Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 15 de maio de 2020

HISTÓRIA - 7º Ano A


COMUNICADO IMPORTANTE

Caros alunos e responsáveis,

A postagem de hoje tem DUAS funções:
1. Lembrar que há atividades a entregar, postadas desde o início do isolamento.
2. Fazer alguns esclarecimentos sobre atividades pedidas da Apostila e sobre o material apostilado que vocês receberam na escola.
O 1º Bimestre se encerra oficialmente em 29/05, por isso aguardarei até 22/05 que se comuniquem comigo por e-mail, enviando as atividades que puderem. Os que não conseguirem não ficarão sem nota, mas devem fazer as atividades pedidas e deixá-las separadas para entrega no retorno.

1. Desde o início do isolamento passei diversas atividades, algumas para fazer no caderno e algumas para entrega. Vou listar abaixo as três atividades pedidas para entrega (na primeira postagem) e, mais uma vez lembrar, que as mesmas podem ser digitadas ou feitas a caneta e enviadas como anexo para o e-mail história.rodriguesalves@gmail.com


POSTAGEM 1
- Avaliação Contínua 1 - atividade proposta no quadro – Trabalhando com documentos – pág. 25 do LIVRO DIDÁTICO de História.
- Avaliação Contínua 2 - atividade proposta no quadro – Trabalhando com documentos – pág. 42 do LIVRO DIDÁTICO de História.
- Avaliação Contínua 3 - atividade proposta no quadro – Trabalhando com documentos – pág. 70 do LIVRO DIDÁTICO de História.


2. Nas postagens feitas nas últimas duas semanas, havia pedido exercícios da apostila. Descobri depois, graças a uma mãe, que me escreveu e me enviou uma foto, que vocês haviam recebido uma APOSTILA, só que o volume 2.
Lembro, contudo, que antes da interrupção das aulas vocês tinham recebido uma apostila apenas com as matérias do INOVA, de Português e Matemática. Aguardávamos um outro volume com as demais matérias, incluindo História.
Quando postei atividades da Apostila, o fiz pensando no volume 1, que está disponível para baixar no site:
O volume 2, que foi entregue a vocês está bastante incompleto e não o encontrei para baixar em lugar algum. Para ter acesso a ele precisei ir à escola para buscar um exemplar para meu trabalho.
Assim sendo, peço que desconsiderem as postagens anteriores, no que se refere a apostila. Vou inclusive tentar apagá-las para evitar confusões.
Para não quebrar nossa sequência de estudos, postarei a partir de 29/05, as Situações de Aprendizagem de HISTÓRIA do Volume 1, na íntegra, só para leitura e cópia e resolução de exercícios, hora no caderno, hora para entrega.
Não é necessário imprimir, mas quem puder e quiser pode baixar o material do site citado acima. O volume 1 está bem completo e será utilizado até que eu julgue que estamos em um ponto da matéria em que o volume 2 (que vocês receberam) esteja adequado ao assunto discutido.

Seguem abaixo as Avaliações Contínuas 4 e 5, retiradas da Apostila volume 1, que podem ser entregues, da mesma forma que as avaliações 1, 2 e 3.

Avaliação Contínua 4:
Leia o texto abaixo:

A comunicação é um processo de interação entre duas ou mais pessoas na transmissão de mensagens. O avanço tecnológico, em diferentes momentos da História, possibilitou a diminuição das barreiras de comunicação, como no caso das redes sociais, com o advento da internet. Diante de transformações tão aceleradas em nosso cotidiano, atrelamos o conceito de “moderno” a inovação e costumamos classificar determinados objetos como “ultrapassados”, ou seja, “antigos”. Se hoje utilizamos Apps de mensagens ou e
mails, houve um tempo em que se comunicar dependia da “velha” carta – que, aliás, talvez seja a forma de interlocução e contato mais antiga que conhecemos, mas isso não quer dizer que essa forma de comunicação não era considerada moderna na época em que foi utilizada.

1.Após a leitura e a interpretação do texto, reflita sobre as palavras “antigo” e “moderno” e escreva seus significados com suas próprias palavras.
Antigo:_________________________________________________
Moderno:_______________________________________________
2.Responda as questões abaixo:
a) A tecnologia, da forma como conhecemos, está presente em todas as sociedades humanas? Justifique.
b) Podemos considerar “modernas” as sociedades que dependem da tecnologia em seu cotidiano?
c) Podemos considerar “antigas” ou “atrasadas” comunidades que não dependem de recursos tecnológicos?

Avaliação Contínua 5:
Leia o texto abaixo:


As entrevistas são consideradas fontes históricas, pois através delas é possível conhecer sobre fatos históricos de povos que não utilizam a escrita como meio para perpetuar sua história. Dessa forma podemos ter acesso às tradições africanas, como aquelas contadas pelos Griôs, que são verdadeiras bibliotecas vivas que transmitem oralmente histórias relacionadas a seus povos. No Brasil, há grupos interessados em estratégias para proteção e fomento à transmissão dos saberes da tradição oral, englobando não apenas os descendentes dos povos africanos, mas também os indígenas e as comunidades tradicionais que realizam essa prática. O Museu da Pessoa, por exemplo, é uma instituição dedicada a colher depoimentos de pessoas ditas “comuns” e preservar esses relatos para resguardar a memória.


1. Realize uma entrevista com uma pessoa nascida há pelo menos três décadas. Utilize a sugestão abaixo como modelo.
NOME:
IDADE:
PROFISSÃO:
CIDADE DE NASCIMENTO:
CIDADE EM QUE RESIDE:
RESIDE NA CIDADE DESDE:
EM TÓPICOS, APONTE AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS QUE OCORRERAM DURANTE A VIDA DA PESSOA ENTREVISTADA
2. Após a coleta dos dados, elabore um relatório apontando as permanências e mudanças destacadas pelo entrevistado.

Para organizar a entrega de suas atividades, você pode preparar uma folha de respostas como segue abaixo:

NOME: ________________________ Nº: ____ ANO/TURMA: _____
DATA: ___/___/___



Avaliação Contínua 1 – atividade proposta no quadro – Trabalhando com documentos – pág. 25 do LIVRO DIDÁTICO de História.
RESPOSTA:

Avaliação Contínua 2 – atividade proposta no quadro –Vivendo no tempo – pág. 42 do LIVRO DIDÁTICO de História.
RESPOSTA:

Avaliação Contínua 3 - atividade proposta no quadro – Trabalhando com documentos – pág.70 do LIVRO DIDÁTICO de História.
RESPOSTA:

Avaliação Contínua 4
RESPOSTA:



Avaliação Contínua 5
RESPOSTA:


Boa Semana a todos.
Aguardo as atividades de vocês,
Um abraço
Professora Cristiane - História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS