Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Plano de aula não presencial - Prof. Cláudio

Plano de aula não presencial
EE Rodrigues Alves
Professor: Cláudio
Disciplina: Geografia
Classes: 9os A B C D
Data:18 a 22 de maio
Objetivo da aula: Compreender as principais características da economia europeia por região.
Habilidade da aula:  (EF09GE02A) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais, em diferentes regiões, discutindo as influências na vida da população em relação ao consumo, cultura, mobilidade entre outros.
Conteúdo da aula: A economia europeia.
Roteiro da atividade:
Identifique no texto as principais características da economia europeia por região.






Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:

Data da entrega:25 de maio
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:
claudiogoncalves@professor.educacao.sp.gov.br

A Economia da Europa 


Apesar de ser o continente com maior desenvolvimento econômico, a Europa não conseguiu eliminar as desigualdades entre países e regiões. Ao analisarmos o setor primário, em especial a agropecuária, são evidentes as disparidades de tecnologia, de produtividade e de produção entre a região ocidental altamente desenvolvida e as regiões meridional e oriental mais tradicionais (menos modernizadas). 

Veja a economia da Europa por regiões: 

Europa Ocidental: Entre os países da Europa ocidental destacam-se a Espanha, França e o Reino Unido. Estes que possuem uma população de cerca de 196 milhões de habitantes, ou seja, trata-se de uma região muito populosa e povoada. 

Bélgica, Holanda e Luxemburgo compõem uma das regiões mais industrializadas do mundo, junto com esses países destaca-se Benelux. Nessa região além da indústria destacam-se a produção de energia, a extração de minerais, o cultivo de cereais e a atividade turística, com destaque para Mônaco. 

Europa Setentrional: A Europa Setentrional também tem a economia baseada na indústria, também destacando-se o minério de ferro, o grande potencial hidráulico para a produção de energia elétrica, e a grande produção de madeira de papel e celulose. 

Quanto a pecuária, o destaque é a criação de bovinos que não é muito desenvolvida na região por causa do clima frio; e, quanto as produções agrícolas, destacam-se o cultivo de cereais, batata e beterraba açucareira. 



Europa Oriental: A Europa Oriental tem também sua economia baseada na indústria, produção de energia e de minerais. Sendo que alguns países estão enfraquecidos por estarem passando por uma fase de transição entre o socialismo e o capitalismo. Os destaques da indústria oriental são a de Moscou e São Petersburgo. 

Na agricultura a maior parte de seu espaço é ocupado por cereais, principalmente o trigo. 

Dentro da área agrícola destaca-se a criação de rebanhos bovinos, suínos e ovinos. 

Europa Central: Na Europa Central, em relação à economia, destaca-se a indústria de equipamentos em geral. É uma das áreas mais ricas em carboníferas, com forte concentração siderúrgica e mecânica, mas com grande destaque para a Alemanha, com industrias siderúrgica, maquinária, química, automobilística e eletrotécnica, sendo assim uma grande potência mundial e apresenta baixa produtividade agrícola, fato que vem se modificando. 

A agricultura da Europa Central tem como principal produção a de cereais e de beterraba açucareira. A pecuária dominante é a de bovinos, para a produção de laticínios, mas também se destaca a criação de suínos. 

Europa Meridional: A Europa Meridional também tem sua economia baseada na indústria, destacando-se a Itália, que tem grande potencial no setor petroquímico e siderúrgico com grande influência de outros países como o EUA. 

Na agricultura da Europa Meridional destaca-se o cultivo de cereais, trigo milho e beterraba açucareira. 





Nesta região a pecuária não é muito desenvolvida principalmente por causa do clima. 

Autoria: Krusty 



Atividade 

Identifique no texto as principais características da economia europeia por região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS