Plano
de aula não presencial
EE
Rodrigues Alves
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Professor: Cláudio
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Disciplina: Eletiva – Geografia do Futebol
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Classes:6º B
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Data: 27 a 31 de julho
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Objetivo da aula: Discutir a importância da retomada das
atividades das escolinhas de futebol.
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Habilidade da aula: Compreender
a importância das escolinhas de futebol na vida das crianças e do todos os
profissionais envolvidos no processo.
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Conteúdo da aula: As
escolinhas de futebol brigam para reabrir
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Roteiro da
atividade: A
partir da leitura do artigo fale sobre a importância da retomada das
atividades das escolinhas de futebol.
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Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das
atividades:
Vídeos complementares na página do facebook Virtua
professor Claudio - @claudioteacher
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Data da entrega: 03 de agosto.
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E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:
claudiogoncalves@professor.educacao.sp.gov.br
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As
escolinhas de futebol brigam para reabrir
A reabertura das academias de ginástica na cidade de São Paulo, com
imposição de agendamento prévio, seis horas de funcionamento diário e apenas
30% da capacidade, deixou – ao menos por ora – um gosto amargo para os
proprietários dos negócios. Boa parte dos grupos empresariais preferiu adiar a
retomada, um modo de evitar prejuízos. De qualquer maneira, houve alguma
celebração da normalidade possível. As escolas, do ensino fundamental ao médio,
já ensaiam a reabertura de portas a partir de 8 de setembro – com normas de
segurança rígidas, evidentemente, e com aulas híbridas, entre o presencial e as
videoconferência. Há, contudo, um grupo que ainda caminha ao limbo – não são
academia, nem clubes, e tampouco são escolas, embora trabalhem com esporte e
crianças. As escolinhas de futebol, evidentemente fechadas, aguardam sinal
verde para repensar a vida – e, no entanto, continuam sem orientações claras.
Estima-se que, apenas na grande São Paulo, abriguem mais de 5.500 trabalhadores
diretos e atendam pelo menos 25.000 crianças.
Em grupos de WhatsApp, os diretores e professores dessas
escolinhas começam a construir um expressivo movimento, com um objetivo muito
claro: serem incluídos nas discussões de fim da quarentena do coronavírus. Um
documento com todas as sugestões de protocolos e adaptações deverá chegar às
mãos da prefeitura nos próximos dias. Os argumentos, expostos no texto: “É de
conhecimento de todos que a saúde física e mental são grandes aliados no
combate a qualquer doença. Nesse período de isolamento, houve aumento de crises
de ansiedade, depressão, obesidade e pressão alta, entre outros. Sabemos também
da influência que os professores exercem na educação de crianças e adolescentes,
em parceria com as famílias. Temos clareza do momento delicado e da necessidade
de protocolos de segurança rigorosos, e diversas escolas de futebol já criaram
seus normas, à espera do momento de reabrir.
Diz Leandro Alves Ferreira, da escolinha Chute Inicial: “O
espaço físico utilizado para nossas atividades permite o distanciamento
recomendado, sem contar que a maioria das quadras estão em áreas abertas”. A
pandemia reinaugurou um novo mundo, o cotidiano terá de ser alterado – e, em
meio a tanto novidade, já é necessário descer aos detalhes, prestar atenção nas
partes e não apenas no todo. As escolinhas de futebol, insista-se, potenciais
formadores de profissionais, muito procuradas, não são clubes e não são
escolas, mas têm os pés nos dois mundos.
Atividade
A partir da leitura do artigo fale sobre a importância da
retomada das atividades das escolinhas de futebol.
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