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Plano de aula não presencial
EE Rodrigues Alves
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Professor: Cláudio
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Disciplina: Geografia
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Classes: 9os A B C D
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Data: 06 a 10 de julho
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Objetivo da aula: Compreender os
conceitos de pluralidade e diversidade cultural
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Habilidade da aula:
(EF09GE03) Identificar
diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de
compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o
princípio do respeito às diferenças.
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Conteúdo da aula: A PLURALIDADE E A DIVERSIDADE CULTURAL
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Roteiro da atividade:
A partir da leitura do texto defina o
que é pluralidade cultural, diversidade cultural e qual o papel da escola em
relação a essas questões.
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Informações adicionais sobre a
elaboração e entrega das atividades: Vídeos complementares na página do
facebook Virtua professor Claudio - @claudioteacher
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Data da entrega:13 de julho.
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E mail onde o aluno deverá
entregar a atividade:
claudiogoncalves@professor.educacao.sp.gov.br
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A PLURALIDADE E A DIVERSIDADE CULTURAL
Atualmente estamos convivendo muito com a diversidade cultural e a
pluralidade, o que significa que estamos convivendo com as diferenças culturais
dos seres humanos que podem ser de vários tipos, como a linguagem, danças,
vestuário, religião, a convivência de ideias, entre outras.
Mas apesar de toda evolução do século XXI ainda existe muito
preconceito e problemas relacionados à diversidade, a pluralidade e a inclusão;
ao passar dos anos as pessoas foram se evoluindo e aprendendo com outras
culturas e nações, mas às vezes por divergência de ideias, de vestuários, de
dança ou até mesmo religião acontece o preconceito e a exclusão. O Brasil é um
país com uma pluralidade e uma diversidade cultural assustadora, pois possuem
diversas culturas, cada região tem sua tradição, seu modo de se comunicar,
se vestir e suas crenças. Por onde passamos aprendemos um pouco sobre a cultura
daquele determinado lugar que vai somando a nossa cultura já existente; a
sociedade hoje é bem diversificada sempre procurando aprender, analisar e com a
ajuda da antropologia, filosofia e a ciências podemos aprender sobre as nações
passadas e como se relacionavam e isso influência muito nos dias atuais. Mas
falar sobre o assunto é muito fácil, ouvimos tantas palestras sobre o devido
assunto, mas será que está sendo aplicado no nosso dia a dia ou em nossas
escolas.
Desde cedo
o aprendizado sobre o preconceito, diversidade e respeito deveriam começar logo
na infância começando pelos pais e depois pelos educadores. A educação é um
direito de todos, os pais deveriam já começar a falar sobre questões de
respeito não só com os familiares e professores, mas sim com idosos, pessoas de
diferentes raças e etnias. Falta uma estrutura, uma instrução para que isso
seja passado de geração para geração. A cada dia que passa percebemos como tudo
está mudado, com a tecnologia avançada o ser humano também evoluiu, mas falta
muito para termos um futuro mais justo sem preconceitos.
As escolas
têm que fornecer um maior suporte aos educadores e aos educandos, porque ainda
existe muita dificuldade para colocar um aluno com deficiência em uma escola de
ensino regular, sabemos das dificuldades não só desses alunos, mas também dos
professores, até mesmo na questão de acessibilidade e quando não há acessibilidade
automaticamente se exclui aquele aluno, porque não dá a ele a oportunidade de frequentar
o ensino regular assim como as outras crianças. Há um preconceito ainda das
escolas regulares para aceitar crianças e jovens especiais, jogam desculpas que
não tem profissional qualificado para aquela criança, não tem acessibilidade em
muitas escolas do Brasil, toda criança tem direito a educação, os governantes
deveriam fiscalizar mais estas escolas e regulamentá-las.
Contudo
sabemos que existem leis contra bullying, preconceito racial entre tantas
outras inúmeras leis, mas o que se necessita de fato é que essas leis saiam do
papel e passem a vigorar firmemente e que também o governo faça uma campanha de
humanização, porque o que falta muita das vezes também é amor e respeito pelo
próximo.
por
Atividade
A partir da leitura
do texto defina o que é pluralidade cultural, diversidade cultural e qual o
papel da escola em relação a essas questões.
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