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terça-feira, 2 de junho de 2020

SOCIOLOGIA - PROF RENTATO - 3º ANO B, C e D


Plano de aula não presencial
EE Rodrigues Alves
Professor: RENATO SAIFI
Disciplina: SOCIOLOGIA
Classes: 3º ANO  B, C e D
Data: 01 a 08 de JUNHO
Objetivo da aula: Elucidar o  significado de Cidadania
  ESSA ATIVIDADE NÃO TEM EXERCICIO NEM TAREFA  PARA SER ENTREGUE. NÃO OBRIGATORIO                                                       
 É UM GUIA DE REFLEXÃO SOBRE TEMAS DA DISCIPLINA.

Habilidade da aula:
- Comparar, diferenciar, agrupar as sociedades ou grupos sociais.
 - Classificar Condição individual e Coletiva. A historia do direito, seu surgimento. Organizar o conceito e seu desenvolvimento no tempo e em diferentes sociedades.
 - Desenvolver a comparação e observação crítica
Conteúdo da aula: Cidadania
Roteiro da atividade: Assistir os vídeos, ler o texto e refletir sobre seus direitos e condição na sociedade brasileira.
 

Links para assistir os videos
Camara dos deputados:

Brasil escola:


Itens sugeridos para reflexão:
 -Todo cidadão brasileiro tem os seguintes direitos?
Saúde, Educação, Moradia, Trabalho?
 - Se o cidadão brasileiro, não tem seus direitos, o que ele deveria fazer para ter acesso a esses direitos?
- Quais direitos foram respeitados durante a pandemia, pelo atual governo do Brasil, o presidente da republica?
 
Texto para Leitura
cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo.
Essa expressão vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Antigamente, cidadão era aquele que fazia parte da cidade, tendo direitos e deveres por nela habitar. Atualmente, esse conceito extrapola os limites urbanos, podendo ser compreendido no espaço rural.
A expressão da cidadania frequentemente está associada ao campo do Direito, em que existe uma série de legislações voltadas para os direitos e deveres que o cidadão possui. Entre os deveres, destaca-se o voto eleitoral (que também é um direito), o zelo pelo espaço e o cumprimento das leis. Entre os direitos, destaca-se o de ir e vir, bem como o de ter acesso à saúde, moradia, alimentação e educação.
O conceito de cidadania também está relacionado à nacionalidade do indivíduo, isto é, à legalidade de sua permanência em um determinado território administrado por um Estado Nacional. Fala-se, por exemplo, de cidadania brasileira, cidadania portuguesa e cidadania americana.
Em casos de descumprimento aos deveres, o indivíduo poderá ter parte de sua cidadania cassada, a exemplo de presidiários que possuem o direito de votar vetado, entre outras limitações impostas pela lei penal.
O Cidadão e o Direito ao Espaço
Se, no campo do direito, somos todos cidadãos, na prática, isso ocorre? Em outras palavras, sobre o benefício do uso do espaço entre os nossos direitos, somos todos cidadãos? Infelizmente, nem todos. Existem muitos indivíduos que legalmente possuem cidadania, mas que não dispõem de condições sociais, estruturais e materiais para exercê-la.
Existem muitos autores no âmbito da Filosofia e das Ciências Sociais, como Henri LefebvreTheodor Adorno e muitos outros, que se portam de maneira crítica sob a pretensa ideia de que todos os indivíduos são cidadãos. Primeiramente, muitos são excluídos socialmente em função das desigualdades geradas pelo sistema capitalista de produção. Em segundo lugar, ocorre, muitas vezes, a retificação – isto é, a coisificação, a transformação do ser em mercadoria – da figura do cidadão na sociedade contemporânea.
O geógrafo Milton Santos – em sua obra O Espaço Cidadão – afirma que “Em lugar do cidadão formou-se um consumidor, que aceita ser chamado de usuário”, ou seja, o processo de produção e reprodução capitalista transformou o indivíduo em consumidor e as relações de cidadania, em disputas pelo espaço da cidade.

Por Me. Rodolfo Alves Pena




VIDEOS PARA AJUDAR NO CANSAÇO  PSICOLOGICO NA PANDEMIA:

https://youtu.be/yYXO9ilAoP8


https://www.youtube.com/watch?v=0-CaBGx_WAQ

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