Bom dia a todos!!
Falamos nas últimas aulas sobre as figuras de linguagem, ou seja, sobre o sentido figurado das palavras. Isso também tem sido abordado no Centro de Mídias, e na aula passada eles demonstraram as figuras de linguagem dentro das charges. Por causa disso, acho que é o momento de falarmos das Histórias em Quadrinhos - um assunto muito legal! Com as HQs (Histórias em Quadrinhos), podemos aprender muitas coisas da língua portuguesa.
Então, vamos para o livro: página 76.
À página 76 do nosso livro, temos uma história com a Turma da Mônica. Mas... vejam que os personagens estão diferentes! Está assim de propósito; estes quadrinhos foram feitos por Benett para homenagear o autor da Turma da Mônica: Maurício de Souza.
Mesmo com as diferenças, com certeza, vocês reconhecerão cada uma das personagens por causa das suas características. Não é interessante?
Bom... Primeira tarefa: leiam os quadrinhos da página 76.
Segunda tarefa: respondam as questões da página 77: 2, 3, 4, 5 e 6.
À página 78, há duas tirinhas.
A primeira tirinha é da Mafalda. Leiam e respondam as questões 7, 8 e 9.
A segunda tirinha é do Cebolinha e da Mônica. Leiam e respondam a questão 10 (a, b e c).
LEIA COM ATENÇÃO: Vejam que os balões, nas HQs, podem aparecer em diferentes formatos. A voz do narrador, geralmente, aparece fora dos balões.
Outro recurso é o destaque de palavras. As palavras podem aparecer em negrito, podem ter diferentes formatos, tamanhos e cores, pois há o objetivo de expressar emoções, entonação e outras características da fala.
O último quadrinho da página 78 fala dos recursos gráficos que podem indicar os movimentos corporais das personagens. Por favor, leiam com atenção este quadrinho e copiem-no no caderno.
Continuaremos a falar das HQs nas nossas próximas aulas. Ok?
Precisamos retomar as CLASSES GRAMATICAIS.
Já vimos o Substantivo. Hoje, começarei a falar para vocês sobre o Adjetivo.
Vamos lá:
Adjetivo é a palavra que indica qualidade, estado ou característica dos seres.
Os adjetivos podem deixar o nosso texto muito melhor! Pode deixar muito mais claro tudo o que falamos, pois quando descrevemos bem, dando características, as pessoas entendem melhor o que estamos dizendo.
Veja o exemplo:
O canguru é forte, grande, cauteloso, esperto.
Perceberam as características dadas ao canguru? As palavras em negrito são os adjetivos.
Como já tem bastante tarefas para esta semana, passarei apenas dois exercícios para fixar o que falei sobre o adjetivo. Logo, retomaremos este assunto!
1. Substitua os termos destacados pelos adjetivos equivalentes, conforme o modelo:
trabalho de escola: trabalho escolar
a) seleção do Brasil:
b) rosto de anjo:
c) choque de frente:
d) erros de gramática:
e) pesquisa de geografia:
f) atitudes de criança:
g) vaso da China:
2) "Aquele homem feroz tem um cachorro manso."
a) Reescreva os adjetivos presentes na oração acima.
b) Passe a oração para o feminino.
Me enviem as atividades no grupo do WhatsApp ou no e-mail:
nelizabete@prof.educacao.sp.gov.br
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário