ATIVIDADES SOBRE
BIODIVERSIDADE E CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
1. Cite as cinco principais características que definem
um ser vivo?
2. O que são substâncias orgânicas e inorgânicas? Dê
exemplos.
3. Quantos reinos são classificados os seres vivos? Quais
são eles?
4. Por que os vírus não são classificados como seres
vivos?
5. Como os seres vivos são classificados? Lembre-se da
palavrinha REFICOFAGE
6. Qual a menor e a maior unidade taxonômica de
classificação?
7. Por que todo ser vivo possui um nome científico?
8. Como devemos escrever corretamente um nome científico?
9. Observe os nomes científicos dos seres vivos abaixo e
indique:
a)
Zea mays
Gênero: ______________
Epíteto: ______________
Espécie: ________________
|
b)
Homo
sapiens
Gênero: ______________
Epíteto: ______________
Espécie: ________________
|
c)
Felis
catus
Gênero: ______________
Epíteto: ______________
Espécie: _______________
|
10. Use as
palavras do quadro abaixo para completar
as frases abaixo:
LATIM –
FAMÍLIA – SUBLINHAR – CLASSE – REINO
MAIÚSCULA
– DOIS – TAXONOMIA - ESPÉCIE
|
a) Todo nome científico é formado por
_____________________ nomes (palavras).
b) A primeira letra da primeira palavra de um nome
científico é sempre escrita em ___________________ .
c) Várias plantas de um mesmo gênero formam um(a) ______________________.
d) Vários peixes de uma mesma ordem formam um(a)
_______________________.
e) Devemos sempre ___________________________ um nome
científico quando escrevemo-nos a mão.
f) O nome da ciência que classifica os seres vivos é a
________________________.
g) Os nomes científicos são escritos no idioma
_____________________________.
h) A menor unidade taxonômica é a
______________________________.
i) A maior unidade taxonômica é o ___________________________.
Nenhum comentário:
Postar um comentário