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segunda-feira, 18 de maio de 2020

lano de aula não presencial - Eletiva - Prof. Cláudio

Plano de aula não presencial
EE Rodrigues Alves
Professor: Cláudio
Disciplina: Eletiva – Geografia da Música
Classes: 8º B
Data: 18 a 22 de maio
Objetivo da aula: Compreender o processo histórico da evolução da música e dos gêneros musicais.
Habilidade da aula: Ser capaz de perceber as mudanças ocorridas na música compreendendo o contexto de diferentes épocas.
Conteúdo da aula: A música e sua origem.
Roteiro da atividade: 

A partir da leitura do texto, produza uma análise do processo de transformação e aprimoramento da música e dos gêneros musicais.


Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: Se possível, assistir o clipe no Youtube

Data da entrega:25 de maio
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:
claudiogoncalves@professor.educacao.sp.gov.br


A música e sua origem



Este é um assunto super interessante, mas extremamente longo. Para ser bem

compreendido, deve ser bem detalhado. Tentaremos fazer um breve resumo, com alguns

dos momentos mais importantes da música na história. Vamos a eles!




Nossa cultura é extremamente rica pela música como seu principal elemento. Os sons da

natureza inspiraram o primeiro sinal de música reproduzido, durante a Pré-História. A

palavra Música é de origem grega – vem de musiké téchne, a arte das musas – e se constitui

de uma sucessão de sons, entremeados por curtos períodos de silêncio, organizada ao longo

de um determinado tempo.

Assim, é uma combinação de elementos sonoros que são percebidos pela audição. Isso

inclui variações nas características do som, tais como duração, altura, intensidade e timbre,

que podem ocorrer em diferentes ritmos, melodias ou harmonias. Embora nenhum critério

científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música

confunde-se com a própria história do desenvolvimento da inteligência e cultura humanas.




Na Antiguidade, até 400 D.C., a música assumiu um papel central nas atividades diárias das

grandes civilizações do Egito, Grécia e Roma. Com a queda do Império Romano, a igreja

teve um papel fundamental para o desenvolvimento e evolução da música, pois os monges

continuam a desenvolver a escrita e a teoria musical na Idade Média. Como exemplo, o

monge e papa São Gregório Magno que reuniu alguns cânticos já existentes e outros de sua

própria autoria numa coletânea que intitulou de Antifonário, e a esta forma de cantar deu-

se o nome do famoso Canto Gregoriano, que tinha uma melodia simples que seguia o ritmo

das palavras e era usado como forma de oração.




Eis que surge a separação entre a música popular e religiosa, e os instrumentos usados em

ambas são bem distintos. Na religiosa, permitia-se apenas o uso do órgão, e na popular,

permitia-se o uso de todos os instrumentos conhecidos. Quem também teve papel

importante foram os menestréis, companheiros dos saltimbancos que andavam de terra em

terra e os trovadores, nobres compositores que tinham o amor como tema principal das

suas músicas e poemas.




Outro surgimento super importante foi o da notação musical, inicialmente feito por

neumas, símbolos que ajudavam os compositores a não esquecerem-se das músicas. Mais

tarde foram introduzidas as linhas até chegar ao conjunto das quatro que foram inventadas

por Guido D’Arezzo, grande teórico da música e só a partir do século XI fez-se uso da pauta,

tornando-se habitual até hoje.




Durante o Renascimento, a Igreja tornou-se menos rígida em relação aos instrumentos

musicais, e os nobres contratavam músicos para animas eventos festivos. As formas vocais

mais importantes deste período são: os madrigais, a missa, e o motete.




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No período Barroco, Johann Sebastian Bach era o grande nome. Incrível compositor, foi de

grande importância seu trabalho. A orquestra, a ópera e o ballet também surgem como

grandes destaques musicais deste período, gerando enormes contribuições para a

musicalidade.




O Classicismo trouxe um tipo de música mais suave e com uma perfeição estética. As frases

melódicas são curtas, claras e bem definidas, com princípio, meio e fim com uma maior

variação em relação à dinâmica das obras musicais e surge o sforzatto, o crescendo e

diminuendo. E desenvolvem-se grandes gêneros instrumentais como: a forma sonata, o

quarteto de cordas, a sinfonia e o concerto.




Os compositores do Romantismo procuravam mostrar os seus sentimentos em relação à

sociedade da época através da música. Os nomes mais importantes da época são Schubert,

Chopin, Liszt e Pagnani. As melodias românticas são mais líricas e as harmonias mais

contrastantes, com uma maior variedade de sonoridades, dinâmicas e timbres com maior

tempo de duração. Neste período, a literatura exerce uma grande influência sobre a música

romântica, e faz surgir o Lied e o poema sinfônico.

Enfim, chegamos à música Moderna, com novas experiências no aspecto musical, marcada

pela tecnologia dos instrumentos e diferentes formas de compor. Com muitas mudanças em

relação à sonoridade, a guitarra eléctrica e sintetizador são ligados, numa primeira fase, à

música Pop e Rock e numa segunda, a outros gêneros musicais.

A gravação surge e revoluciona totalmente o mercado e a produção musical.

O timbre é o parâmetro da música mais valorizado deste período, e por isso renovou-se a

linguagem musical à procura de novos timbres, harmonias, melodias e novos ritmos. A

forma de composição musical foi abandonando o uso das oito notas da escala e deu-se a

ausência da tonalidade definida (atonalidade) e escreveu-se obras a partir da utilização de

uma série de 12 notas que consiste na técnica do dodecafônico.

Enfim, a música passou por diversas mudanças, e assim vai continuar sendo, pois ela faz

parte da cultura mundial, das nossas vidas e nossos sentimentos. Existe muito, muito mais

a se saber sobre a história da música, e muitos outros fatores importantes, mas esperamos

que com este resumo do resumo, tenhamos despertado sua curiosidade em saber e procurar

mais sobre este tema tão profundo e fascinante que é a música e suas origens.


Atividade

A partir da leitura do texto, produza uma análise do processo de

transformação e aprimoramento da música e dos gêneros

musicais.

GALERIA:






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