OLÁ MEUS QUERIDOS ALUNOS!!! ESPERO QUE TODOS ESTEJAM MUITO BEM. SEGUE O PLANO DE AULA E A ATIVIDADE QUE DEVE SER ENTREGUE ATÉ 06 DE OUTUBRO. UM GRANDE ABRAÇO , PROF. CÉSAR !!!
Plano
de aula não presencial EE
Rodrigues Alves |
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Professor: César R. Geraldo |
Disciplina: Química |
Classes: 2°MD, 2°ME, 2°MF,
2°MG, 2°MH |
Data: 21 a 25 de setembro |
Objetivo da aula: Compreender as
principais reações de formação de óxidos e sais. |
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Habilidade da aula: Classificar
e nomear sais e óxidos. |
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Conteúdo da aula:Funções
inorgânicas – Sais e Óxidos. |
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Roteiro da atividade: O(a)
aluno (a) deverá rever os conceitos abordados em sala de aula, depois
assistir os vídeos sugeridos abaixo e finalizar respondendo as questões da
atividade elaborada pelo professor. Links para vocês assistirem sobre os conteúdos
abordados na atividade: https://youtu.be/52ABzqF9PBo https://youtu.be/zQnqlKm-aGg https://youtu.be/hi2nlydZLRU https://youtu.be/u1GTD33WKmg |
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Data da entrega:06/10/2020 |
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E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: |
ESCOLA ESTADUAL
RODRIGUES ALVES Nome:________________________________
2ª ATIVIDADE
AVALIATIVA DE QUÍMICA – 1º Bimestre Professor:
CÉSAR R. GERALDO |
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Olá meus queridos alunos! Para vocês fazerem essa atividade, segue alguns links para vocês assistirem, os quais ajudaram vocês para sua realização. Um grande abraço............. Prof. César
Links:
https://youtu.be/52ABzqF9PBo
https://youtu.be/zQnqlKm-aGg
https://youtu.be/hi2nlydZLRU
https://youtu.be/u1GTD33WKmg
QUESTÕES:
1°) Analise a reação a seguir: HCl + NaOH - NaCl + H2O
Pela Teoria de
Arhenius, HCl, NaOH e NaCl são classificados,
respectivamente, como:
a) Ácido, base e sal.
b) Ácido, ácido e base.
c) Base, ácido e sal.
d) Base, sal e ácido.
e) Base, ácido e ácido.
2°) Os combustíveis fósseis, que têm
papel de destaque na matriz energética brasileira, são formados, dentre outros
componentes, por hidrocarbonetos. A combustão completa dos hidrocarbonetos
acarreta a formação de um óxido ácido que vem sendo considerado o principal
responsável pelo efeito estufa. A fórmula química desse óxido corresponde a:
a) CO2
b) SO3
c) H2O
d) Na2O
e) H2O2
3°) O carbonato de sódio,
Na2CO3, conhecido comercialmente como barrilha, tem
grande uso no tratamento de águas de piscinas e de abastecimento público. Tal
substância é classificada como um:
a) óxido básico.
b) óxido
ácido.
c) hidróxido.
d) ácido.
e) sal.
4°) A água da chuva em ambientes
não poluídos, na ausência de raios e relâmpagos, é ácida devido à dissolução do
_________, que dá origem ao ácido ___________.” Assinale a alternativa que
completa a frase acima.
a) CO2,
carbônico
b) SO2,
sulfuroso
c) P2O5,
fosfórico
d) N2O3,
nitroso
e) N2O5,
nítrico
5°) Faça as reações de neutralização a seguir com seus respectivos
balanceamentos e dê o nome dos sais formados.
a) Ácido clorídrico (HCl) com hidróxido de lítio
(LiOH):
b) Ácido nítrico (HNO3) com hidróxido de
Césio (CsOH):
c) Ácido carbônico (H2CO3)
com hidróxido de bário Ba(OH)2:
d) Ácido sulfuroso (H2SO3)
com hidróxido de ferro III Fe(OH)3:
e) Ácido fosfórico (H3PO4)
com hidróxido de cálcio Ca(OH)2:
6°) Um óxido é
um composto químico binário formado por átomos de oxigênio com outro elemento em que o oxigênio é o mais
eletronegativo. Os óxidos constituem um grande grupo na química, pois a maioria dos elementos químicos formam óxidos. Alguns exemplos de
óxidos com os quais convivemos são: ferrugem (óxido de ferro III), gás carbônico (óxido de carbono IV ou dióxido de carbono), cal (óxido
de cálcio).
I. Escreva o nome dos óxidos a seguir:
a) Al2O3 :
b) NO :
c) Cl2O :
d) H2O2 :
e) Mn3O4 :
II. Escreva a fórmula dos seguintes óxidos:
f) óxido de bário:
g) óxido cúprico:
h) trióxido de enxofre:
BOA ATIVIDADE!
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