.gov.br |
Música multissensorial:
conheça as bandas que exploram outros sentidos musicais
A música realmente
transcende qualquer tentativa de racionalização e guarda mistérios
indecifráveis da natureza humana. Ela é ouvida além dos limites sensoriais dos
ouvidos, ressoa no íntimo e é compartilhada pelo inconsciente coletivo.
Um exemplo universalmente conhecido, até
pelos não apreciadores da música clássica, é a surdez do compositor alemão
Ludwig van Beethoven, que o acompanhou por bons anos de sua carreira como compositor,
não o impedindo de compor a mais excepcional das sinfonias de todas as épocas,
a “Nona
Sinfonia” composta em 1824. Teria o silêncio total dos ouvidos
proporcionado a condição ideal para a criação da grande beleza de suas obras?
Mesmo diante da obra de Beethoven, a música
continua ainda, diretamente relacionada com o sentido da audição, sendo que a
surpresa costuma ser o sentimento unânime gerado quando se anuncia
apresentações de cantores que utilizam outros recursos da linguagem musical. Um
movimento de criação de outras formas de música e arte está ganhando força
mundialmente e chega ao Brasil para afinar os ouvidos para as diferentes
experiências sensoriais na música.
Na última semana, nos dia 13 e 14/07
desembarcou em São Paulo, no SESC Belenzinho, Signmark, o rapper
finlandês surdo que se comunica por meio da ASL (Língua de Sinais Americana) e
dividiu o palco com mais dois cantores ouvintes e um DJ que sintonizava as
caixas de som que faziam vibrar até o dedinho do pé.
Signmark levantou a platéia surda com sua interpretação das músicas em
sinais, linguagem corporal expressiva e envolvente. Essa apresentação musical
faz parte do programa Poéticas do Acesso, uma curadoria idealizada pelo
SESC Belenzinho que enxerga a acessibilidade como processo criativo, além de
sua função como recurso.
Os conjuntos nacionais formados por pessoas com deficiência auditiva
estão se espalhando, cada vez mais, pelo país, desafiando a mentalidade de que
pessoas surdas não fazem música. Os grupos Sordodum, Ab'surdos, Batuque de
Surdo e Batuqueiros do Silêncio, são bandas de diversos ritmos e vozes,
formadas por surdos e ouvintes que se uniram para explorar a inclusão de outros
sentidos à música e divulgar pelo país as infinitas possibilidades do surdo
como ser musical.
Outra iniciativa de exploração da surdez como possibilidade de
atribuição de outros sentidos às palavras, é o Slam do Corpo, primeiro Slam
(batalha de poesias, jogo, celebração) formado por surdos e ouvintes do Brasil.
Nesses encontros, duplas de poetas (um surdo e um ouvinte) se apresentam ao
mesmo tempo em português e Língua Brasileira de Sinais, promovendo um encontro
entre línguas.
O uso da interpretação de libras como recurso de acessibilidade em
apresentações musicais, já está mais difundido pelo país e ganhando notoriedade
nacional devido a sua utilização nas últimas edições de grandes festivais de
música, como o Lollapalooza, o Rock in Rio e a Virada Cultural de São Paulo.
Música não se restringe ao som, essa é uma das principais mensagens deste
movimento pela inclusão de novas formas de ouvir e sentir na música. Que a
beleza inaudível de Beethoven continue nos inspirando!
Atividade
Leia o artigo com
atenção e responda: o que você acha da inclusão do deficiente auditivo no
universo musical?
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