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segunda-feira, 31 de agosto de 2020

2° EJA - Plano de Aula e Atividade de Química - Prof. César - 31/08 a 04/09


Olá meus queridos alunos, tudo bem com vocês? Espero que todos estejam muito bem e se cuidando bastante. Segue o plano de aula e a atividade de Química, que deve ser feita e encaminhada por email até 14/08/2020. Um grande abraço, saudades de todos. Prof. César !

 Plano de aula não presencial
EE Rodrigues Alves
Professor: César R. Geraldo
Disciplina: Química
Classes: 2°MD, 2°ME, 2°MF, 2°MG, 2°MH
Data: 31de agosto a 04 de setembro
Objetivo da aula: Conceito de dissociação iônica e de ionização e a extensão das transformações químicas.
Habilidade da aula: Identificar reações de neutralização entre ácidos fortes e bases fortes como reações entre H+ e OH; Relacionar o conceito de pH com as ideias de Arhenius.
Conteúdo da aula:Funções inorgânicas – Ácidos e bases.
Roteiro da atividade: O(a) aluno (a) deverá rever os conceitos abordados em sala de aula, depois assistir os vídeos sugeridos abaixo e finalizar respondendo as questões da atividade elaborada pelo professor.

Links para vocês assistirem sobre os conteúdos abordados na atividade:
https://www.youtube.com/watch?v=7gHHpgA4CtA
https://www.youtube.com/watch?v=FzClnCk3QQ8
https://www.youtube.com/watch?v=_pv7ZCZwDUM

Data da entrega:14/09/2020
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:




                      ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES ALVES


ATIVIDADE AVALIATIVA DE QUÍMICA – 1º Bimestre

nOME DO ALUNO: ________________________      Professor: CÉSAR R. GERALDO



 


No

2° ___ EJA    Nº: ____  Prazo: Entregar até 14 /04/ 2020  


Olá meus queridos alunos! Para vocês fazerem essa atividade, segue alguns links para vocês assistirem, os quais ajudaram vocês para sua realização. Um grande abraço............. Prof. César

Links:
https://www.youtube.com/watch?v=7gHHpgA4CtA
https://www.youtube.com/watch?v=FzClnCk3QQ8
https://www.youtube.com/watch?v=_pv7ZCZwDUM


QUESTÕES:

1°) Na BR-381, na região central de Minas Gerais, houve um acidente com uma carreta que transportava H2SO4. Devido ao acidente, ocorreu o vazamento do material transportado atingindo o Rio Piracicaba. A água desse rio, na região do acidente, apresentou-se:
a) neutra, pela ionização do ácido na água.   
b) ácida, pela ionização do ácido na água.   
c) ácida, pela neutralização da água.   
d) básica, pela neutralização da água.   
e) básica, pela dissociação da base na água.                                                                     



2°) Um estudante de química obteve uma solução indicadora ácido-base, triturando no liquidificador algumas folhas de repolho roxo com água. Em seguida, ele dividiu a solução obtida em três tubos de ensaio (A, B e C) e no primeiro tubo adicionou uma pequena quantidade de vinagre (solução de ácido acético); no segundo alguns cristais de soda cáustica (NaOH) e no terceiro alguns cristais de sal para churrasco (NaCl) obtendo o resultado conforme mostra o quadro:

Tubo de ensaio
Substância adicionada
Coloração inicial
Coloração final
A
Vinagre
Roxa
Vermelha
B
Soda cáustica
Roxa
Verde
C
Sal para churrasco
Roxa
Roxa

Se o estudante realizar outro experimento adicionando no tubo A, KOH no B, HNO3  e no C, KNO3 contendo a solução inicial extraída do repolho roxo, a coloração final, respectivamente será:
a) roxa, verde, roxa.   
b) roxa, vermelha, verde.   
c) verde, roxa, vermelha.   
d) vermelha, verde, roxa.   
e) verde, vermelha, roxa.   



3°) A água pura e o ácido clorídrico puro são péssimos condutores de corrente elétrica. Explique como uma solução diluída de ácido clorídrico em água pode ser boa condutora de corrente elétrica.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

4°) A cal extinta ou cal apagada (Ca(OH)2) é muito utilizada em construções de alvenaria (tijolo) para formar uma pasta que misturada à areia e ao cimento seca fazendo com que a parede de tijolos não caia. A maioria dos trabalhadores de construção civil não utiliza luvas para proteger as mãos após o manuzeio da argamassa de cal. Se a pessoa ficar muito tempo com resíduos de cal na mão, isto faz com que as mãos fiquem ressecadas; isto ocorre devido a uma reação química que remove a oleosidade da pele. Após um dia de trabalho é muito comum o profissional, mesmo após lavar as mãos, estar com elas toda cheia de resíduos de cal, que continua removendo a oleosidade remanescente. Para neutralizar esta cal da mão lavada, das substâncias a seguir o profissional poderá utilizar:
a) vinagre.    
b) bicarbonato de sódio.   
c) pasta de dente.   
d) sal de cozinha.   
e) amido de milho.   

5°) Para se descascarem facilmente camarões, uma boa alternativa é fervê-los rapidamente em água contendo suco de limão. Sabendo-se que a casca de camarão possui carbonato de cálcio, é provável que o suco de limão possa ser substituído pelos seguintes produtos, EXCETO:
a) vinagre.   
b) suco de laranja.   
c) ácido ascórbico (vitamina C).   
d) bicarbonato de sódio.   
e) nenhuma das anteriores.


6°) Ácidos, bases e sais fazem parte de nossa vida. Estão presentes nos líquidos dos organismos vivos, nos processos industriais e até em diversos acidentes que afetam o meio ambiente. Sobre esses tipos de substâncias químicas foram feitas as afirmações que seguem. Coloque V(verdadeiro) ou F (falso) para cada afirmação abaixo:
(    ) A hiperacidez estomacal (azia) é reduzida de forma segura pela ingestão de pastilhas de Mg(OH)2.   

(     ) No rótulo de certa água mineral amplamente comercializada em Maceió, lê-se que o valor do pH é 4,5. Logo, essa água mineral é fortemente alcalina.   

(    ) Indicadores ácido-base são substâncias que mudam de cor conforme o pH do meio em que se encontram. Um exemplo de indicador ácido-base é o cloreto de sódio (NaCℓ).   

(   ) Um exemplo de substância de caráter básico frequentemente utilizada na construção civil é a cal hidratada [Ca(OH)2].


7°) Abaixo existem fórmulas de alguns ácidos e algumas bases. Complete e balanceie as equações a seguir, dizendo qual é o tipo de reação (ionização ou dissociação iônica).

a) H2SO4 (aq) ®

b) H3PO4 (aq) ®

c) NH4OH (aq) ®

d) Fe(OH)2 (aq) ®


8°) Escreva a fórmula e o nome dos ácidos correspondentes aos ânions:

a) AlO2  : aluminato ®

b) ClO   : hipoclorito ®

c) S2- : sulfeto ®

d) Cr2O72- : dicromato ®                                                                           

                                                                                                                BOM TRABALHO!


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