Plano
de aula não presencial
EE
R.odrigues Alves
|
|
Professor: RENATO
SAIFI
|
Disciplina: SOCIOLOGIA
|
Classes: 2º
ANO A, B, C e D
|
Data: 01
a 08 de JUNHO
|
Objetivo da aula: Refletir sobre o trabalho na indústria
|
|
ESSA ATIVIDADE NÃO TEM
EXERCICIO NEM TAREFA PARA SER
ENTREGUE. NÃO
OBRIGATORIO. É
UM GUIA DE REFLEXÃO SOBRE TEMAS DA DISCIPLINA.
Habilidade da aula:
- Comparar, relacionar, medir ritmos.
- Classificar
tempos, atividades, diferenciar a produção humana.
- Desenvolver a
comparação e observação crítica
|
|
Conteúdo da aula: O trabalho na sociedade moderna
|
|
Roteiro da atividade: Assistir
os vídeos, ler o texto e refletir sobre seu trabalho ou sobre os itens
sugeridos para reflexão.
Links
para assistir os videos
https://youtu.be/uQ2S5tyYN7A Charles Chaplin https://youtu.be/FNv7M-UPNuY
Texto para leitura:
Antes
de a produção acontecer em fabricas, havia o artesão responsável pela
produção que em sua casa, comprava mateira prima, tratava essa matéria, e com
ela produzia um objeto
Um
exemplo poderia ser o sapato. que antes de ser produzido em fabrica, era
feito por um artesão especializado em sapatos. Ele comprava o couro, tingia,
dava brilho, cortava, acrescentava sola e costurava tudo em sua casa e com as
próprias mãos.
Na
fabrica de sapatos, cada etapa que o artesão realizava, é realizada por um
operário diferente, cada um com a ajuda de uma maquina ou ferramenta.
No
vídeo de Charles Chaplin, um pedaço de seu filme de Tempos Modernos podemos
ver qual a situação de um operário no trabalho industrial .
Itens de exemplo para reflexão
1)
A mecanização do trabalho: o operário aprende a trabalhar com ferramentas ou
maquinas que estão na linha de produção
2)
A separação da produção em etapas.
3)A
repetição continua de uma mesma atividade.
4)
Os efeitos de um trabalho repetitivo,
5)
O ritmo da produção do artesão é estabelecida por ele mesmo em seu trabalho.
E o ritmo de um operário em uma fabrica, é ele quem estabelece?
|
VIDEOS PARA AJUDAR NO CANSAÇO PSICOLOGICO DA PANDEMIA:
https://youtu.be/yYXO9ilAoP8
https://youtu.be/0-CaBGx_WAQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário