Plano
de aula não presencial EE
Rodrigues Alves |
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Professor: FABIANA X.R.DOMINGUES |
Disciplina: ARTE |
Classes: 8ºANO C |
Data: 16 A 30 DE SETEMBRO |
Objetivo da aula: REFLETIR
SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO. CONSCIENTIZAR SOBRE A PREVENÇÃO AO
SUICÍDIO. TRABALHAR A EMPATIA. TRABALHAR O RESPEITO AO PRÓXIMO. EXPRESSAR POR DIFERENTES FORMAS DE ARTE O
QUE SENTEM REFERENTE AO TEMA. CRIAR, ILUSTRAR, DESENHAR E PINTAR. EXPRESSAR O QUE ESTE TEMA ABORDA PELA
ESCRITA, TEXTOS, FRASES E POEMAS. |
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Habilidade da aula: (EF69AR35) (EF69AR32)
(EF69AR31) (EF08AR23) (EF69AR34) (EF69AR05) (EF69AR06) (EF08LP01C) |
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Conteúdo da aula: SETEMBRO AMARELO – VALORIZAÇÃO DA VIDA |
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Roteiro da atividade: ASSISTIR
AS AULAS DO APLICATIVO CMSP E PARTICIPAR DAS ATIVIDADES. PARTICIPAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES DO BLOG DA UNIDADE ESCOLAR. RETOMANDO
ALGUMAS HABILIDADES NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO.
SETEMBRO AMARELO VALORIZAÇÃO DA VIDA O que é? Setembro amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção
do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da
realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre
no mês de setembro, desde 2014, por meio da identificação de locais públicos
e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. Iniciado
no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho
Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o setembro
Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em
2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país.
Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do
Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo
mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do suicídio. Para
entender Mas
como buscar ajuda se sequer a pessoa sabe que ela pode ser ajudada e que o
que ela passa naquele momento é mais comum do que se divulga? Ao mesmo tempo,
como é possível oferecer ajuda a um amigo ou parente se também não sabemos
identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais
adequada? Se há
uma desconfiança, é importante que se converse diretamente com a pessoa que
está sofrendo. Um diálogo aberto, respeitoso, empático e compreensivo pode
fazer a diferença. Procurar saber como a pessoa está, o que tem feito
ultimamente, como está se sentindo. O foco da conversa deve ser o outro,
portanto, não é recomendável: falar muito sobre si mesmo, oferecer soluções
simples para os problemas que a pessoa relatar, desmerecer o que ela sente. Essa
conversa pode obter melhores resultados se for feita em um lugar tranquilo,
sem pressa, respeitando o tempo da pessoa para se abrir. Caso a pessoa se
sinta à vontade para compartilhar o seu sofrimento, não é indicado: rechaçar
(“Credo, isso é pecado!”),esboçar expressões de choque (“Não acredito que
você tá pensando nisso!”),reprimir, caso o choro venha (“Pra que chorar? Você
sempre teve tudo do bom e do melhor!”). Respeite o sofrimento do outro, que é
verdadeiro. A
escuta ativa deve sempre estar presente nesses diálogos. Uma escuta ativa
consiste em realmente ouvir e compreender o que o outro diz, não apenas
esperar uma pausa para poder respondê-lo. Isso não significa, no entanto,
deixar a pessoa falando sozinha. Algumas pontuações que podem ser feitas
consistem em: fazer perguntas abertas, fazer um breve resumo do que a pessoa
falou, de tempos em tempos, para que ela saiba que você está atento ao que
ela diz, retornar a algum ponto que não tenha ficado claro, tentar, ao
máximo, escutá-la sem julgamentos. Objetivos do setembro amarelo O
principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a
prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade
da prática no Brasil e no mundo. Para o setembro amarelo, a melhor forma de
se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o
problema. Como identificar alguém que precisa de ajuda e corre risco de
suicídio?
Pessoas sob risco de suicídio podem:
Como ajudar?
Para ajudar uma pessoa com
comportamentos suicidas, algumas ações são fundamentais, como:
O que não fazer
Jamais ignore a situação de uma
pessoa com comportamentos e pensamentos suicidas. Não entre em choque, fique
envergonhado ou demonstre pânico. Não tente dizer que tudo vai ficar bem,
diminuindo a dor da pessoa, sem agir para que isso aconteça. A principal medida é não fazer com
que o problema pareça uma bobagem ou algo trivial. Não dê falsas garantias
nem jure segredo, procure ajuda imediatamente. Principalmente, não deixe a
pessoa sozinha em momentos de crise nem a julgue por seus atos. Recursos da comunidade e fontes de apoio
Para pessoas com pensamentos
suicidas, os primeiras recursos ou fontes de apoio são:
A grande maioria das mortes por
suicídios podem ser evitadas e o diálogo sobre o assunto é o melhor jeito de
fazer isso. Se você ou alguém que você conhece possui pensamentos suicidas,
peça ajuda. O mês
do setembro amarelo é uma oportunidade para derrubar alguns tabus e mitos
sobre o tema, ampliar a conscientização sobre comportamentos de risco e
facilitar medidas de prevenção. “A principal forma de prevenir o suicídio é
falar sobre isso para que as pessoas próximas possam saber o que fazer e
reconhecer os sintomas” FONTE: www.vittude.com Blog.estantemagica.com.br ATENÇÃO O bullying pode ser a causa
de muitas angústias e sentimentos que levam à consideração do suicídio. Justamente pela escola ser um lugar de
integração social, não se sentir pertencente ou acolhido é um dos grandes
motivos para sentimentos que entristecem os alunos. Sejam gentis uns com os outros, sejam
luz, amor e esperança sempre!!!! VOCÊS SÃO MUITO IMPORTANTES!!! A
VIDA É O NOSSO BEM MAIS PRECIOSO. AJUDEM,
CONVERSEM COM QUEM PRECISA. O
AMOR E O CARINHO É O MELHOR CAMINHO. ASSITAM O VÍDEO
ATIVIDADES: 1-Desenvolvam uma
poesia com o tema: recomeçar. 2-Criem um texto
sobre a campanha do setembro amarelo, abordando a importância do
assunto, e sua visão diante deste problema social (suicídio) que ainda é um
tabu. 3-Criem uma
ilustração (desenho e pintura) com frases e imagens motivacionais, de
esperança! 4-Desenvolvam um
vídeo no qual vocês vão recitar um poema ou encenar um monólogo(cena de
peça em que o ator, achando-se só, fala consigo mesmo ou se dirige ao
público, expressando seus pensamentos, as lutas interiores do seu espírito
etc.), ou vão ler um texto, transmitindo a mensagem da importância
da vida, de se ter esperança, de recomeçar sempre. Vídeo para ser
enviado a professora de arte por e-mail. 5- Desenvolvam
cartazes contra o bullying com os recursos digitais e materiais que
tiverem ao seu alcance. Cada aluno deve desenvolver dois cartazes. Não
esqueçam de colocar imagens, desenhos, ilustrações. 6- Criem uma
ilustração (desenho e pintura) dos seus sentimentos quanto ao tema
abordado nesta aula. |
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Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das
atividades: Todas as atividades devem ser enviadas no
meu e-mail até a data de entrega. Podem ser feitas com recursos digitais ou
materiais de livre escolha. Mas devem ser feitas com capricho e
atenção. Conto com o empenho e a participação de
todos! |
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Data da entrega:
30/9/2020 |
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E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: fabianax@prof.educacao.sp.gov.br |
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