COMUNICADO IMPORTANTE
Caros alunos e responsáveis,
A postagem de hoje tem DUAS funções:
1. Lembrar que há atividades a entregar,
postadas desde o início do isolamento.
2. Fazer alguns esclarecimentos sobre
atividades pedidas da Apostila e sobre o material apostilado que vocês
receberam na escola.
O 1º Bimestre se encerra oficialmente em
29/05, por isso aguardarei até 22/05 que se comuniquem comigo por e-mail,
enviando as atividades que puderem. Os que não conseguirem não ficarão sem
nota, mas devem fazer as atividades pedidas e deixá-las separadas para entrega
no retorno.
1. Desde o início do isolamento passei
diversas atividades, algumas para fazer no caderno e algumas para entrega. Vou
listar abaixo as três atividades pedidas para entrega (na primeira postagem) e,
mais uma vez lembrar, que as mesmas podem ser digitadas ou feitas a
caneta e enviadas como anexo para o e-mail história.rodriguesalves@gmail.com
POSTAGEM 1
- Avaliação Contínua 1 – atividade proposta no quadro – Trabalhando com
documentos – pág. 34 do LIVRO DIDÁTICO de História.
- Avaliação
Contínua 2 – atividade proposta no
quadro –Vivendo no tempo – pág. 56, 57 do LIVRO DIDÁTICO de História.
- Avaliação Contínua 3 - atividade proposta no quadro – Trabalhando com
documentos – pág. 69 do LIVRO DIDÁTICO de História.
|
2.
Nas postagens feitas nas últimas duas semanas, havia pedido exercícios da
apostila. Descobri depois, graças a uma mãe, que me escreveu e me enviou uma
foto, que vocês haviam recebido uma APOSTILA, só que o volume 2.
Lembro,
contudo, que antes da interrupção das aulas vocês tinham recebido uma apostila
apenas com as matérias do INOVA, de Português e Matemática. Aguardávamos um
outro volume com as demais matérias, incluindo História.
Quando
postei atividades da Apostila, o fiz pensando no volume 1, que está disponível
para baixar no site:
O
volume 2, que foi entregue a vocês está bastante incompleto e não o encontrei
para baixar em lugar algum. Para ter acesso a ele precisei ir à escola para
buscar um exemplar para meu trabalho.
Assim
sendo, peço que desconsiderem as postagens anteriores, no que se refere a
apostila. Vou inclusive tentar apagá-las para evitar confusões.
Para
não quebrar nossa sequência de estudos, postarei a partir de 29/05, as Situações
de Aprendizagem de HISTÓRIA do Volume 1, na íntegra, só para leitura e cópia
e resolução de exercícios, hora no caderno, hora para entrega.
Não
é necessário imprimir, mas quem puder e quiser pode baixar o material do site
citado acima. O volume 1 está bem completo e será utilizado até que eu julgue
que estamos em um ponto da matéria em que o volume 2 (que vocês receberam) esteja
adequado ao assunto discutido.
Seguem
abaixo as Avaliações Contínuas 4 e 5,
retiradas da Apostila volume 1, que podem ser entregues, da mesma forma que as
avaliações 1, 2 e 3.
Crie
uma linha do tempo ilustrada da sua vida, conforme as instruções que se
seguem:
INSTRUÇÕES
PARA CRIAÇÃO DA LINHA DO TEMPO DE SUA VIDA:
1º
Utilize seu caderno de desenho ou uma folha sulfite para a realização da
atividade;
2º
Inicie sua linha do tempo na data de seu nascimento;
3º
A última data que você irá colocar em sua linha do tempo é a data de hoje;
4º
Entre o dia de seu nascimento até o dia de hoje, coloque o máximo de
acontecimentos marcantes que você conseguir se lembrar. Assim a sua linha do tempo
ficará bastante completa.
OBS:
Aqueles que queiram podem acrescentar a linha do tempo pessoal fotos e desenhos
EXEMPLO:
Avaliação Contínua 5
Pesquise três tipos de
calendário: o chinês, o muçulmano e o japonês. Registre com imagens (recortadas
ou desenhadas) estes calendários e, embaixo de cada um, coloque uma breve
descrição.
EXEMPLO:
CALENDÁRIO
MAIA
O
calendário maia é um entre os diversos sistemas temporais utilizados
pelos MAIAS, povo que viveu na América Central antes da chegada dos
conquistadores europeus. Ele tem início em 11 de agosto de 3114 a.C., da mesma
forma que o nosso começa no primeiro dia do primeiro mês da era cristã, o qual
marca o suposto momento em que Jesus Cristo nasceu. Ele é organizado em
unidades temporais crescentes. Cada 20 dias completam o que corresponderia a um
‘mês’.
Os
Maias viam o tempo como uma sucessão de ciclos, os dos fenômenos naturais, os
das concepções de morte-reencarnação, os da sua própria visão temporal. Vários
dos ritos maias estavam ligados a esta mentalidade cíclica. Com o calendário de
conta longa, eles conseguem criar uma marcação linear, mas o caráter repetitivo
da passagem do tempo está imbuído na mentalidade desta civilização.
Para
organizar a entrega de suas atividades, você pode preparar uma folha de
respostas como segue abaixo:
NOME:
_______________________ Nº: ____ ANO/TURMA: _____
DATA:
___/___/___
Avaliação Contínua 1 – atividade proposta no quadro – Trabalhando
com documentos – pág. 34 do LIVRO DIDÁTICO de História.
RESPOSTA:
Avaliação Contínua 2 – atividade proposta no quadro –Vivendo
no tempo – pág. 56, 57 do LIVRO DIDÁTICO de História.
RESPOSTA:
Avaliação Contínua 3 - atividade proposta no quadro – Trabalhando
com documentos – pág. 69 do LIVRO DIDÁTICO de História.
RESPOSTA:
Avaliação Contínua 4
RESPOSTA:
Avaliação Contínua 5
RESPOSTA:
Boa
Semana a todos.
Aguardo
as atividades de vocês,
Um
abraço
Professora
Cristiane - História
Nenhum comentário:
Postar um comentário