Total de visualizações de página

Páginas

terça-feira, 4 de agosto de 2020

PROFESSORA MÁRCIA - PORTUGUÊS - 9ºs A, B, C e D
Olá alunos dos nonos anos, estamos iniciando o 3º bimestre, quem diria o tempo passa rápido ne?
Lembrem-se de, na medida do possível, manter uma rotina de estudos de vocês, procurem não deixar acumular as atividades. Nesta semana vou postar o planejamento do bimestre para que se organizem melhor nos horários e nas atividades. Também vou passar uma atividade de revisão sobre pontuação.
A entrega será até o dia 14/08/2020
e-mail para devolução: portuguesra@gmail.com

FIQUEM BEM!


Planejamento 3º bimestre
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: MÁRCIA ITO –
CLASSES: 9ºs A, B, C e D


Postagem das atividades

As atividades serão postadas semanalmente, geralmente às quintas-feiras.
Serão atividades inéditas, de acordo com as aulas do 9º anos do Centro de Mídias, estas aulas geralmente são ministradas pelos professores do Centro de Mídias três vezes por semana – 3ªs, 5ªs e 6ªs às 15:30. Faremos uma revisão contínua da matéria dada.


Meios
 de interação

Blog- https:// vocenara.blogspot.com
e-mail para a devolução das atividades: portuguesra@gmail.com
whattsap: grupo de cada 9º ano


Como esta interação deve acontecer?


Através do e-mail e whattsap os alunos podem enviar as dúvidas e esclarecimentos que necessitarem, no whatts os pais e alunos podem conversar comigo no meu número particular, se acharem necessário.


Como devo enviar minhas atividades?


Enviar as atividades por e-mail e pelo whattsap.

Como será o critério de avaliação?


Cada atividade enviada vale pontos para a composição da média final do bimestre. Os pontos são dados de acordo com dificuldade da  matéria. Neste bimestre, quando eu postar a lição colocarei o valor dos pontos. É importante que assistam as aulas do Centro de Mídias.


Informações adicionais ao aluno


Os alunos devem enviar as atividades semanalmente, não deixar acumular. No 2º bimestre, muitos alunos não enviaram todas as atividades, lembro a todos que devem estipular uma rotina de estudos, pois se estivessem nas aulas presenciais, teriam que ir para a escola todas as manhãs. Sempre que necessitarem me enviem mensagem, estou à disposição de todos.
CUIDE DE VOCÊ E SUA FAMÍLIA E FIQUEM BEM



PONTUAÇÃO

  A PONTUAÇÃO É A UTILIZAÇÃO DE SINAIS GRÁFICOS PARA AUXILIAR A
COMPREENSÃO DA LEITURA. OS SINAIS DE PONTUAÇÃO SÃO:

· (.) PONTO FINAL: QUE APONTA O FINAL DE UMA FRASE,ORAÇÃO OU PERÍODO.

· (,) VÍRGULA: INDICA UMA PAUSA NA LEITURA.

· (;) PONTO-E-VÍRGULA: APONTA UMA PAUSA MAIOR QUE UMA VÍRGULA.

· (:) DOIS PONTOS: É USADO PARA INICIAR UMA EXPLICAÇÃO.

· (?) PONTO DE INTERROGAÇÃO: É COLOCADO NO FINAL DA FRASE E INDICA UMA PERGUNTA.

· (!) PONTO DE EXCLAMAÇÃO: MOSTRA ESPANTO, ADMIRAÇÃO, SURPRESA, ETC.

· ( – ) TRAVESSÃO: USAMOS NO INICIO DE DIÁLOGOS OU PARA DESTACAR PARTES DE UMA FRASE.


EXERCÍCIOS


 

1) PONTUE AS FRASES ABAIXO ADEQUADAMENTE:

A) MARIA E JOANA FORAM AO TEATRO
B) CAMILA COMPROU UMA CALÇA UMA BLUSA E UMA SANDÁLIA
C) QUE DIA É HOJE
D) OLHA QUE CARRO LINDO
E) MAMÃE DISSE
VOCÊ JÁ JANTOU
F) QUE FILME MARAVILHOSO
G) NÃO VOU AO CINEMA
H) CARLOS VENHA ALMOÇAR


2) COMPLETE O TEXTO ABAIXO COM A PONTUAÇÃO CORRETA:

MEU AMIGO LANÇA FORA ALEGREMENTE O JORNAL QUE ESTÁ LENDO E DIZ
CHEGA HOUVE UM DESASTRE DE TEM NA FRANÇA UM ACIDENTE DE MINA NA INGLATERRA UM SURTO DE PESTE NA ÍNDIA
VOCÊ ACREDITA NISSO QUE OS JORNAIS DIZEM SERÁ O MUNDO ASSIM UMA BOLA CONFUSA ONDE ACONTECEM UNICAMENTE DESASTRES E DESGRAÇAS
NÃO OS JORNAIS É QUE FALSIFICAM A IMAGEM DO MUNDO


3) Como você pontuaria esse texto se fosse .

  Esse presente é para meu neto não para minha neta também não penso em dá-lo para Renata minha melhor amiga não é para meu filho jamais será dado para minha nora Elisa

a)    Se você fosse o neto

b)    Se você fosse a neta

c)    Se você fosse Renata

d)    Se você fosse o filho

e)    Se você fosse Elisa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS