Total de visualizações de página

Páginas

quarta-feira, 10 de junho de 2020

ARTE- PROFESSORA FABIANA X.R. DOMINGUES- ATIVIDADE 05


Plano de aula não presencial
EE Rodrigues Alves
Professor: FABIANA X.R.DOMINGUES
Disciplina:ARTE
Classes: 9ºA,B,C,D
Data:10 A 19 DE JUNHO
Objetivo da aula:Conhecer algumas danças da nossa cultura e de outras culturas. ­ Interpretar e apreciar uma dança
Valorizar e se expressar por meio da dança.
Habilidade da aula: (EF69AR09D) (EF69AR10D) (EF69AR11D) (EF69AR31D) (EF69AR32D) (EF69AR33D)
Conteúdo da aula: DANÇA

Roteiro da atividade:  História da dança


Dançar, dançar, dançar...basta querer, é só começar! A dança é uma das expressões artísticas mais antigas. Na pré-história dançava-se pela vida, pela sobrevivência, o homem evoluiu e a dança obteve características sagradas, os gestos eram místicos e acompanhavam rituais. Na Grécia, a dança ajudava nas lutas e na conquista da perfeição do corpo, já na Idade Média se tornou profana, ressurgindo no Renascimento. A dança tem história e essa história acompanha a evolução das artes visuais, da música e do teatro.

 Silhuetas de pessoas dançando Vetor grátis
DANÇA PRIMITIVA

A dança nasceu associada às práticas mágicas do homem, com o desenvolvimento da civilização, o rito separou-se da dança.
O homem dançava pela sobrevivência, dançava para a natureza em busca de mais alimentos, água e em forma de agradecimento. A dança era quase um instinto e esses acontecimentos registrados nas paredes de cavernas em forma de desenhos, ficaram conhecidos como arte rupestre.
O homem primitivo pintava nas paredes das grutas, cavernas e galerias subterrâneas cenas de caça e rituais que representavam a caçada. Pareciam acreditar ser possíveis, pela representação pictórica, alcançar determinados objetivos, como abater um animal, por exemplo.


DANÇA MILENAR
Egito: a dança no antigo Egito era ritualística e tinha características sagradas. Dançava-se para os Deuses, em casamentos e funerais.

Grécia: a dança originou-se de rituais religiosos, os gregos acreditavam no seu poder mágico, assim os vários deuses gregos eram cultuados de diferentes maneiras. As danças preparavam fisicamente os guerreiros e sempre eram feitas em grupos. A dança era muito difundida na Grécia Antiga, importante no teatro, a dança se manifestava por meio do coro.

Roma: a dança entra em decadência, pois nunca foi privilegiada e só vai recuperar sua importância no Renascimento.

Idade Médianesse período, a dança, como todos os outros movimentos artísticos, sofreu um retrocesso. A dança, pelo fato de se utilizar do corpo como expressão, foi considerada profana, porém, continuou sendo praticada pelos camponeses.

Renascimento: a dança ressurge, é apreciada pela nobreza adquirindo um aspecto social e tornando-se mais complexa, passa a ter estudos específicos feitos por pessoas e grupos organizados sendo conhecida como balé. Até essa época a dança era algo improvisado, só a partir do Renascimento passa de atividade lúdica, de divertimento, para uma forma mais disciplinada, surgindo repertórios de movimentos estilizados. O uso do termo balé, na época balleto, significava um conjunto de ritmos e passos. A moda do balleto na Itália se espalhou também pela França durante o século XVI.
O século XVII é considerado o grande século do balé, saindo dos salões e transferindo-se para os palcos, provocando mudanças na maneira de se apresentar surgindo, assim, os espetáculos de dança.
A partir do século XVIII o drama-balé-pantomima é executado nos palcos dos teatros por verdadeiros profissionais de ambos os sexos. A dança adquire todo o seu esplendor, com ricos e belos cenários e figurinos. O balé passa a contar uma história com começo, meio e fim.


Romantismoo termo Romantismo é absorvido pelo balé que, até aquela época, falava de histórias de fadas, bruxas e feiticeiras. Procurou recuperar a harmonia entre o homem e o mundo. É nessa época, século XVIII, que os bailarinos começam a usar sapatilhas, completando a revolução do balé.
Na segunda metade do século XIX uma mulher novamente iria revolucionar toda a dança, era Isadora Duncan, provocando uma imensa renovação com uma dança mais livre, mais solta, mais ligada à vida real.

Dança Moderna: a dança moderna é uma negação da formalidade do balé. Os bailarinos trabalham mais livres, porém não rompem completamente com a estrutura do balé clássico. Os movimentos corporais são muito mais explorados, existe um grande estudo das possibilidades motoras do corpo humano. Solos de improvisação são bastante frequentes.
Martha Grahan e Nijinski são os grandes revolucionários da dança dessa época. Serge Pavlovitch Diaglhilev, ou Nijinski, russo, mesmo não sendo um dançarino, criou condições míticas para a dança. Marta Grahan nos Estados Unidos na década de cinquenta criou uma nova maneira de dançar independente da música, baseando-se principalmente nos sentimentos que qualquer som pode provocar, abrindo espaço para todas as possibilidades da dança.

Dança Contemporânea
A arte contemporânea é complicada de se compreender. Por quê? É algo que não é previsível, é o novo, é a ruptura com aquilo que conhecemos como arte. Na dança, a contemporaneidade fica mais evidente, pois ela deixa de ter uma estrutura clara, preocupando-se mais com a transmissão de conceitos, ideias e sentimentos do que com a estética.
A dança contemporânea surgiu na década de 1960, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Depois de um período de intensas inovações e experimentações, que muitas vezes beiravam a total desconstrução da arte, finalmente - na década de 1980 - a dança contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem própria. Os movimentos rompem com os movimentos clássicos e os movimentos da dança moderna, modifica o espaço, usando não só o palco como local de referência.
A dança contemporânea é uma explosão de movimentos e criações, o bailarino escreve no tempo e no espaço conforme surgem e ressurgem ideias e emoções. Os temas refletem a sociedade e a cultura nas quais estão inseridos, uma sociedade em mudança, são diversificados, abertos e pressupõem o diálogo entre o dançarino e o público numa interação entre sujeitos comunicativos. O corpo é mais livre, pois é dotado de maior autonomia.
A dança contemporânea é uma circulação de energia: ora explosiva, ora recolhida. A respiração, a alternância da tensão e do relaxamento em Martha Graham, o desequilíbrio e o jogo do corpo com a gravidade em Humphrey; E.Decroux faz trabalhar o diálogo da pele e do espaço retornando às origens do movimento.
A dança contemporânea não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la.
FONTE: WWW.ARTE.SEED.PR.GOV.BR
·          FAÇAM UM RESUMO DOS TEXTOS DO BLOG SOBRE DANÇAS NOS SEUS CADERNOS.
·                                                                                         ATIVIDADES:

1-RESPONDAM:
·         De que forma a dança envolve o público? ...
·         Qual primeiro estilo de dança criado? ...
·         Qual a percussora da dança moderna? ...
·         Qual a bailarina alemã percussora da dança contemporânea? ...
·         Quem foi o grande incentivador da dança na França? ...
·         Cite estilos de dança comuns na nossa região.

2- DESENVOLVAM UMA COMPOSIÇÃO ARTÍSTICA COM DESENHO, PINTURA, COLAGEM SOBRE O TEMA: “DANÇA”

3-PESQUISEM, PROCUREM VIDEOS, DOCUMENTÁRIOS SOBRE A VIDA DE:ISADORA DUNCAN, MARTHA GRAHAN, E. DECROUX. E DEPOIS RELATEM O QUE APRENDERAM COM ESTAS EXPERIENCIAS.

ASSISTAM ESTES FILMES PELO YOU TUBE OU OUTRAS PLATAFORMAS:

 Flashdance (1983)

Dirty Dancing (1997)

Shall We Dance – Vamos Dançar? (2004)


MANDEM SUGESTÕES DE OUTROS FILMES SOBRE DANÇA QUE VOCÊS JÁ ASSISTIRAM E GOSTARAM PELO MEU E-MAIL E DEPOIS EU COLOCO AQUI COMO SUGESTÃO PARA OS OUTROS ALUNOS. VAMOS REALIZAR ESTA TROCA


BOM TRABALHO! AHH E NÃO SE ESQUEÇAM DE DANÇAR, DANCEM MUITO, A DANÇA NOS DA FELICIDADE!


Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: ESTAS ATIVIDADES DEVEM SER REALIZADAS até 19 DE JUNHO DE 2020.A DEVOLUTIVA VAI SER ATRAVÉS DO MEU E-MAIL:
fabianax@prof.educacao.sp.gov.br

Data da entrega: ATÉ 19 DE JUNHO DE 2020
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:
fabianax@prof.educacao.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS