O nosso assunto dessa semana será:
DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO
Este assunto tem a ver com a nossa escrita ao fazermos Redação, especialmente ao escrevermos uma narrativa.
Como fazemos para os personagens falarem em nossos textos? Sim!!! Isso mesmo! Colocamos o travessão, que é um traço: __ Este traço é colocado antes dos nossos personagens falarem.
É assim que deixamos claro que os nossos personagens estão falando. Certo? E isso é muito importante. Se não, o texto vira uma bagunça!!
Mas além do travessão, precisamos organizar melhor para que quando alguém for ler o texto, entenda QUAL dos nossos personagens está falando. É aí que entra o Discurso direto ou Discurso indireto.
No Discurso DIRETO, como o próprio nome já diz, o personagem fala diretamente. Exemplo:
"Marcelo chegou apressado em casa, e disse à mãe:
__Tenho muitas tarefas para fazer hoje."
No Discurso INDIRETO, o personagem fala indiretamente. Exemplo:
"Marcelo chegou apressado em casa, e disse à mãe que tinha muitas tarefas para fazer."
Observe que no discurso indireto, o personagem não fala diretamente e não há travessão. O próprio narrador dá as informações, sem o personagem precisar falar.
Em seus textos (textos que contam uma história, que narram um acontecimento), você pode escolher utilizar qualquer uma das formas: discurso direto ou discurso indireto. Ok?
Para ficar melhor entendido, vamos usar a apostila APRENDER SEMPRE - páginas 12, 13 e 14.
Vocês encontrarão nessas páginas um conto de suspense... O mesmo conto foi escrito em dois trechos.
No Trecho 1, a história está escrita no discurso indireto, ou seja, o narrador utiliza de suas próprias palavras para contar a história.
No Trecho 2, a história está escrita no discurso direto, pois as personagens, por meio de suas falas é que contam a história.
Vamos lá?... Vou pedir para vocês lerem com atenção os dois textos. É o mesmo assunto, como já falei. Mas peço que prestem atenção para perceberem bem a diferença entre o discurso direto e o discurso indireto. Vai dar para perceber bem, porque o texto tem muitas falas. Além disso, é um texto bem curioso e divertido!!
Além da leitura atenciosa, vou pedir mais duas tarefas:
Primeira: Respondam às questões a, b, c, d da página 14.
Obs.: Podem responder, à lápis, na própria apostila.
Segunda: Me contem como foi a reação do marido, me digam como foi esse jantar. (Usem a imaginação!!)
ATENÇÃO: A primeira tarefa podem deixar somente na apostila. Não precisam me enviar.
A segunda tarefa me enviem por e-mail, porque gostaria de saber como vocês vão imaginar este jantar. kkk Caprichem!!
Bjs
Meu e-mail:
nelizabete@prof.educacao.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário