Plano de aula não presencial
EE Rodrigues Alves
|
|
Professor: Cláudio
|
Disciplina: Geografia
|
Classes: 8º s A/B
|
Data: 29 de junho a 03 de julho
|
Objetivo da aula: Compreender as
relações do Brasil com os organismos internacionais.
|
|
Habilidade da aula:
(EF08GE06)
Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração
cultural e econômica, em especial nos continentes americano e africano,
reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.
|
|
Conteúdo da aula: A UNESCO no
mundo e no Brasil.
|
|
Roteiro da atividade:
Faça uma análise crítica
sobre a atuação da Unesco no Brasil e no mundo.
|
|
Informações adicionais sobre a
elaboração e entrega das atividades: Se possível, pesquisar mais sobre o
assunto na internet.
Vídeos complementares na página do
facebook Virtua professor Claudio - @claudioteacher
|
|
Data da entrega:06 de julho
|
|
E mail onde o aluno deverá
entregar a atividade:
claudiogoncalves@professor.educacao.sp.gov.br
|
A UNESCO no mundo e no Brasil
A Organização das
Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) foi criada em 16
de novembro de 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de
garantir a paz por meio da cooperação intelectual entre as nações, acompanhando
o desenvolvimento mundial e auxiliando os Estados-Membros – hoje são 193 países
– na busca de soluções para os problemas que desabam nossas sociedades.
É a agência das
Nações Unidas que atua nas seguintes áreas de mandato: Educação, Ciências
Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação.
A Representação da
UNESCO no Brasil foi estabelecida em 1964 e seu Escritório, em Brasília,
iniciou as atividades em 1972, tendo como prioridades a defesa de uma educação
de qualidade para todos e a promoção do desenvolvimento humano e social.
Desenvolve projetos
de cooperação técnica em parceria com o governo – União, estados e municípios
–, a sociedade civil e a iniciativa privada, além de auxiliar na formulação de
políticas públicas que estejam em sintonia com as metas acordadas entre os
Estados Membros da Organização.
Áreas de atuação
EDUCAÇÃO. No setor de
Educação, a principal diretriz da UNESCO é auxiliar os países membros a atingir
as metas de Educação para Todos, promovendo o acesso e a qualidade da educação
em todos os níveis e modalidades, incluindo a educação de jovens e adultos.
Para isso, a Organização desenvolve ações direcionadas ao fortalecimento das
capacidades nacionais, além de prover acompanhamento técnico e apoio à
implementação de políticas nacionais de educação, tendo sempre como foco a
relevância da educação como valor estratégico para o desenvolvimento social e
econômico dos países.
CIÊNCIAS NATURAIS. O Setor de
Ciências Naturais da UNESCO promove dois temas prioritários e amplamente
integradores do sistema das Nações Unidas: o desenvolvimento científico e
tecnológico, baseado em princípios éticos, capazes de induzir a transformação
social, a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Tais temas são
implementados no Brasil a partir de um conjunto de convenções internacionais,
programas intergovernamentais e acordos de cooperação nas áreas de formulação e
implementação de políticas de ciência e tecnologia, educação científica,
avaliação e gestão dos recursos hídricos, educação ambiental e consolidação de
Reservas da Biosfera e Sítios do Patrimônio Mundiais.
CIÊNCIAS HUMANAS E
SOCIAIS. A área de Ciências Humanas e Sociais tem como principal missão
expandir o conhecimento e promover a cooperação intelectual para facilitar transformações
sociais alinhadas aos valores universais de justiça, liberdade e dignidade
humana.
No Brasil, essa
missão é implementada principalmente abordando os temas de inclusão social,
redução da pobreza e das desigualdades, juventude e prevenção da violência, por
meio de programas, projetos e parcerias com o governo federal, estados e
municípios. Entre esses programas destacam-se o Escola Aberta, que promove a
abertura de escolas públicas nos finais de semana, oferecendo atividades
artísticas, culturais e esportivas a fim de afastar os jovens da violência, e o
Criança Esperança, projeto da Rede Globo realizado em parceria com a UNESCO.
CULTURA. Fundamento da
identidade, da energia e das ideias criativas dos povos, a cultura, em toda sua
diversidade, é fator de desenvolvimento e coexistência em todo o mundo. Nesse
sentido, a UNESCO elabora e promove a aplicação de instrumentos normativos no
âmbito cultural, além de desenvolver atividades para a salvaguarda do
patrimônio cultural, a proteção e o estímulo à diversidade cultural, bem como o
fomento ao pluralismo e ao diálogo entre as culturas e civilizações.
No Brasil, a UNESCO
tem atuado em cooperação com as autoridades e instituições nacionais em
diversas iniciativas para a preservação do patrimônio cultural, seja no apoio à
preservação do Patrimônio Mundial e no fortalecimento dos museus, bem como na
salvaguarda do rico patrimônio imaterial brasileiro. Também colabora para a
proteção e a promoção da diversidade cultural do país, em atividades de
formação e elaboração de políticas culturais nas áreas do artesanato, das
indústrias culturais e do turismo cultural, entre outras.
COMUNICAÇÃO E
INFORMAÇÃO. O setor de Comunicação e Informação é orientado por três objetivos
principais: promover a liberdade de expressão e de imprensa, bem como o direito
à informação; estimular o desenvolvimento de meios de comunicação livres,
plurais e independentes, fortalecendo, assim, a diversidade, a proteção dos
direitos humanos e a boa governança; e sedimentar os pilares da sociedade do
conhecimento, sobretudo pelo acesso universal a informação, com foco nas
tecnologias de informação e comunicação (TICs).
No Brasil, as ações
da UNESCO nesta área priorizam projetos, programas e debates centrados nas
relações entre as TICs e a educação, fundamentalmente nas áreas de avaliação de
resultados e formação de professores; na garantia do acesso universal às
informações públicas, por meio do fortalecimento da governança eletrônica, da
política de arquivos e bibliotecas e da gestão da informação; no alcance de um
ecossistema midiático plural, com profissionais capacitados e fortalecidos e
com meios (antigos e novos) capazes de solidificar a democracia brasileira.
Atividade
Faça uma análise crítica sobre a atuação da
Unesco no Brasil e no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário