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quinta-feira, 13 de agosto de 2020

PROF MÁRCIA - 9ºs A, B, C, D - PORTUGUÊS

Nova atividade do 3º bimestre - Gênero textual - Reportagem
Data da entrega: até 20/08/2020
e-mail para devolução: portuguesra@gmail.com

Não acumulem as lições, procurem entregá-las dentro da data, assistam as aulas do Centro de Mídias que são todas as terças,  quintas e sextas às 15:30.

Plano de aula não presencial
EE Rodrigues Alves
Professor: Márcia Ito
Disciplina:Língua Portuguesa
Classes: 9 A,B,C,D 
Data: 10 a 14/08
Objetivo da aula: Compreender textos de gêneros variados – . Compreender o que é uma reportagem
Habilidade da aula: EF89LP33A – Analisar texto de opinião, notícias,reportagens, charges)

Conteúdo da aula: Interpretação do texto: Namoro precoce entre jovens gera discussão entre pais e filhos.

 Data da entrega: até 20/08/2020
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:
portuguesra@gmail.com                                           



REPORTAGEM


A Reportagem é um gênero textual não literário, considerado um texto jornalístico veiculado pelos meios de comunicação: jornais, revistas, televisão, internet, rádio, dentre outros. O repórter é a pessoa que está incumbida de apresentar a reportagem, a qual aborda temas da sociedade em geral. Classificação A Reportagem é um tipo de texto que tem o intuito de informar ao mesmo tempo que prevê criar uma opinião nos leitores, portanto ela possui uma função social muito importante como formadora de opinião. A Reportagem pode ser um texto expositivo, informativo, descritivo, narrativo ou opinativo. Desse modo, ela pode tanto se aproximar da notícia quanto dos artigos opinativos, porém não deve ser confundida com eles. Expositivo e Informativo porque ele expõe sobre um determinado assunto, com o intuito principal de informar o leitor. Podem também ser textos descritivos e narrativos, uma vez que descrevem ações e incluem tempo, espaço e personagens. E por fim, é um texto opinativo, ou seja, o repórter apresenta juízos de valor sobre o que está sendo discorrido. Geralmente são textos mais longos, opinativos e assinados pelos repórteres, enquanto as notícias são textos relativamente curtos e impessoais que possuem o intuito de somente informar o leitor de um fato atual ocorrido. Em resumo, podemos dizer que a notícia faz parte do jornalismo informativo, enquanto as reportagens fazem parte do chamado jornalismo opinativo. Por esse motivo, a reportagem é um texto que precisa de mais tempo para ser elaborado pelo repórter, donde se desenvolve um debate sobre um tema, de modo mais abrangente que a notícia. Estrutura Embora apresenta uma estrutura similar à da notícia, a reportagem é mais ampla e menos rígida na estrutura textual e pode incluir as opiniões e interpretações do autor, entrevistas e depoimentos, análises de dados e pesquisa, causas e consequências, dados estatísticos, dentre outros.        Vale lembrar que a estrutura básica dos textos jornalísticos é dividida em três partes:
· Título Principal e Secundário: as reportagens, tal qual as notícias, podem apresentar dois títulos, um principal e mais abrangente (chamado de Manchete), e outro secundário (uma espécie de subtítulo) e mais específico.
· Lide: na linguagem jornalística a Lide corresponde aos primeiros parágrafos dos textos jornalísticos, os quais devem conter as informações mais importantes que serão discorridas pelo autor. Portanto, a Lide pode ser considerada uma espécie de resumo, donde as palavras chave serão apontadas.
· Corpo do Texto: desenvolvimento do texto, sem perder de vista o que foi apresentado na Lide. Nessa parte, o repórter reúne todas as informações e as apresenta num texto coeso e coerente.
Principais Características Segue abaixo as principais características do gênero reportagem:
· Textos em primeira e terceira pessoa
· Presença de títulos
· Temas sociais, políticos, econômicos
· Linguagem simples, clara e dinâmica
· Discurso direto e indireto
· Objetividade e subjetividade
· Linguagem formal
· Textos assinados pelo autor

EXERCÍCIO


Namoro precoce entre jovens gera discussão entre pais e filhos 



  “Toda menina que enjoa da boneca é o sinal que o amor já chegou ao coração”.
   Essa famosa música de Luiz Gonzaga tem sido uma realidade na vida de muitos adolescentes. Meninos e meninas entre 12 e 16 anos têm entrado em relacionamentos sérios cada vez mais cedo. E o dia 12 de junho será o primeiro Dia dos Namorados para muitos deles.                       
   Laryssa Oliveira, de 12 anos e Matheus Henrique, de 14 anos, estão juntos há 6 meses. Esse é o primeiro namoro do casal e consequentemente será a primeira vez que os pombinhos vão comemorar o Dia dos Namorados. A estudante diz que preferiu contar
logo para a mãe sobre o início do relacionamento com Matheus.
  “Conheci ele na igreja que estou frequentando. Começamos a namorar e desde então percebi que estava rolando alguma coisa entre a gente. Sou bastante próxima da minha mãe e não quis esconder essa situação dela. Mesmo sendo muito nova, minha mãe aceitou o namoro e estamos bem juntos, não me arrependo de ter aberto o jogo. Hoje, namoro em casa e não preciso esconder nada de ninguém”, conta Oliveira.
(Adaptado de http://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2013/06/namoro-precoce-entre-jovens-gera-discussaoentre-
pais-e-filhos.html)

RESPONDA ÀS PERGUNTAS REFERENTES AO TEXTO 

1. A palavra precoce presente no título do texto é um adjetivo. Qual o sentido dela?


2. O que o autor quis dizer com o trecho da música que inicia o texto?  “Toda menina que enjoa da boneca é o sinal que o amor já chegou ao coração”.


3. Qual foi a atitude da menina logo que começou a namorar?


4. Onde foi que os namorados conheceram-se?


5. Comente o que você achou da atitude da Laryssa sobre o namoro.

6. A palavra que inicia o texto “Toda” poderia ser substituída por qual alternativa abaixo sem erro gramatical ou mudança de sentido?
a) Qualquer
b) Mesma
c) Outra
d) Nenhuma
e) Todas

7. De acordo com o texto, qual é a idade em que jovens começar a namorar sério cada vez mais cedo?

a) Qualquer idade.
b) Com mais de 16 anos.
c) De 12 a 16 anos.
d) De 13 a 17 anos.
e) A partir dos 13 anos.

8. “Conheci ele na igreja que estou frequentando”. De quem é essa fala?

a) Luiz Gonzaga.
b) Matheus.
c) Henrique.
d) Laryssa.
e) O autor do texto.

9. A criação deste texto surgiu com a intenção de publicar o quê?

a) Uma redação escolar.
b) Uma receita de bolo.
c) Um livro com uma história de amor.
d) Uma biografia.
e) Uma reportgem.

10. Podemos entender que Laryssa e Matheus costumam se encontrar onde?

a) Somente na escola onde estudam.
b) Na igreja e na escola.
c) Na fazenda do avô de Matheus.
d) Na casa de Laryssa e na escola.
e) Na igreja e na casa de Laryssa

11. Na sua opinião os adolescentes estão preparados para assumir um namoro sério? Justifique a sua resposta.

12. Você agiria como Laryssa, contaria sobre o namoro aos seus pais, dê a sua opinião sobre isso.

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