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terça-feira, 15 de setembro de 2020

8ºANO C - 15/9/2020 - ARTE - PROFESSORA FABIANA DOMINGUES - SETEMBRO AMARELO - VALORIZAÇÃO DA VIDA

 



Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: FABIANA X.R.DOMINGUES

Disciplina: ARTE

Classes: 8ºANO C

Data: 16 A 30 DE SETEMBRO

Objetivo da aula: REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO.

CONSCIENTIZAR SOBRE A PREVENÇÃO AO SUICÍDIO.

TRABALHAR A EMPATIA.

TRABALHAR O RESPEITO AO PRÓXIMO.

EXPRESSAR POR DIFERENTES FORMAS DE ARTE O QUE SENTEM REFERENTE AO TEMA.

CRIAR, ILUSTRAR, DESENHAR E PINTAR.

EXPRESSAR O QUE ESTE TEMA  ABORDA PELA ESCRITA, TEXTOS, FRASES E POEMAS.

 

Habilidade da aula: (EF69AR35) (EF69AR32) (EF69AR31) (EF08AR23) (EF69AR34) (EF69AR05) (EF69AR06) (EF08LP01C)

Conteúdo da aula: SETEMBRO AMARELO – VALORIZAÇÃO DA VIDA

Roteiro da atividade:

ASSISTIR AS AULAS DO APLICATIVO CMSP E PARTICIPAR DAS ATIVIDADES.

PARTICIPAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES DO BLOG DA UNIDADE ESCOLAR.

RETOMANDO ALGUMAS HABILIDADES NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO.

  




 SETEMBRO AMARELO

VALORIZAÇÃO DA VIDA

 

 O que é? Setembro amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio da identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do suicídio.

Para entender
O suicídio tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

Mas como buscar ajuda se sequer a pessoa sabe que ela pode ser ajudada e que o que ela passa naquele momento é mais comum do que se divulga? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou parente se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada?

Se há uma desconfiança, é importante que se converse diretamente com a pessoa que está sofrendo. Um diálogo aberto, respeitoso, empático e compreensivo pode fazer a diferença. Procurar saber como a pessoa está, o que tem feito ultimamente, como está se sentindo. O foco da conversa deve ser o outro, portanto, não é recomendável: falar muito sobre si mesmo, oferecer soluções simples para os problemas que a pessoa relatar, desmerecer o que ela sente.

Essa conversa pode obter melhores resultados se for feita em um lugar tranquilo, sem pressa, respeitando o tempo da pessoa para se abrir. Caso a pessoa se sinta à vontade para compartilhar o seu sofrimento, não é indicado: rechaçar (“Credo, isso é pecado!”),esboçar expressões de choque (“Não acredito que você tá pensando nisso!”),reprimir, caso o choro venha (“Pra que chorar? Você sempre teve tudo do bom e do melhor!”). Respeite o sofrimento do outro, que é verdadeiro.

A escuta ativa deve sempre estar presente nesses diálogos. Uma escuta ativa consiste em realmente ouvir e compreender o que o outro diz, não apenas esperar uma pausa para poder respondê-lo. Isso não significa, no entanto, deixar a pessoa falando sozinha. Algumas pontuações que podem ser feitas consistem em: fazer perguntas abertas, fazer um breve resumo do que a pessoa falou, de tempos em tempos, para que ela saiba que você está atento ao que ela diz, retornar a algum ponto que não tenha ficado claro, tentar, ao máximo, escutá-la sem julgamentos.





Objetivos do setembro amarelo

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o setembro amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

Como identificar alguém que precisa de ajuda e corre risco de suicídio?

Pessoas sob risco de suicídio podem:

  • apresentar comportamento retraído, dificuldades para se relacionar com família e amigos;
  • ter casos de doenças psiquiátricas como: transtornos mentais, transtornos de humor (depressão, bipolaridade), transtornos de comportamento pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas), transtornos de personalidade, esquizofrenia e ansiedade generalizada;
  • apresentar irritabilidade, pessimismo ou apatia;
  • sofrer mudanças nos hábitos alimentares ou de sono.
  • odiar-se, apresentar sentimento de culpa, sentir-se sem valor ou com vergonha por algo;
  • ter um desejo súbito de concluir afazeres pessoais, organizar documentos, escrever um testamento;
  • apresentar sentimentos de solidão, impotência e desesperança;
  • escrever cartas de despedida;
  • falar repentinamente sobre morte ou suicídio;
  • apresentar um convívio social conturbado;
  • ter doenças físicas crônicas, limitantes e dolorosas, doenças orgânicas incapacitantes como dores, lesões, epilepsia, câncer ou AIDS;
  • apresentar personalidade impulsiva, agressiva ou humor instável.

