Olá meus queridos alunos, tudo bem com vocês? Espero que todos estejam muito bem e se cuidando bastante. Segue o plano de aula e a atividade de Química, que deve ser feita e encaminhada por email até 14/08/2020. Um grande abraço, saudades de todos. Prof. César !
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Plano de aula não presencial
EE
Rodrigues Alves
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Professor: César R. Geraldo
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Disciplina: Química
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Classes: 2°MD, 2°ME, 2°MF,
2°MG, 2°MH
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Data: 31de agosto a 04 de
setembro
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Objetivo da aula: Conceito de dissociação iônica e de ionização e a extensão
das transformações químicas.
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Habilidade da aula: Identificar
reações de neutralização entre ácidos fortes e bases fortes como reações
entre H+ e OH– ; Relacionar o conceito de pH com as
ideias de Arhenius.
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Conteúdo da aula:Funções
inorgânicas – Ácidos e bases.
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Roteiro da atividade: O(a)
aluno (a) deverá rever os conceitos abordados em sala de aula, depois
assistir os vídeos sugeridos abaixo e finalizar respondendo as questões da
atividade elaborada pelo professor.
Links para vocês assistirem sobre os conteúdos
abordados na atividade:
https://www.youtube.com/watch?v=7gHHpgA4CtA
https://www.youtube.com/watch?v=FzClnCk3QQ8
https://www.youtube.com/watch?v=_pv7ZCZwDUM
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Data da entrega:14/09/2020
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E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:
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ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES ALVES
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No
2° ___ EJA Nº: ____ Prazo: Entregar até 14 /04/ 2020
Olá meus queridos alunos! Para vocês fazerem essa atividade, segue
alguns links para vocês assistirem, os quais ajudaram vocês para sua
realização. Um grande abraço............. Prof. César
Links:
https://www.youtube.com/watch?v=7gHHpgA4CtA
https://www.youtube.com/watch?v=FzClnCk3QQ8
https://www.youtube.com/watch?v=_pv7ZCZwDUM
QUESTÕES:
1°) Na BR-381, na região central de
Minas Gerais, houve um acidente com uma carreta que transportava H2SO4. Devido ao acidente, ocorreu o vazamento do material
transportado atingindo o Rio Piracicaba. A água desse rio, na região do
acidente, apresentou-se:
a) neutra, pela ionização do ácido na água.
b) ácida, pela ionização do ácido na água.
c) ácida, pela neutralização da água.
d) básica, pela neutralização da água.
e) básica, pela dissociação da base na água.
2°) Um
estudante de química obteve uma solução indicadora ácido-base, triturando no
liquidificador algumas folhas de repolho roxo com água. Em seguida, ele dividiu
a solução obtida em três tubos de ensaio (A, B e C) e no primeiro tubo
adicionou uma pequena quantidade de vinagre (solução de ácido acético); no
segundo alguns cristais de soda cáustica (NaOH) e no terceiro alguns
cristais de sal para churrasco (NaCl) obtendo o resultado
conforme mostra o quadro:
Tubo de ensaio
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Substância adicionada
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Coloração inicial
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Coloração final
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A
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Vinagre
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Roxa
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Vermelha
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B
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Soda cáustica
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Roxa
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Verde
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C
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Sal para churrasco
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Roxa
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Roxa
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Se
o estudante realizar outro experimento adicionando no tubo A, KOH no B, HNO3 e no C, KNO3 contendo a solução inicial extraída do repolho roxo, a coloração final,
respectivamente será:
a) roxa, verde, roxa.
b) roxa, vermelha,
verde.
c) verde, roxa,
vermelha.
d) vermelha, verde,
roxa.
e) verde, vermelha,
roxa.
3°) A água pura e o ácido
clorídrico puro são péssimos condutores de corrente elétrica. Explique como uma
solução diluída de ácido clorídrico em água pode ser boa condutora de corrente
elétrica.
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4°) A cal extinta ou cal apagada (Ca(OH)2)
é muito utilizada em construções de alvenaria (tijolo) para formar uma pasta
que misturada à areia e ao cimento seca fazendo com que a parede de tijolos não
caia. A maioria dos trabalhadores de construção civil não utiliza luvas para
proteger as mãos após o manuzeio da argamassa de cal. Se a pessoa ficar muito
tempo com resíduos de cal na mão, isto faz com que as mãos fiquem ressecadas;
isto ocorre devido a uma reação química que remove a oleosidade da pele. Após
um dia de trabalho é muito comum o profissional, mesmo após lavar as mãos,
estar com elas toda cheia de resíduos de cal, que continua removendo a
oleosidade remanescente. Para neutralizar esta cal da mão lavada, das
substâncias a seguir o profissional poderá utilizar:
a) vinagre.
b) bicarbonato de sódio.
c) pasta de dente.
d) sal de cozinha.
e) amido de milho.
5°) Para se descascarem facilmente
camarões, uma boa alternativa é fervê-los rapidamente em água contendo suco de
limão. Sabendo-se que a casca de camarão possui carbonato de cálcio, é provável
que o suco de limão possa ser substituído pelos seguintes produtos, EXCETO:
a) vinagre.
b) suco de laranja.
c) ácido ascórbico (vitamina C).
d) bicarbonato de sódio.
e) nenhuma das anteriores.
6°) Ácidos, bases e sais fazem parte de nossa
vida. Estão presentes nos líquidos dos organismos vivos, nos processos
industriais e até em diversos acidentes que afetam o meio ambiente. Sobre esses
tipos de substâncias químicas foram feitas as afirmações que seguem. Coloque
V(verdadeiro) ou F (falso) para cada afirmação abaixo:
( ) A hiperacidez estomacal
(azia) é reduzida de forma segura pela ingestão de pastilhas de Mg(OH)2.
( ) No rótulo de certa água
mineral amplamente comercializada em Maceió, lê-se que o valor do pH é 4,5.
Logo, essa água mineral é fortemente alcalina.
( ) Indicadores ácido-base
são substâncias que mudam de cor conforme o pH do meio em que se encontram. Um
exemplo de indicador ácido-base é o cloreto de sódio (NaCℓ).
( ) Um exemplo de
substância de caráter básico frequentemente utilizada na construção civil é a
cal hidratada [Ca(OH)2].
7°) Abaixo existem fórmulas de alguns ácidos e
algumas bases. Complete e balanceie as equações a seguir, dizendo
qual é o tipo de reação (ionização ou dissociação iônica).
a) H2SO4 (aq) ®
b) H3PO4 (aq) ®
c) NH4OH (aq) ®
d) Fe(OH)2 (aq) ®
8°) Escreva a fórmula e o nome dos ácidos
correspondentes aos ânions:
a) AlO2
– : aluminato ®
b) ClO – : hipoclorito ®
c) S2- : sulfeto ®
d) Cr2O72-
: dicromato ®
BOM TRABALHO!
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