Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 15 de maio de 2020

HISTÓRIA - 6º Anos A, B, C e D


COMUNICADO IMPORTANTE

Caros alunos e responsáveis,

A postagem de hoje tem DUAS funções:
1. Lembrar que há atividades a entregar, postadas desde o início do isolamento.
2. Fazer alguns esclarecimentos sobre atividades pedidas da Apostila e sobre o material apostilado que vocês receberam na escola.
O 1º Bimestre se encerra oficialmente em 29/05, por isso aguardarei até 22/05 que se comuniquem comigo por e-mail, enviando as atividades que puderem. Os que não conseguirem não ficarão sem nota, mas devem fazer as atividades pedidas e deixá-las separadas para entrega no retorno.

1. Desde o início do isolamento passei diversas atividades, algumas para fazer no caderno e algumas para entrega. Vou listar abaixo as três atividades pedidas para entrega (na primeira postagem) e, mais uma vez lembrar, que as mesmas podem ser digitadas ou feitas a caneta e enviadas como anexo para o e-mail história.rodriguesalves@gmail.com


POSTAGEM 1
- Avaliação Contínua 1 – atividade proposta no quadro – Trabalhando com documentos – pág. 34 do LIVRO DIDÁTICO de História.
- Avaliação Contínua 2 – atividade proposta no quadro –Vivendo no tempo – pág. 56, 57 do LIVRO DIDÁTICO de História.
- Avaliação Contínua 3 - atividade proposta no quadro – Trabalhando com documentos – pág. 69 do LIVRO DIDÁTICO de História.


2. Nas postagens feitas nas últimas duas semanas, havia pedido exercícios da apostila. Descobri depois, graças a uma mãe, que me escreveu e me enviou uma foto, que vocês haviam recebido uma APOSTILA, só que o volume 2.
Lembro, contudo, que antes da interrupção das aulas vocês tinham recebido uma apostila apenas com as matérias do INOVA, de Português e Matemática. Aguardávamos um outro volume com as demais matérias, incluindo História.
Quando postei atividades da Apostila, o fiz pensando no volume 1, que está disponível para baixar no site:
O volume 2, que foi entregue a vocês está bastante incompleto e não o encontrei para baixar em lugar algum. Para ter acesso a ele precisei ir à escola para buscar um exemplar para meu trabalho.
Assim sendo, peço que desconsiderem as postagens anteriores, no que se refere a apostila. Vou inclusive tentar apagá-las para evitar confusões.
Para não quebrar nossa sequência de estudos, postarei a partir de 29/05, as Situações de Aprendizagem de HISTÓRIA do Volume 1, na íntegra, só para leitura e cópia e resolução de exercícios, hora no caderno, hora para entrega.
Não é necessário imprimir, mas quem puder e quiser pode baixar o material do site citado acima. O volume 1 está bem completo e será utilizado até que eu julgue que estamos em um ponto da matéria em que o volume 2 (que vocês receberam) esteja adequado ao assunto discutido.

Seguem abaixo as Avaliações Contínuas 4 e 5, retiradas da Apostila volume 1, que podem ser entregues, da mesma forma que as avaliações 1, 2 e 3.


Crie uma linha do tempo ilustrada da sua vida, conforme as instruções que se seguem:
INSTRUÇÕES PARA CRIAÇÃO DA LINHA DO TEMPO DE SUA VIDA:
1º Utilize seu caderno de desenho ou uma folha sulfite para a realização da atividade;
2º Inicie sua linha do tempo na data de seu nascimento;
3º A última data que você irá colocar em sua linha do tempo é a data de hoje;
4º Entre o dia de seu nascimento até o dia de hoje, coloque o máximo de acontecimentos marcantes que você conseguir se lembrar. Assim a sua linha do tempo ficará bastante completa.
OBS: Aqueles que queiram podem acrescentar a linha do tempo pessoal fotos e desenhos
EXEMPLO:


Avaliação Contínua 5
Pesquise três tipos de calendário: o chinês, o muçulmano e o japonês. Registre com imagens (recortadas ou desenhadas) estes calendários e, embaixo de cada um, coloque uma breve descrição.
EXEMPLO:



 
CALENDÁRIO MAIA
O calendário maia é um entre os diversos sistemas temporais utilizados pelos MAIAS, povo que viveu na América Central antes da chegada dos conquistadores europeus. Ele tem início em 11 de agosto de 3114 a.C., da mesma forma que o nosso começa no primeiro dia do primeiro mês da era cristã, o qual marca o suposto momento em que Jesus Cristo nasceu. Ele é organizado em unidades temporais crescentes. Cada 20 dias completam o que corresponderia a um ‘mês’.
Os Maias viam o tempo como uma sucessão de ciclos, os dos fenômenos naturais, os das concepções de morte-reencarnação, os da sua própria visão temporal. Vários dos ritos maias estavam ligados a esta mentalidade cíclica. Com o calendário de conta longa, eles conseguem criar uma marcação linear, mas o caráter repetitivo da passagem do tempo está imbuído na mentalidade desta civilização.



Para organizar a entrega de suas atividades, você pode preparar uma folha de respostas como segue abaixo:

NOME: _______________________ Nº: ____ ANO/TURMA: _____
DATA: ___/___/___



Avaliação Contínua 1 – atividade proposta no quadro – Trabalhando com documentos – pág. 34 do LIVRO DIDÁTICO de História.
RESPOSTA:

Avaliação Contínua 2 – atividade proposta no quadro –Vivendo no tempo – pág. 56, 57 do LIVRO DIDÁTICO de História.
RESPOSTA:

Avaliação Contínua 3 - atividade proposta no quadro – Trabalhando com documentos – pág. 69 do LIVRO DIDÁTICO de História.
RESPOSTA:

Avaliação Contínua 4
RESPOSTA:



Avaliação Contínua 5
RESPOSTA:


Boa Semana a todos.
Aguardo as atividades de vocês,
Um abraço
Professora Cristiane - História








Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS