Nova atividade do 3º bimestre - Gênero textual - Reportagem
Data da entrega: até 20/08/2020
e-mail para devolução: portuguesra@gmail.com
Não acumulem as lições, procurem entregá-las dentro da data, assistam as aulas do Centro de Mídias que são todas as terças, quintas e sextas às 15:30.
Plano de aula não presencial
EE Rodrigues Alves
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Professor: Márcia Ito
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Disciplina:Língua Portuguesa
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Classes: 9 A,B,C,D
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Data: 10 a 14/08
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Objetivo da aula: Compreender
textos de gêneros variados – . Compreender o que é uma reportagem
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Habilidade da aula: EF89LP33A – Analisar
texto de opinião, notícias,reportagens, charges)
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Conteúdo da aula:
Interpretação do texto: Namoro
precoce entre jovens gera discussão entre pais e filhos.
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Data da entrega: até 20/08/2020
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E mail onde o aluno deverá
entregar a atividade:
portuguesra@gmail.com
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REPORTAGEM
A Reportagem é um gênero
textual não literário, considerado um texto jornalístico veiculado pelos meios
de comunicação: jornais, revistas, televisão, internet, rádio, dentre outros. O
repórter é a pessoa que está incumbida de apresentar a reportagem, a qual
aborda temas da sociedade em geral. Classificação A Reportagem é um tipo de
texto que tem o intuito de informar ao mesmo tempo que prevê criar uma opinião
nos leitores, portanto ela possui uma função social muito importante como
formadora de opinião. A Reportagem pode ser um texto expositivo, informativo,
descritivo, narrativo ou opinativo. Desse modo, ela pode tanto se aproximar da
notícia quanto dos artigos opinativos, porém não deve ser confundida com eles.
Expositivo e Informativo porque ele expõe sobre um determinado assunto, com o
intuito principal de informar o leitor. Podem também ser textos descritivos e
narrativos, uma vez que descrevem ações e incluem tempo, espaço e personagens.
E por fim, é um texto opinativo, ou seja, o repórter apresenta juízos de valor
sobre o que está sendo discorrido. Geralmente são textos mais longos,
opinativos e assinados pelos repórteres, enquanto as notícias são textos
relativamente curtos e impessoais que possuem o intuito de somente informar o
leitor de um fato atual ocorrido. Em resumo, podemos dizer que a notícia faz
parte do jornalismo informativo, enquanto as reportagens fazem parte do chamado
jornalismo opinativo. Por esse motivo, a reportagem é um texto que precisa de
mais tempo para ser elaborado pelo repórter, donde se desenvolve um debate
sobre um tema, de modo mais abrangente que a notícia. Estrutura Embora
apresenta uma estrutura similar à da notícia, a reportagem é mais ampla e menos
rígida na estrutura textual e pode incluir as opiniões e interpretações do
autor, entrevistas e depoimentos, análises de dados e pesquisa, causas e
consequências, dados estatísticos, dentre outros. Vale lembrar que a estrutura básica dos
textos jornalísticos é dividida em três partes:
·
Título Principal e Secundário: as reportagens, tal qual as notícias, podem
apresentar dois títulos, um principal e mais abrangente (chamado de Manchete),
e outro secundário (uma espécie de subtítulo) e mais específico.
· Lide:
na linguagem jornalística a Lide corresponde aos primeiros parágrafos dos
textos jornalísticos, os quais devem conter as informações mais importantes que
serão discorridas pelo autor. Portanto, a Lide pode ser considerada uma espécie
de resumo, donde as palavras chave serão apontadas.
· Corpo
do Texto: desenvolvimento do texto, sem perder de vista o que foi apresentado
na Lide. Nessa parte, o repórter reúne todas as informações e as apresenta num
texto coeso e coerente.
Principais Características Segue abaixo as principais
características do gênero reportagem:
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Textos em primeira e terceira pessoa
·
Presença de títulos
· Temas
sociais, políticos, econômicos
·
Linguagem simples, clara e dinâmica
·
Discurso direto e indireto
·
Objetividade e subjetividade
·
Linguagem formal
·
Textos assinados pelo autor
EXERCÍCIO
Namoro precoce entre jovens gera discussão entre pais e filhos
“Toda menina que
enjoa da boneca é o sinal que o amor já chegou ao coração”.
Essa famosa
música de Luiz Gonzaga tem sido uma realidade na vida de muitos adolescentes.
Meninos e meninas entre 12 e 16 anos têm entrado em relacionamentos sérios cada
vez mais cedo. E o dia 12 de junho será o primeiro Dia dos Namorados para
muitos deles.
Laryssa Oliveira,
de 12 anos e Matheus Henrique, de 14 anos, estão juntos há 6 meses. Esse é o
primeiro namoro do casal e consequentemente será a primeira vez que os
pombinhos vão comemorar o Dia dos Namorados. A estudante diz que preferiu
contar
logo para a mãe sobre o início do relacionamento com
Matheus.
“Conheci ele na
igreja que estou frequentando. Começamos a namorar e desde então percebi que
estava rolando alguma coisa entre a gente. Sou bastante próxima da minha mãe e
não quis esconder essa situação dela. Mesmo sendo muito nova, minha mãe aceitou
o namoro e estamos bem juntos, não me arrependo de ter aberto o jogo. Hoje,
namoro em casa e não preciso esconder nada de ninguém”, conta Oliveira.
(Adaptado de http://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2013/06/namoro-precoce-entre-jovens-gera-discussaoentre-
pais-e-filhos.html)
RESPONDA ÀS PERGUNTAS REFERENTES AO TEXTO
1. A palavra precoce
presente no título do texto é um adjetivo. Qual o sentido dela?
2. O que o autor quis dizer com o trecho
da música que inicia o texto? “Toda
menina que enjoa da boneca é o sinal que o amor já chegou ao coração”.
3. Qual foi a atitude da menina logo que
começou a namorar?
4. Onde foi que os namorados conheceram-se?
5. Comente o que você achou da atitude
da Laryssa sobre o namoro.
6. A palavra que inicia o texto “Toda”
poderia ser substituída por qual alternativa abaixo sem erro gramatical ou
mudança de sentido?
a)
Qualquer
b) Mesma
c) Outra
d) Nenhuma
e) Todas
7. De acordo com o texto, qual é a idade
em que jovens começar a namorar sério cada vez mais cedo?
a) Qualquer idade.
b) Com mais de 16 anos.
c) De
12 a 16 anos.
d) De 13 a 17 anos.
e) A partir dos 13 anos.
8. “Conheci ele na igreja que estou
frequentando”. De quem é essa fala?
a) Luiz Gonzaga.
b) Matheus.
c) Henrique.
d)
Laryssa.
e) O autor do texto.
9. A criação deste texto surgiu com a
intenção de publicar o quê?
a) Uma redação escolar.
b) Uma receita de bolo.
c) Um livro com uma história de amor.
d) Uma biografia.
e) Uma
reportgem.
10. Podemos entender que Laryssa e
Matheus costumam se encontrar onde?
a) Somente na escola onde estudam.
b) Na igreja e na escola.
c) Na fazenda do avô de Matheus.
d) Na casa de Laryssa e na escola.
e) Na igreja e na casa de
Laryssa
11. Na sua opinião os adolescentes estão preparados
para assumir um namoro sério? Justifique a sua resposta.
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