TEMA: O Absolutismo Europeu
ROTEIRO DE ATIVIDADES:
-
Proceda a resolução das duas questões do quadro Para Começar – pág. 110,
faça um resumo próprio do que você entendeu do Capítulo ou copie o quadro Mapeando
Saberes – Pág. 124, proceda a resolução das questões 1 a 9 do quadro Atividades
– págs. 124 e 125. Faça o que foi pedido estas atividades em seu CADERNO. NÃO
É NECESSÁRIO ENVIAR FOTOS DA LIÇÃO PRONTA. ELA SERÁ VISTADA EM NOSSO RETORNO.
- Na sequência realize as
atividades que seguem abaixo. Elas são atividades da Apostila – Volume 1, que
vocês NÃO receberam, por isso colocarei todo o material necessário para realizar
a tarefa.
- Rascunhe as respostas das
atividades no CADERNO.
- Passe as respostas
rascunhadas no caderno para uma FOLHA DE RESPOSTAS a Caneta. Esta folha
deve ser fotografada e enviada para o e-mail: historia.rodriguesalves@gmail.com Aqueles que tem computador também podem Digitar
as respostas e anexar o arquivo.
MATERIAL PARA
REALIZAR AS TAREFAS
Vamos
analisar a imagem para responder questões e construir tabela comparativa.
Observe a imagem abaixo e depois anote as respostas que deu as perguntas feitas em
seu caderno. Construa também a tabela pedida. Posteriormente passe o
rascunho do caderno para a FOLHA DE RESPOSTAS que você
irá enviar.
A) Que sistema de governo
representa a coroa que está acima da cabeça de Elizabeth II? Explique-o. Se
necessário, faça uma pesquisa em livros didáticos ou na internet para auxiliar
na elaboração da explicação. B) Qual sistema de governo é adotado no Brasil
atualmente? Explique-o. Se necessário, faça uma pesquisa em livros didáticos ou
na internet para auxiliar na elaboração do texto.
C) Partindo das informações
que conseguiu para responder as atividades A e B, construa uma tabela
comparando os sistemas de governo da Inglaterra e Brasil.
Vamos
analisar texto e imagem para responder as questões.
Como já vimos nas Situações
de Aprendizagem anteriores, a Idade Moderna foi marcada por grandes mudanças na
organização social, econômica e política. Entre as mudanças mais significativas
está a centralização do poder nas mãos do rei e a construção dos Estados
Nacionais.
Leia o texto abaixo para
realizar a atividade no caderno.
A) Vimos que o Renascimento Comercial
proporcionou o fortalecimento de um grupo social chamado BURGUESIA, que ganhou
projeção econômica e força política, intensificada a partir do século XV. Diante
deste fato, pesquise em livros didáticos ou na internet sobre as
características da burguesia deste período e descreva-as no seu caderno.
Feita a pesquisa, analise as
imagens abaixo e responda às questões da sequência:
B) A qual grupo social os
personagens das imagens pertencem? Quais são os elementos das imagens que podem
nos ajudar nessa definição?
C) Como podemos associar as
imagens ao processo do Renascimento Comercial?
Atividade 3
Vamos analisar o
texto abaixo para construir um glossário.
A) Procure no dicionário as
palavras e expressões destacadas em negrito e anote no seu caderno o significado
de cada uma delas.
B) O mercantilismo foi a
prática econômica adotada por grande parte dos Estados Nacionais europeus nos
séculos XV e XVI. A partir dessa afirmação, busque no seu livro didático
informações sobre o papel do mercantilismo no fortalecimento das monarquias
absolutistas.
Atividade 4
Vamos pesquisar para
estabelecer as diferenças.
A centralização do poder nas
mãos dos reis e a construção dos Estados Nacionais europeus são marcas da Idade
Moderna. Porém, cada país da Europa formado nesta época apresentou particularidades
no processo. Consulte o texto de apoio do livro ou pesquise outras fontes para
fazer um breve relato sobre o absolutismo em cada um dos países que seguem:
A) Portugal
B) Espanha
C) França
D) Inglaterra
MODELO DE FOLHA
DE RESPOSTAS
Nome:__________________________________________________
Nº:_____ Ano/Turma: _____
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
3
2º Bimestre
Tema: O ABSOLUTISMO EUROPEU
Atividade 1 – Análise de
Imagem
RESPOSTAS:
A)__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
B)__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
C)
INGLATERRA
|
BRASIL
|
SISTEMA
POLÍTICO:______________
|
SISTEMA
POLÍTICO: ____________
|
CARACTERÍSTICAS:
|
CARACTERÍSTICAS:
|
Atividade 2 – Análise de
Texto e Imagem
RESPOSTAS:
______________________________________________________________________________
B)__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
C)__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
Atividade 3 – Construindo
Glossário e produzindo texto
RESPOSTA:
A)
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
B)____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 4 – Produzindo
texto a partir de pesquisa
RESPOSTAS:
A)__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
B)__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
C)__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
D)________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário