COMUNICADO IMPORTANTE
Caros alunos e responsáveis,
A postagem de hoje tem DUAS funções:
1. Lembrar que há atividades a entregar,
postadas desde o início do isolamento.
2. Fazer alguns esclarecimentos sobre
atividades pedidas da Apostila e sobre o material apostilado que vocês
receberam na escola.
O 1º Bimestre se encerra oficialmente em
29/05, por isso aguardarei até 22/05 que se comuniquem comigo por e-mail,
enviando as atividades que puderem. Os que não conseguirem não ficarão sem
nota, mas devem fazer as atividades pedidas e deixá-las separadas para entrega
no retorno.
1. Desde o início do isolamento passei
diversas atividades, algumas para fazer no caderno e algumas para entrega. Vou
listar abaixo as três atividades pedidas para entrega (na primeira postagem) e,
mais uma vez lembrar, que as mesmas podem ser digitadas ou feitas a
caneta e enviadas como anexo para o e-mail história.rodriguesalves@gmail.com
POSTAGEM 1
- Avaliação Contínua 1 - atividade proposta no quadro – Trabalhando
com documentos – pág. 25 do LIVRO DIDÁTICO de História.
- Avaliação Contínua 2 - atividade proposta no quadro – Trabalhando
com documentos – pág. 42 do LIVRO DIDÁTICO de História.
- Avaliação Contínua 3 - atividade proposta no
quadro – Trabalhando com documentos – pág. 70 do LIVRO DIDÁTICO de História.
|
2.
Nas postagens feitas nas últimas duas semanas, havia pedido exercícios da
apostila. Descobri depois, graças a uma mãe, que me escreveu e me enviou uma
foto, que vocês haviam recebido uma APOSTILA, só que o volume 2.
Lembro,
contudo, que antes da interrupção das aulas vocês tinham recebido uma apostila
apenas com as matérias do INOVA, de Português e Matemática. Aguardávamos um
outro volume com as demais matérias, incluindo História.
Quando
postei atividades da Apostila, o fiz pensando no volume 1, que está disponível
para baixar no site:
O
volume 2, que foi entregue a vocês está bastante incompleto e não o encontrei
para baixar em lugar algum. Para ter acesso a ele precisei ir à escola para
buscar um exemplar para meu trabalho.
Assim
sendo, peço que desconsiderem as postagens anteriores, no que se refere a
apostila. Vou inclusive tentar apagá-las para evitar confusões.
Para
não quebrar nossa sequência de estudos, postarei a partir de 29/05, as Situações
de Aprendizagem de HISTÓRIA do Volume 1, na íntegra, só para leitura e
cópia e resolução de exercícios, hora no caderno, hora para entrega.
Não
é necessário imprimir, mas quem puder e quiser pode baixar o material do site
citado acima. O volume 1 está bem completo e será utilizado até que eu julgue
que estamos em um ponto da matéria em que o volume 2 (que vocês receberam)
esteja adequado ao assunto discutido.
Seguem
abaixo as Avaliações Contínuas 4 e 5,
retiradas da Apostila volume 1, que podem ser entregues, da mesma forma que as
avaliações 1, 2 e 3.
Avaliação
Contínua 4:
Leia o texto abaixo:
A comunicação é um
processo de interação entre duas ou mais pessoas na transmissão de mensagens.
O avanço tecnológico, em diferentes momentos da História, possibilitou a
diminuição das barreiras de comunicação, como no caso das redes sociais, com
o advento da internet. Diante de transformações tão aceleradas em nosso
cotidiano, atrelamos o conceito de “moderno” a inovação e costumamos
classificar determinados objetos como “ultrapassados”, ou seja, “antigos”. Se
hoje utilizamos Apps de mensagens ou e
mails, houve um tempo
em que se comunicar dependia da “velha” carta – que, aliás, talvez seja a
forma de interlocução e contato mais antiga que conhecemos, mas isso não quer
dizer que essa forma de comunicação não era considerada moderna na época em
que foi utilizada.
|
1.Após a
leitura e a interpretação do texto, reflita sobre as palavras “antigo” e
“moderno” e escreva seus significados com suas próprias palavras.
Antigo:_________________________________________________
Moderno:_______________________________________________
2.Responda as questões abaixo:
a) A tecnologia, da forma como conhecemos, está
presente em todas as sociedades humanas? Justifique.
b) Podemos considerar “modernas” as sociedades que
dependem da tecnologia em seu cotidiano?
c) Podemos considerar “antigas” ou “atrasadas”
comunidades que não dependem de recursos tecnológicos?
Avaliação
Contínua 5:
Leia o texto abaixo:
As entrevistas são consideradas fontes
históricas, pois através delas é possível conhecer sobre fatos históricos de
povos que não utilizam a escrita como meio para perpetuar sua história. Dessa
forma podemos ter acesso às tradições africanas, como aquelas contadas pelos
Griôs, que são verdadeiras bibliotecas vivas que transmitem oralmente
histórias relacionadas a seus povos. No Brasil, há grupos interessados em
estratégias para proteção e fomento à transmissão dos saberes da tradição
oral, englobando não apenas os descendentes dos povos africanos, mas também
os indígenas e as comunidades tradicionais que realizam essa prática. O Museu
da Pessoa, por exemplo, é uma instituição dedicada a colher depoimentos de
pessoas ditas “comuns” e preservar esses relatos para resguardar a memória.
|
1. Realize uma entrevista com uma pessoa nascida há
pelo menos três décadas. Utilize a sugestão abaixo como modelo.
NOME:
|
IDADE:
|
PROFISSÃO:
|
CIDADE DE
NASCIMENTO:
|
CIDADE EM
QUE RESIDE:
|
RESIDE NA
CIDADE DESDE:
EM TÓPICOS, APONTE AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS QUE
OCORRERAM DURANTE A VIDA DA PESSOA ENTREVISTADA
|
2. Após a coleta dos dados, elabore um relatório
apontando as permanências e mudanças destacadas pelo entrevistado.
Para
organizar a entrega de suas atividades, você pode preparar uma folha de
respostas como segue abaixo:
NOME:
________________________ Nº: ____ ANO/TURMA: _____
DATA:
___/___/___
Avaliação Contínua 1 – atividade proposta no quadro – Trabalhando
com documentos – pág. 25 do LIVRO DIDÁTICO de História.
RESPOSTA:
Avaliação Contínua 2 – atividade proposta no quadro –Vivendo
no tempo – pág. 42 do LIVRO DIDÁTICO de História.
RESPOSTA:
Avaliação Contínua 3 - atividade proposta no quadro – Trabalhando
com documentos – pág.70 do LIVRO DIDÁTICO de História.
RESPOSTA:
Avaliação Contínua 4
RESPOSTA:
Avaliação Contínua 5
RESPOSTA:
Boa
Semana a todos.
Aguardo
as atividades de vocês,
Um
abraço
Professora
Cristiane - História
Nenhum comentário:
Postar um comentário