Educação Física – 7° ano A – B – C – D Profa. Maria José
3° bimestre – atividade 1 21/08/2020
Olá turma, vamos iniciar as atividades de Educação Física do 3° bimestre.
Vocês poderão entregar essa atividade até 15/09/2020
Pelo meu whatsapp 11 959944293 ou e-mail: mari_jo_ic@ymail.com
Bons estudos!
ESPORTES TÉCNICO-COMBINATÓRIOS
São aqueles em que a comparação do desempenho está centrada na beleza plástica (dimensão estética) e no grau de dificuldade (dimensão acrobática) do movimento.
Dentre os muitos podemos citar: Salto Ornamental, Nado Sincronizado, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Patinação no Gelo, Manobras no Skate, etc.
Perguntas:
1. Você já praticou algum tipo de ginástica anteriormente? Qual?
2. Se sim, onde praticou?
3. Em algum momento da sua vida você realizou movimentos envolvendo: equilíbrio, saltos, giros, acrobacias, com ou sem o uso de materiais? (não necessariamente ginástica)
4. Você já experimentou alguma vivência coreográfica? Conte mais sobre isso.
5. Escolha um (ou mais) esporte técnico-combinatório que você já vivenciou ou aprecia assistir e diga por que o escolheu. (é necessário falar sobre ao menos um)
Leia o texto a seguir:
Ginástica Rítmica
A ginástica rítmica, (ou GRD), é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade, que são: corda, arco, bola, maças e a fita.
Praticada por mulheres, possui uma prática masculina surgida no Japão. Pode ser iniciada em média aos seis anos. As competições são individuais ou em conjunto. Seus eventos são realizados sempre sobre um tablado e seu tempo de realização varia entre 75 segundos, para as provas individuais, e 150 para as provas coletivas.
A ginástica rítmica desenvolve harmonia, graça e beleza em movimentos criativos, traduzidos em expressões através da combinação musical, teatral e técnica que transmite, acima de tudo, satisfação estética aos que a assistem.
Surgida através dos estudos de Rousseau, assim como as demais modalidades, transformou-se durante o passar dos anos, sempre ligada à dança e à musicalidade, até chegar à União Soviética, onde se desenvolveu como prática desportiva, e à Alemanha, onde ganhou os aparelhos conhecidos hoje.
(Fonte: Wikipédia).
Vamos fazer uma pesquisa sobre a G.R.
A pesquisa poderá ser enriquecida com textos, imagens e até desenhos sobre o esporte.
(Para auxiliar sua atividade, recomendamos o site oficial do Comitê Olímpico
do Brasil (COB). Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB). Ginástica Rítmica.
Disponível em: <https://www.cbginastica.com.br/ginastica-ritmica>.
Escolha dois temas e faça sua pesquisa:
Tema 1 – Os principais gestos técnicos e movimentos da Ginástica
Rítmica: Quais são eles? Quais são as suas características? Como
devem ser realizados? Qual é a relação dos gestos com a música?
Quais aparelhos são utilizados?
Tema 2 – As regras específicas que compõem a Ginástica Rítmica:
Quais são os tipos de competição e de categorias existentes? Qual é
o local de treino e de competição?
Tema 3 – Os elementos/aparelhos que caracterizam a Ginástica
Rítmica: Quais são? Qual é a vestimenta utilizada?
Tema 4 – A valorização dos aspectos artísticos na Ginástica Rítmica.
Tema 5 – Como a Ginástica Rítmica tornou-se um Esporte Olímpico?
Envie as respostas á caneta, legíveis, ou digitadas. Agradeço.
Espero que todos estejam bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário