Total de visualizações de página

Páginas

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Geografia/9º ano D - Professora Flávia

  3º Bimestre


Bom dia, pessoal! 

Estamos iniciando o 3º bimestre e deixarei aqui TODAS as atividades que deverão ser realizadas durante esse período.

Infelizmente não terei mais tempo de fazer as aulas virtuais com vocês, então, aqueles que optaram por permanecer em casa deverão se organizar para cumprir essas atividades dentro do prazo.

Serão as mesmas atividades que os/as estudantes presenciais desenvolverão.


Fiquem atentos/as às instruções!!!!


Conteúdos do livro didático a ser estudado:


1- Capítulo 5: Oceania e Regiões Polares (p. 148 a 181).

- Objetivos:

• Localizar espacialmente a Oceania e identificar os arquipélagos que a compõem. 
• Perceber a influência da maritimidade sobre as formações naturais da Oceania. 
• Identificar as principais formações do relevo insular e continental da Oceania, os climas, sua principal bacia hidrográfica e os recifes de corais. 
• Analisar o processo de ocupação da Oceania. 
• Valorizar aspectos culturais dos primeiros povos que ocuparam a Oceania. 
• Analisar algumas características populacionais da Austrália e da Nova Zelândia. 
• Verificar que a atividade industrial da Oceania se concentra na Austrália. 
• Identificar os principais cultivos e criações da Oceania. 
• Reconhecer que as principais reservas de recursos minerais localizam-se no subsolo australiano e analisar a importância econômica desses recursos para o país. 
• Verificar a importância da atividade econômica do turismo para a Oceania. 
• Compreender a Apec como um bloco econômico. 
• Identificar as principais características naturais das regiões polares. 
• Identificar algumas características comuns entre as duas regiões polares da Terra. 
• Compreender algumas características da população do Ártico e valorizar a cultura desses povos. 
• Perceber que as atividades econômicas do Ártico são baseadas nas potencialidades naturais dessa região.


- O que entregar?

-Livro: atividades das páginas 168 e 169 + atividades das páginas 180 e 181.


2- Capítulo 6: Um Mundo Globalizado (p. 182 a 213).

- Objetivos:

• Reconhecer que a interrelação entre pessoas e lugares no mundo atual foi construída ao longo da história. 
• Reconhecer que a globalização é caracterizada pelo intenso intercâmbio econômico e sociocultural entre diferentes pessoas e lugares do planeta. 
• Perceber que o avanço tecnológico nos meios de comunicação e transporte ampliou a inter- -relação entre pessoas situadas em diferentes lugares do planeta. 
• Reconhecer que no espaço urbano se concentram os fluxos de tecnologias de informação. 
• Relacionar o surgimento da internet com a intensificação da globalização.
• Verificar que nem todas as pessoas do mundo têm acesso igualitário às novas tecnologias, a exemplo da internet. 
• Perceber que o aumento da circulação de mercadorias no espaço geográfico é consequência dos avanços nos meios de transporte e de comunicação. 
• Analisar os principais fluxos de comércio existentes atualmente. 
• Analisar o papel desempenhado pela OMC no comércio mundial. 
• Identificar como a mundialização do capitalismo revolucionou os fluxos financeiros no planeta. 
• Reconhecer as empresas multinacionais, sua organização e influência econômica mundial. 
• Perceber que as multinacionais, em sua maioria, estão organizadas em rede, pautadas na fragmentação dos processos produtivos.


- O que entregar?

- Livro: atividades da página 195 + atividades das páginas 212 e 213;
- Currículo em Ação - Volume 2: Situação de Aprendizagem 1 - Do meio natural, ao meio científico e informacional (p. 123 a 138).


ATENÇÃO!!!!


- Onde entregar?

Presencialmente ou via e-mail pacano@prof.educacao.sp.gov.br


- Data: até 17 de Setembro de 2021.


Essa será a única postagem do bimestre e tudo o que deverá ser realizado consta descrito acima.
Qualquer dúvida mandar e-mail, pois não atenderei mais pelo Classroom.

Bons estudos!!!!

Beijinhos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS