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segunda-feira, 21 de setembro de 2020

3°EJA - PLANO DE AULA E ATIVIDADE - 21 A 25 DE SETEMBRO - QUÍMICA - PROF. CÉSAR

 OLÁ MEUS QUERIDOS, ESPERO QUE TODOS ESTEJAM MUITO BEM. SEGUE O PLANO DE AULA E A ATIVIDADE QUE DEVE SER ENTREGUE ATÉ 07 DE OUTUBRO. UM GRANDE ABRAÇO, PROF. CÉSAR

Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: César R. Geraldo

Disciplina: Química

Classes: 3°ME, 3°MF, 3°MG e 3°MH

Data:21 a 25 de Setembro

Objetivo da aula: Transformações ácido-base e sua utilização no controle do pH de soluções aquosas.

Habilidade da aula: Utilizar valores das escalas pH e pOH para classificar soluções aquosas como ácidas, básicas e neutras.

Conteúdo da aula: Escalas pH e pOH.

Roteiro da atividade: O(a) aluno (a) deverá assistir os vídeos sugeridos abaixo e finalizar respondendo as questões da atividade elaborada pelo professor. 

Links para vocês assistirem sobre os conteúdos abordados na atividade:

https://youtu.be/EscbAiMGTl0

https://youtu.be/b0dFrVWo9vo

 

Data da entrega:07/10/2020

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:

cesarricardogeraldo@gmail.com

 



        ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES ALVES

Nome:______________________________

2ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE QUÍMICA – 1º Bimestre



Professor: CÉSAR R. GERALDO

 

3° ano ___ – EJA   Nº: ___  Prazo: até 07 /10/2020 /2020  

 

 

 

Olá meus queridos alunos! Para vocês fazerem essa atividade, segue alguns links para vocês assistirem, os quais ajudaram vocês para sua realização. Um grande abraço............. Prof. César

Links:

https://youtu.be/EscbAiMGTl0

https://youtu.be/b0dFrVWo9vo


QUESTÕES:


1°) A autoionização da água é uma reação endotérmica. Um estudante mediu o pH da água recém destilada, isenta de CO2 e a 50 °C, encontrando o valor 6,6. Desconfiado de que o aparelho de medida estivesse com defeito, pois esperava o valor 7,0, consultou um colega que fez as seguintes afirmações:

(I) seu valor (6,6) pode estar correto, pois 7,0 é o pH da água pura, porém a 25 °C;
(II) a aplicação do princípio de Le Chatelier ao equilíbrio da ionização da água justifica que, com o aumento da temperatura, aumente a concentração de H+ ;

(III) na água, o pH é tanto menor quanto maior a concentração de H+ .

Está correto o que se afirma:

a) somente em I.

b) somente em II.

c) somente em III.

d) somente em I e II.

e) em I, II e III.

 

2°) Coloque (V) para verdadeiro ou (F) para falso em cada afirmação a seguir:

I) O pH da água pura é igual a 7, a 25 °C. (    )

 

II) O pH de uma solução de ácido clorídrico de concentração 0,01 mol/L é igual a 2. (    )

 

III) O pH de uma solução de hidróxido de sódio de concentração 0,01 mol/L é igual a 11. (    )


IV)O pOH de uma solução de hidróxido de potássio de concentração 0,01 mol/L é igual a 2. (  )

V) Quanto maior for o pOH de uma solução aquosa, menor será a concentração de íons hidroxila e maior será a sua acidez. (    )

 

3°) Entre os líquidos da tabela a seguir, tem caráter ácido apenas:



 

 

a) o leite e a lágrima.

b) a água da lavadeira.

c) o café preparado e a coca-cola.

d) a água do mar e a água da lavadeira.

e) a coca-cola.

 

 

4°) Considere um béquer contendo 1,0 L de uma solução 0,20 mol/L de ácido clorídrico (HCℓ). A essa solução foram adicionados 4,0 g de hidróxido de sódio sólido (NaOH), agitando-se até sua completa dissolução. Considerando que nenhuma variação significativa de volume ocorreu e que o experimento foi realizado a 25 °C, assinale a alternativa correta.

a) A solução resultante será neutra e terá pH igual a 7.

b) A solução resultante será básica e terá pH igual a 13.

c) A solução resultante será ácida e terá pH igual a 2.

d) A solução resultante será ácida e terá pH igual a 1.

e) A solução resultante será básica e terá pH igual a 12.

 

 

5°) Decisão de asfaltamento da rodovia MG-010, acompanha da introdução de espécies exóticas, e a prática de incêndios criminosos, ameaçam o sofisticado ecossistema do campo rupestre da reserva da Serra do Espinhaço. As plantas nativas desta região, altamente adaptadas a uma alta concentração de alumínio, que inibe o crescimento das raízes e dificultam a absorção de nutrientes e água, estão sendo substituídas por espécies invasoras que não teriam naturalmente adaptação para este ambiente, no entanto elas estão dominando as margens da rodovia, equivocadamente chamada de "estrada ecológica". Possivelmente a entrada de espécies de plantas exóticas neste ambiente foi provocada pelo uso, neste empreendimento, de um tipo de asfalto (cimento-solo), que possui uma mistura rica em cálcio, que causou modificações químicas aos solos adjacentes à rodovia MG-010.

 

Essa afirmação baseia-se no uso de cimento-solo, mistura rica em cálcio que:

a) inibe a toxicidade do alumínio, elevando o pH dessas áreas.
b) inibe a toxicidade do alumínio, reduzindo o pH dessas áreas.
c) aumenta a toxicidade do alumínio, elevando o pH dessas áreas.
d) aumenta a toxicidade do alumínio, reduzindo o pH dessas áreas.
e) neutraliza a toxicidade do alumínio, reduzindo o pH dessas áreas.

 

 

6°) Uma mistura extremamente complexa de todos os tipos de compostos – proteínas, peptídeos, enzimas e outros compostos moleculares menores – compõem os venenos dos insetos. O veneno de formiga tem alguns componentes ácidos, tal como o ácido fórmico ou ácido metanoico, enquanto o veneno da vespa tem alguns componentes alcalinos. O veneno penetra rapidamente o tecido uma vez que você foi picado. Sobre o veneno dos insetos, pode-se afirmar que:

a) O veneno das formigas possui pH entre 8 e 10.

b) A fenoftaleína é um indicador de pH e apresenta a cor rosa em meio básico e apresenta aspecto incolor em meio ácido, no entanto, na presença do veneno da vespa esse indicador teria sua cor inalterada devido à mistura complexa de outros compostos.

c) O veneno da formiga, formado por ácido fórmico, de fórmula H2CO2, poderia ser neutralizado com o uso de bicarbonato de sódio.

d) Segundo a teoria de Arhenius o veneno de vespa, em água, possui mais íons hidrônio do que o veneno de formiga.

e) Os venenos de ambos os insetos não produzem soluções aquosas condutoras de eletricidade.

 

 

7°) Adiciona-se 900 mL de água a 100 mL de solução de HCl 0,1 mol/L. Considerando-se que o grau de ionização do HCl é igual a 100%, o pH da solução será alterado de:

a) 0,1 para 0,2

b) 0,2 para 0,1

c) 1,0 para 2,0

d) 2,0 para 1,0

e) 1,0 para 3,0

 

 

 

                                                                                                                                       BOA ATIVIDADE !

 

 

 

 

 


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