Como ajudar?

Para ajudar uma pessoa com comportamentos suicidas, algumas ações são fundamentais, como:

  • ouvir, demonstrar empatia e ficar calmo;
  • ser afetuoso e dar o apoio necessário;
  • levar a situação a sério e verificar o grau de risco;
  • explorar outras saídas para além do suicídio, identificando outras formas de apoio emocional;
  • conversar com a família e amigos imediatamente;
  • contar a outras pessoas, conseguir ajuda;
  • permanecer ao lado da pessoa com o transtorno;
  • procurar entender os sentimentos da pessoa sem diminuir a importância deles;
  • aceitar a queixa da pessoa e ter respeito por seu sofrimento;
  • demonstrar preocupação e cuidado constante.




O que não fazer

Jamais ignore a situação de uma pessoa com comportamentos e pensamentos suicidas. Não entre em choque, fique envergonhado ou demonstre pânico. Não tente dizer que tudo vai ficar bem, diminuindo a dor da pessoa, sem agir para que isso aconteça.

A principal medida é não fazer com que o problema pareça uma bobagem ou algo trivial. Não dê falsas garantias nem jure segredo, procure ajuda imediatamente. Principalmente, não deixe a pessoa sozinha em momentos de crise nem a julgue por seus atos.

Recursos da comunidade e fontes de apoio

Para pessoas com pensamentos suicidas, os primeiras recursos ou fontes de apoio são:

  • família;
  • amigos e colegas;
  •  Unidades de Saúde da Família, clínicas, consultórios psicológicos, urgências psiquiátricas.
  • profissionais de saúde: médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, agentes de saúde.
  • centros de apoio emocional: CVV (Centro de Valorização da Vida), ligue para o 188.
  • grupos de apoio.

A grande maioria das mortes por suicídios podem ser evitadas e o diálogo sobre o assunto é o melhor jeito de fazer isso. Se você ou alguém que você conhece possui pensamentos suicidas, peça ajuda.

O mês do setembro amarelo é uma oportunidade para derrubar alguns tabus e mitos sobre o tema, ampliar a conscientização sobre comportamentos de risco e facilitar medidas de prevenção. “A principal forma de prevenir o suicídio é falar sobre isso para que as pessoas próximas possam saber o que fazer e reconhecer os sintomas”

FONTE: www.vittude.com

Blog.estantemagica.com.br

 G1.GLOBO.COM

 

 ATENÇÃO

bullying pode ser a causa de muitas angústias e sentimentos que levam à consideração do suicídio.

Justamente pela escola ser um lugar de integração social, não se sentir pertencente ou acolhido é um dos grandes motivos para sentimentos que entristecem os alunos.

Sejam gentis uns com os outros, sejam luz, amor e esperança sempre!!!!


VOCÊS SÃO MUITO IMPORTANTES!!!

A VIDA É O NOSSO BEM MAIS PRECIOSO.

AJUDEM, CONVERSEM COM QUEM PRECISA.

O AMOR E O CARINHO É O MELHOR CAMINHO.

 




ASSITAM O VÍDEO

 

https://youtu.be/_sZsIaHvbjY

 

 

 


ATIVIDADES:

 

1-Desenvolvam uma poesia com o tema: recomeçar.

 

2-Criem um texto sobre a campanha do setembro amarelo, abordando a importância do assunto, e sua visão diante deste problema social (suicídio) que ainda é um tabu.

 

3-Criem uma ilustração (desenho e pintura) com frases e imagens motivacionais, de esperança!

 

4-Desenvolvam um vídeo no qual vocês vão recitar um poema ou encenar um monólogo(cena de peça em que o ator, achando-se só, fala consigo mesmo ou se dirige ao público, expressando seus pensamentos, as lutas interiores do seu espírito etc.), ou vão ler um texto, transmitindo a mensagem da importância da vida, de se ter esperança, de recomeçar sempre.

Vídeo para ser enviado a professora de arte por e-mail.

 

5- Desenvolvam cartazes contra o bullying com os recursos digitais e materiais que tiverem ao seu alcance. Cada aluno deve desenvolver dois cartazes. Não esqueçam de colocar imagens, desenhos, ilustrações.

 

6- Criem uma ilustração (desenho e pintura) dos seus sentimentos quanto ao tema abordado nesta aula.

 

 

 

 

 

 

 

 

Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:

Todas as atividades devem ser enviadas no meu e-mail até a data de entrega.

Podem ser feitas com recursos digitais ou materiais de livre escolha.

Mas devem ser feitas com capricho e atenção.

Conto com o empenho e a participação de todos!

 

 

Data da entrega: 30/9/2020

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:

fabianax@prof.educacao.sp.gov.br

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