Total de visualizações de página

Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Geografia/9º ano D - Professora Flávia

 4º Bimestre

Olá, pessoal! Iniciamos nosso 4º e último bimestre!

Fiquem atentos ao que vamos estudar!

 

Capítulo 7: A globalização e o mundo atual

 

Objetivos


Compreender que avanços
tecnológicos proporcionaram mudanças significativas no dia a dia das pessoas

Relacionar o aumento dos fluxos populacionais mundiais como uma característica da globalização.

Identificar as principais características dos fluxos populacionais que vêm ocorrendo atualmente.

Refletir sobre a xenofobia desencadeada em diversos países.

Identificar os principais fatores da existência de refugiados no mundo atualmente.
Relacionar o intenso processo de urbanização mundial ao surgimento de megacidades e cidades globais.

Diferenciar uma cidade global de uma megacidade.

Refletir sobre os aspectos positivos e os aspectos negativos da globalização.
Compreender de que maneira a falta de empregos está relacionada ao atual processo de globalização.

Compreender como a globalização contribui para a transformação cultural que vem ocorrendo em diversas partes do mundo.

 

O que entregar?

- Atividades – p. 230 e 231

- Atividades – p. 242 e 243

 

Capítulo 8: Os desafios para um meio ambiente melhor

 

Objetivos


Compreender que a atual sociedade capitalista estimula o consumo e desenvolve novas necessidades a
fim de manter e ampliar esse sistema (produção e consumo).
Refletir sobre as atitudes do nosso dia a dia que podem ser consideradas consumistas e como isso impacta no meio ambiente.
Verificar que o consumo é bastante desigual no mundo e que as pessoas que mais consomem vivem em países ricos e/ou desfrutam de melhores condições financeiras.
Refletir sobre o consumo desigual da água e perceber os riscos ambientais do uso não consciente desse recurso.

Compreender o que é segurança alimentar.

Compreender que, mesmo com o surgimento de tecnologias que aumentam a produtividade, a distribuição de alimentos no mundo é desigual, bem como que o intenso uso do solo é uma das principais razões de sua degradação.
Compreender o que são hotspots e qual a importância de sua preservação.

Perceber que a degradação do meio ambiente não é algo recente, despertando, assim, a consciência ambiental.

Reconhecer as principais convenções internacionais sobre o meio ambiente como

tentativas de solucionar os problemas ambientais e que os acordos discutidos nessas reuniões são pouco cumpridos.

Refletir sobre o e-lixo e os principais problemas que ele ocasiona quando sua reciclagem não é realizada.

 

O que entregar?

- Atividades – p. 268 e 269

- Atividades – p. 278 e 279

 

Lembrando que as atividades devem ser realizadas semanalmente e entregues de preferência no presencial. Se não for possível, enviar para o e-mail pacano@prof.educacao.sp.gov.br

 

Data final para a entrega de todas as atividades: 26 de novembro de 2021.

 

A nota final será composta pelas atividades, pela participação e pelas atividades do CMSP.

Não deixem tudo para a última hora!

Bons estudos! Beijinho!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS