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segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Planejamento 1º bimestre EJA
Nome da Disciplina Geografia
Nome do professor cláudio
classes 1me/ 1mf
03/08 a16/10

Quando serão postadas as atividades?
Todas as atividades serão postadas no blog da escola até sexta-feira da semana anterior à sua execução. Observação: atividades semanais.

Quais serão nossos meios de interação?

Blog – https:// vocenara.blogspot.com/?m+1
Material complementar página Facebook Virtua professor Claudio - @claudioteacher (Página disponibilizada em qualquer horário do dia)
Aulas do Centro de Mídias de SP (Horário determinado pela Secretaria da Educação)


Como esta interação deve acontecer?


Os alunos deverão ler os textos no blog da escola e acessar as video aulas publicadas na respectiva página do Facebook pois elas são complementares aos textos publicados (Tenho notado que poucos alunos tem acessado a página nas ultimas semanas).

Como devo enviar minhas atividades?


As atividades deverão ser enviadas para o meu e-mail institucional claudiogoncalves@professor.educacao.sp.gov.br
Deverão ser entregues na data indicada no plano de aula. Se ocorrer atraso da entrega, favor justificar no respectivo e-mail.

Como será o critério de avaliação?


Todas as atividades terão igual valor (1 ponto). Portanto a avaliação será somativa. O restante da nota será composta pela participação e empenho do aluno.

Informações adicionais ao aluno


Os alunos deverão ler todos os textos publicados com muita atenção e assistir todas as aulas da página do Facebook. Poderão fazer comentários e perguntas na página. Sempre que possível, pesquisar na internet os assuntos da semana para enriquecer o conhecimento.
Bom bimestre para todos vocês!

Reflexão
Reflexão

Superar os nossos fracassos e os momentos difíceis da vida é sempre um aprendizado, difícil, mais a gente supera e vamos vivendo a vida ao nosso modo, com nossos valores, transformando a nossa vida passo a passo, dia após dia. Superar o fácil não tem mérito, é obrigação; vencer o difícil é glorificante, pense nisso!



Plano de aula não presencial
EE Rodrigues Alves
Professor: Cláudio
Disciplina: Geografia
Classes: 1os E e F (EJA)
Data: 03 a 07 de Agosto
Objetivo da aula: Compreender como ocorre o processo de confecção de um mapa.
Habilidade da aula: Interpretar o mapa segundo os elementos que o compõem, considerando projeção, escala, métricas e linguagem.

Conteúdo da aula: Elementos que compõem um mapa

 

Roteiro da atividade:
Leia o texto com atenção e responda qual é a importância de cada elemento que compõe um mapa.
Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:
Vídeos complementares na página do facebook Virtua professor Claudio - @claudioteacher

Data da entrega:17 de Agosto
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:
claudiogoncalves@professor.educacao.sp.gov.br


Elementos que compõem um mapa


Os mapas, como sabemos, formam um importante meio de comunicação, pois são os instrumentos utilizados para a representação de um dado local no espaço, transmitindo não só a localização, mas também as características diversas e previamente selecionadas sobre o lugar em questão. Por isso, existem diversos mapas temáticos, que abordam os elementos naturais e humanos do espaço geográfico.
Dessa forma, para facilitar a leitura e melhor transmitir as informações, existem alguns itens que são de extrema importância para que o cartograma seja mais facilmente lido: trata-se dos elementos que compõem um mapa, aqueles que estão presentes na maioria dos mapas produzidos, servindo como instrumentos de leitura e análise.
Os elementos que compõem um mapa, ou seja, as partes obrigatórias dos mapas, são: o título (e, às vezes, o subtítulo), as legendas, a escala, a orientação e a projeção cartográfica utilizada para a produção do referido documento.
título do mapa indica o tema ou assunto, bem como informações gerais como localidade, tempo (em caso de mapas históricos ou com precisão temporal necessária), além de qualquer outro tipo de informação que possa ser relevante para a compreensão daquilo que está sendo representado. É a primeira coisa que uma pessoa deve observar ao ler um mapa.
legenda, por sua vez, é a especificação do significado atribuído aos símbolos presentes nos mapas. Esses podem apresentar-se em forma de ícones, cores, áreas, entre outras formas de representação. Alguns exemplos são clássicos, como um avião utilizado para representar um aeroporto, o azul utilizado para designar água ou curso d'água, além do verde utilizado na indicação de uma área de vegetação.
orientação cartográfica indica os pontos cardeais que são necessários para que o leitor tenha uma correta noção da posição relativa da área indicada no mapa. Geralmente, ela apresenta-se nos mapas com uma seta apontando para o norte (N), mas também pode ser indicada por uma rosa dos ventos.
escala, outro importante elemento, é a proporção matemática entre a área real e a sua respectiva representação cartográfica. Existem dois tipos de escala, a numérica e a gráfica, ambas presentes no exemplo do mapa acima.
Já a projeção cartográfica, geralmente indicada no mapa pelo seu nome (no exemplo acima é uma projeção ortográfica), é a forma ou a base cartográfica que o autor do mapa utilizou para representar uma parte da Terra, que é esférica, em um plano. Assim, o autor deve sempre escolher o tipo de projeção cartográfica que menos prejudicar o seu trabalho em termos de distorções do espaço representado.
Agora que conhecemos melhor os elementos que compõem um mapa, temos uma maior noção sobre as suas respectivas funções, o que nos ajuda a interpretar conceitos e documentos cartográficos com uma maior facilidade.
Atividade
Leia o texto com atenção e responda qual é a importância de cada elemento que compõe um mapa.

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