Bom dia!
Nas últimas semanas, falamos sobre o substantivo. Não se esqueçam: substantivo é o nome das coisas: dos objetos, das pessoas, dos animais, das cidades, dos bairros... Pois tudo tem nome, não é? E desde que nascemos, aprendemos os nomes das coisas ao nosso redor.
Bom, hoje quero falar com vocês sobre os assuntos das últimas aulas do Centro de Mídias. Gostaria que vocês assistissem às aulas do Centro de Mídias. Ok? Porque eu procuro sempre reforçá-las aqui. As aulas têm sido bem legais! Costumam ser às terças, às 9h00. Vou falar das duas últimas.
No dia 23/06, a aula foi sobre enigmas. O que é um enigma mesmo?...
(...) Peço que pensem...
Sim! Enigma está relacionado a alguma coisa que temos que adivinhar. O assunto da aula do dia 23 foi FIGURAS DE LINGUAGEM. O que são figuras de linguagem?
Figura de linguagem é a linguagem figurada das palavras. Já falamos sobre isso em nossas aulas por aqui. Lembram quando falamos do dicionário? O dicionário, como vocês já sabem, é o livro onde encontramos os significados das palavras: podemos pesquisar nele sempre que não sabemos o significado de alguma palavra, certo?
Porém... as palavras podem adquirir novos significados, diferentes dos significados do dicionário. Muitas vezes, só vamos entender o significado de uma palavra dentro da frase, ou seja, dentro do contexto. Fizemos alguns exercícios sobre isso. Quem não se lembra, pode dar uma passada nas aulas anteriores que estão aqui no blog.
As figuras de linguagem nos ajudam a entender esses significados especiais das palavras. É quando dizemos: "A palavra está no seu sentido figurado".
Saibam que as figuras de linguagem enriquecem muitíssimo o nosso conhecimento da língua que falamos, enriquecem a nossa capacidade de interpretarmos textos, de entendermos melhor as pessoas e o mundo.
Foram colocados dois termos na aula do dia 23/06:
CONOTAÇÃO: quando a palavra tem um significado especial, surpreendente, não previsto no dicionário. Só o contexto em que ela está sendo usada nos esclarece sobre seu significado. Nesse caso, dizemos que a palavra está sendo empregada no sentido conotativo. Exemplos:
"De repente, fez-se noite em meu viver."
"Não discuto com o destino, o que pintar eu encaro."
DENOTAÇÃO: quando a palavra é empregada em seu sentido usual e previsível, ou seja, é o sentido do dicionário. Exemplos:
"A noite está tão escura."
"Hoje, vou pintar o meu quarto de azul."
EXERCÍCIOS
Leia o poema a seguir de Mário Quintana e observe o significado especial que a palavra pássaros ganha neste poema:
Os pemas
Os poemas são pássaros que chegam
Não se sabe de onde e pousam no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam voo como de um alçapão.
Eles não têm pouso nem porto.
Alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
No maravilhoso espanto de saberes
que o alimento deses já estava em ti...
(Mário Quintana)
Responda:
-De acordo com o significado normal, o que é um pássaro?
-No texto, o que são os pássaros? O que você acho desta colocação de Mário Quintana?
-Já pousaram pássaros em suas mãos durante a leitura de algum livro?
Na última aula do Centro de Mídias (30/06/), o assunto foi: RELATO PESSOAL.
O que é um Relato pessoal?...
O relato pessoal é qualquer coisa que contamos a partir do nosso ponto de vista. As coisas que acontecem conosco ou ao nosso redor podem ser vistas de várias formas. Inclusive, as outras pessoas, normalmente, não sentem ou veem exatamente como nós. Pois cada um tem a sua própria forma de sentir ou de pensar. É pessoal.
Para fixar este assunto, vou pedir para vocês fazerem um relato pessoal sobre o comportamento das pessoas e sobre o seu próprio comportamento diante da pandemia no momento em que estamos vivendo: a reabertura gradual de alguns serviços, como o comércio e salões de beleza, por exemplo.
Dê o seu Relato Pessoal sobre este momento histórico que estamos vivendo. Peço que escrevam, no mínimo, 10 linhas. Ok?
Não esqueçam: O Relato Pessoal é escrito em primeira pessoa, porque você coloca a sua opinião pessoal.
Enviem o Relato Pessoal de vocês para o meu e-mail:
nelizabete@prof.educacao.sp.gov.br
Abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário