Total de visualizações de página

Páginas

domingo, 29 de agosto de 2021

7 ano C e D - Inglês

 

Plano de aula não presencial E.E.Rodrigues Alves

Professor: Teolia Abilia Vilasanti Ruiz

Disciplina: Língua Inglesa

Classes: 7 Ano C, D

Data: 23 de Agosto a 10 de Setembro

Objetivo da aula:

Funções e usos da língua inglesa: persuasão

Compreensão de textos orais, multimodais, de cunho argumentativo

Usos de linguagem em meio digital: “internetês”



Habilidade da aula: EF09LI01, EF09LI02, EF09LI09, EF09LI13

 

Conteúdo da aula:

Unit 3

Lesson 2: Grammar Can (abilities) 23/08 a 27/08 02 aulas

Lesson 3: Grammar Can (questions and short answers) 30/08 a 03/09 02 aulas

Lesson 4: Grammar Past Simple of be (was and were) 08/09 a 10/09 02 aulas

 

                                          

                   Lesson 2 e 3: Modal Verb Can

 

Os modal verbs funcionam como um tipo de verbos auxiliares que podem complementar ou alterar o sentido do verbo principal. Eles possuem algumas características e regras próprias, além de expressar ideais de possibilidade, obrigação, permissão, proibição, entre outras.

Como todos os outros modal verbscan possui apenas uma forma para todas as pessoas:

·         can

·         you can

·         he can

·         she can

·         it can

·         we can

·         they can

Para formar sentenças negativas com o modal verb can, use cannot ou a forma curta can’t:

·         cannot speak Russian › I can’t speak Russian

·         We cannot sing. › We can’t sing.

·         She cannot run. › She can’t run

Já para sentenças interrogativas, coloque o modal verb can antes do sujeito:

·         Can you swim?

·         Can you help us?

·         Can I say something?

·         Can they come with us?

·          

Habilidades

modal verb can é usado para falar sobre habilidades. Ou seja, coisas que alguém ou algo consegue (é capaz de) fazer ou não. Nas escolas e livros, CAN costuma ser traduzido pelo verbo “poder“. Mas, ele pode ser traduzido ainda de outras maneiras. Isso deixa a sentença mais natural. Veja:

 

·         can speak English. = Eu sei falar inglês.

·         We can do that. = A gente consegue fazer isso.

·         Can you ride a bike? = Você sabe andar de moto?

·         She can lift 100 kilos. = Ele consegue levantar 100 quilos.

·         My car can do 210kph. = Meu carro chega a fazer 210km/h

Note que nos exemplos acima estamos falando de habilidades: coisas que alguém ou algo pode, consegue, é capaz de fazer. Por isso, a tradução deve condizer com esse uso/significado.

Pedir ou Dar Permissão

modal verb can é também usado para pedir ou dar permissões. Veja:

·         Can I leave early today? (Eu posso sair mais cedo hoje? | Dá pra eu sair mais cedo hoje?)

·         Can I ask you a question? (Posso te fazer uma pergunta?)

·         Can we have some more cake? (A gente pode pegar mais um pouco de bolo?)

·         Can we stay here tonight? (A gente pode ficar aqui hoje a noite?)

·         You can go now if you want to. (Você pode ir agora se quiser.)

·         They can get my car. (Eles podem usar o meu carro.)

·         She can stay here. (Ela pode ficar aqui.)

·         He can stop work early today. (Ele pode parar o trabalho mais cedo hoje.)

Em todas as sentenças acima a intenção é pedir ou dar permissão. Nesses casos, can é um dos modos que temos para indicar essa intenção.

 

Pedir para alguém fazer algo

modal verb can pode ser ainda usado para pedir que alguém faça algo:

·         Can you take care of the kids while I’m out? (Você pode tomar conta das crianças enquanto eu estiver fora?)

·         Can you help here for a while? (Você pode me ajudar aqui rapidinho)

·         Can you lend me 20 dollars until tomorrow? (Você pode me arrumar 20 dólares até amanhã?)

Nesse contexto, podemos traduzir “Can you…?” por “Dá pra você…?“:

·         Can you come here? (Dá pra você vir aqui?)

·         Can you help me? (Dá pra você me ajudar?)

·         Can you tell me what happened? (Dá pra você me dizer o que aconteceu?)

modal verb can também é usado quando nos oferecemos a fazer algo a alguém:

·         Can I help you? (Posso te ajudar?)

·         Can I open the door to you? (Posso abrir a porta para você?)

·         Can we do something to make you feel better? (A gente pode fazer algo para te deixar melhor?)

·         Can we do that for you? (Nós podemos fazer isso por você?)

·         They can use a computer.

 

         Lesson 4: Past Simple  verbo TO BE ( Was- Were)

 

O verbo to be é um verbo irregular. De forma bem simples, isso significa que no passado (Simple Past) ele tem uma forma própria. Ou melhor, ele tem duas formas: was e were.  Cada uma dessas formas tem o pronome/sujeito certo para ser usado.

 Usamos a forma was apenas com os pronomes pessoais Ihesheit ou quando mencionamos o nome de uma pessoa:

·         I was – eu estava, eu era

·         He was – ele estava, ele era

·         She was – ela estava, ela era

·         It was – estava, era, foi

·         Miguel was – Miguel estava, era, foi

·         Joana was – Joana estava, era,  foi

» Usamos a forma were apenas com os pronomes pessoais we, you, they ou quando mencionamos o nome de duas pessoas ou mais:

·         We were – nós estávamos, nós éramos, a gente estava, a gente era

·         You were – você estavam, você era, vocês estavam, vocês eram

·         They were – eles/elas estavam, eram, foram

·         João and Márcia were – João e Márcia estavam, eram, foram

·         Miguel and Joana were – Miguel e Joana estavam, eram, foram

 

 

Roteiro da atividade:

Currículo em Ação Volume 2 – Unit 3 – Lesson 2,3 e 4


Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:

https://www.youtube.com/watch?v=Wn4HF46ma6A]

https://www.youtube.com/watch?v=tjPo1amkkxI

 

Data da entrega: 10 de Setembro

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:

vilasanti@prof.educacao.sp.gov.br

ou entregar pessoalmente na escola.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS