Roteiro da atividade: História da dança
Dançar, dançar, dançar...basta querer, é só começar! A dança é uma das
expressões artísticas mais antigas. Na pré-história dançava-se pela vida,
pela sobrevivência, o homem evoluiu e a dança obteve características
sagradas, os gestos eram místicos e acompanhavam rituais. Na Grécia, a dança
ajudava nas lutas e na conquista da perfeição do corpo, já na Idade Média se
tornou profana, ressurgindo no Renascimento. A dança tem história e essa
história acompanha a evolução das artes visuais, da música e do teatro.
DANÇA
PRIMITIVA
A dança nasceu associada às práticas
mágicas do homem, com o desenvolvimento da civilização, o rito separou-se da
dança.
O homem dançava pela sobrevivência, dançava para a natureza em busca de mais
alimentos, água e em forma de agradecimento. A dança era quase um instinto e
esses acontecimentos registrados nas paredes de cavernas em forma de
desenhos, ficaram conhecidos como arte rupestre.
O homem primitivo pintava nas paredes das grutas, cavernas e galerias
subterrâneas cenas de caça e rituais que representavam a caçada. Pareciam
acreditar ser possíveis, pela representação pictórica, alcançar determinados
objetivos, como abater um animal, por exemplo.
DANÇA MILENAR
Egito: a dança no antigo Egito era ritualística e tinha
características sagradas. Dançava-se para os Deuses, em casamentos e
funerais.
Grécia: a dança originou-se de rituais religiosos, os gregos acreditavam no
seu poder mágico, assim os vários deuses gregos eram cultuados de diferentes
maneiras. As danças preparavam fisicamente os guerreiros e sempre eram feitas
em grupos. A dança era muito difundida na Grécia Antiga, importante no
teatro, a dança se manifestava por meio do coro.
Roma: a dança entra em decadência, pois nunca foi privilegiada e
só vai recuperar sua importância no Renascimento.
Idade Média: nesse período, a dança, como todos os
outros movimentos artísticos, sofreu um retrocesso. A dança, pelo fato de se
utilizar do corpo como expressão, foi considerada profana, porém, continuou
sendo praticada pelos camponeses.
Renascimento: a dança ressurge, é apreciada pela nobreza adquirindo um
aspecto social e tornando-se mais complexa, passa a ter estudos específicos
feitos por pessoas e grupos organizados sendo conhecida como balé. Até essa
época a dança era algo improvisado, só a partir do Renascimento passa de
atividade lúdica, de divertimento, para uma forma mais disciplinada, surgindo
repertórios de movimentos estilizados. O uso do termo balé, na
época balleto,
significava um conjunto de ritmos e passos. A moda do balleto na Itália se
espalhou também pela França durante o século XVI.
O século XVII é considerado o grande século do balé, saindo dos salões e
transferindo-se para os palcos, provocando mudanças na maneira de se
apresentar surgindo, assim, os espetáculos de dança.
A partir do século XVIII o drama-balé-pantomima é
executado nos palcos dos teatros por verdadeiros profissionais de ambos os
sexos. A dança adquire todo o seu esplendor, com ricos e belos cenários e
figurinos. O balé passa a contar uma história com começo, meio e fim.
Romantismo: o termo Romantismo é absorvido pelo balé que, até aquela época,
falava de histórias de fadas, bruxas e feiticeiras. Procurou recuperar a
harmonia entre o homem e o mundo. É nessa época, século XVIII, que os
bailarinos começam a usar sapatilhas, completando a revolução do balé.
Na segunda metade do século XIX uma mulher novamente iria revolucionar toda a
dança, era Isadora Duncan, provocando uma imensa renovação com uma dança mais
livre, mais solta, mais ligada à vida real.
Dança Moderna: a dança moderna
é uma negação da formalidade do balé. Os bailarinos trabalham mais livres,
porém não rompem completamente com a estrutura do balé clássico. Os
movimentos corporais são muito mais explorados, existe um grande estudo das
possibilidades motoras do corpo humano. Solos de improvisação são bastante
frequentes.
Martha Grahan e Nijinski são os grandes revolucionários da dança dessa época.
Serge Pavlovitch Diaglhilev, ou Nijinski, russo, mesmo não sendo um
dançarino, criou condições míticas para a dança. Marta Grahan nos Estados
Unidos na década de cinquenta criou uma nova maneira de dançar independente
da música, baseando-se principalmente nos sentimentos que qualquer som pode
provocar, abrindo espaço para todas as possibilidades da dança.
Dança Contemporânea
A arte contemporânea é complicada de se compreender. Por quê? É algo que não
é previsível, é o novo, é a ruptura com aquilo que conhecemos como arte. Na
dança, a contemporaneidade fica mais evidente, pois ela deixa de ter uma estrutura
clara, preocupando-se mais com a transmissão de conceitos, ideias e
sentimentos do que com a estética.
A dança contemporânea surgiu na década de 1960, como uma forma de protesto ou
rompimento com a cultura clássica. Depois de um período de intensas inovações
e experimentações, que muitas vezes beiravam a total desconstrução da arte,
finalmente - na década de 1980 - a dança contemporânea começou a se definir,
desenvolvendo uma linguagem própria. Os movimentos rompem com os movimentos
clássicos e os movimentos da dança moderna, modifica o espaço, usando não só
o palco como local de referência.
A dança contemporânea é uma explosão de movimentos e criações, o bailarino
escreve no tempo e no espaço conforme surgem e ressurgem ideias e emoções. Os
temas refletem a sociedade e a cultura nas quais estão inseridos, uma
sociedade em mudança, são diversificados, abertos e pressupõem o diálogo
entre o dançarino e o público numa interação entre sujeitos comunicativos. O
corpo é mais livre, pois é dotado de maior autonomia.
A dança contemporânea é uma circulação de energia: ora explosiva, ora
recolhida. A respiração, a alternância da tensão e do relaxamento em Martha
Graham, o desequilíbrio e o jogo do corpo com a gravidade em Humphrey;
E.Decroux faz trabalhar o diálogo da pele e do espaço retornando às origens
do movimento.
A dança contemporânea não possui uma técnica única estabelecida, todos os
tipos de pessoas podem praticá-la.
FONTE: WWW.ARTE.SEED.PR.GOV.BR
· FAÇAM
UM RESUMO DOS TEXTOS DO BLOG SOBRE DANÇAS NOS SEUS CADERNOS.
· ATIVIDADES:
1-RESPONDAM:
·
De que forma a dança envolve
o público? ...
·
Qual primeiro estilo de dança criado?
...
·
Qual a percussora da dança moderna?
...
·
Qual a bailarina alemã percussora
da dança contemporânea? ...
·
Quem foi o grande incentivador
da dança na França? ...
·
Cite estilos de dança comuns
na nossa região.
2- DESENVOLVAM UMA COMPOSIÇÃO
ARTÍSTICA COM DESENHO, PINTURA, COLAGEM SOBRE O TEMA: “DANÇA”
3-PESQUISEM, PROCUREM VIDEOS,
DOCUMENTÁRIOS SOBRE A VIDA DE:ISADORA DUNCAN, MARTHA GRAHAN, E. DECROUX. E DEPOIS RELATEM O QUE APRENDERAM COM ESTAS
EXPERIENCIAS.
ASSISTAM ESTES FILMES PELO YOU TUBE OU OUTRAS PLATAFORMAS:
Flashdance
(1983)
Dirty Dancing (1997)
Shall We Dance – Vamos Dançar? (2004)
MANDEM
SUGESTÕES DE OUTROS FILMES SOBRE DANÇA QUE VOCÊS JÁ ASSISTIRAM E GOSTARAM
PELO MEU E-MAIL E DEPOIS EU COLOCO AQUI COMO SUGESTÃO PARA OS OUTROS ALUNOS.
VAMOS REALIZAR ESTA TROCA
BOM
TRABALHO! AHH E NÃO SE ESQUEÇAM DE DANÇAR, DANCEM MUITO, A DANÇA NOS DA
FELICIDADE!
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