3º Bimestre
Bom dia, pessoal!
Estamos iniciando o 3º bimestre e deixarei aqui TODAS as atividades que deverão ser realizadas durante esse período.
Infelizmente não terei mais tempo de fazer as aulas virtuais com vocês, então, aqueles que optaram por permanecer em casa deverão se organizar para cumprir essas atividades dentro do prazo.
Serão as mesmas atividades que os/as estudantes presenciais desenvolverão.
Fiquem atentos/as às instruções!!!!
Conteúdos do livro didático a ser estudado:
1- Capítulo 5: Oceania e Regiões Polares (p. 148 a 181).
- Objetivos:
• Localizar espacialmente a Oceania e identificar
os arquipélagos que a
compõem.
• Perceber a influência
da maritimidade sobre
as formações naturais
da Oceania.
• Identificar as principais formações do relevo
insular e continental da
Oceania, os climas, sua
principal bacia hidrográfica e os recifes de corais.
• Analisar o processo de
ocupação da Oceania.
• Valorizar aspectos culturais dos primeiros povos
que ocuparam a Oceania.
• Analisar algumas
características populacionais da Austrália e da
Nova Zelândia.
• Verificar que a atividade
industrial da Oceania se
concentra na Austrália.
• Identificar os principais cultivos e criações
da Oceania.
• Reconhecer que as
principais reservas de
recursos minerais localizam-se no subsolo
australiano e analisar a
importância econômica
desses recursos para o
país.
• Verificar a importância
da atividade econômica
do turismo para a Oceania.
• Compreender a Apec
como um bloco econômico.
• Identificar as principais
características naturais
das regiões polares.
• Identificar algumas
características comuns
entre as duas regiões polares da Terra.
• Compreender algumas
características da população do Ártico e valorizar
a cultura desses povos.
• Perceber que as atividades econômicas do
Ártico são baseadas nas
potencialidades naturais
dessa região.
- O que entregar?
-Livro: atividades das páginas 168 e 169 + atividades das páginas 180 e 181.
2- Capítulo 6: Um Mundo Globalizado (p. 182 a 213).
- Objetivos:
• Reconhecer que a interrelação entre pessoas e
lugares no mundo atual
foi construída ao longo
da história.
• Reconhecer que a globalização é caracterizada
pelo intenso intercâmbio
econômico e sociocultural entre diferentes pessoas e lugares do planeta.
• Perceber que o avanço
tecnológico nos meios
de comunicação e transporte ampliou a inter-
-relação entre pessoas
situadas em diferentes
lugares do planeta.
• Reconhecer que no espaço urbano se concentram os fluxos de tecnologias de informação.
• Relacionar o surgimento da internet com a intensificação da globalização.
• Verificar que nem todas as pessoas do mundo têm acesso igualitário
às novas tecnologias, a
exemplo da internet.
• Perceber que o aumento
da circulação de mercadorias no espaço geográfico
é consequência dos avanços nos meios de transporte e de comunicação.
• Analisar os principais
fluxos de comércio existentes atualmente.
• Analisar o papel desempenhado pela OMC
no comércio mundial.
• Identificar como a mundialização do capitalismo
revolucionou os fluxos financeiros no planeta.
• Reconhecer as empresas multinacionais, sua
organização e influência
econômica mundial.
• Perceber que as multinacionais, em sua maioria, estão organizadas em
rede, pautadas na fragmentação dos processos
produtivos.
- O que entregar?
- Livro: atividades da página 195 + atividades das páginas 212 e 213;
- Currículo em Ação - Volume 2: Situação de Aprendizagem 1 - Do meio natural, ao meio científico e informacional (p. 123 a 138).
ATENÇÃO!!!!
- Onde entregar?
Presencialmente ou via e-mail pacano@prof.educacao.sp.gov.br
- Data: até 17 de Setembro de 2021.
Essa será a única postagem do bimestre e tudo o que deverá ser realizado consta descrito acima.
Qualquer dúvida mandar e-mail, pois não atenderei mais pelo Classroom.
Bons estudos!!!!
Beijinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário