Plano
de aula não presencial E.E.Rodrigues Alves |
|
Professor: Teolia Abilia Vilasanti Ruiz |
Disciplina: Língua Inglesa |
Classes: 7 Ano C, D |
Data: 23 de Agosto a 10
de Setembro |
Objetivo da aula: Funções
e usos da língua inglesa: persuasão Compreensão
de textos orais, multimodais, de cunho argumentativo Usos de
linguagem em meio digital: “internetês”
|
|
Habilidade da aula: EF09LI01, EF09LI02, EF09LI09, EF09LI13 |
|
Conteúdo da aula: Unit 3 Lesson 2: Grammar Can
(abilities) 23/08 a 27/08 02 aulas Lesson 3: Grammar Can
(questions and short answers) 30/08 a 03/09 02 aulas Lesson 4: Grammar Past
Simple of be (was and were) 08/09 a 10/09 02 aulas Lesson 2 e 3: Modal Verb
Can Os modal
verbs funcionam como um tipo de verbos auxiliares que podem complementar
ou alterar o sentido do verbo principal. Eles possuem algumas características
e regras próprias, além de expressar ideais de possibilidade, obrigação,
permissão, proibição, entre outras. Como todos os outros modal
verbs, can possui
apenas uma forma para todas as pessoas: ·
I can ·
you can ·
he can ·
she can ·
it can ·
we can ·
they can Para formar sentenças negativas com
o modal verb can,
use cannot ou
a forma curta can’t: ·
I cannot speak
Russian › I can’t speak
Russian ·
We cannot sing.
› We can’t sing. ·
She cannot run.
› She can’t run Já para sentenças interrogativas,
coloque o modal
verb can antes do sujeito: ·
Can you swim? ·
Can you help us? ·
Can I say something? ·
Can they
come with us? ·
Habilidades
O modal verb can é usado para falar sobre
habilidades. Ou seja, coisas que alguém ou algo consegue (é capaz de) fazer
ou não. Nas escolas e livros, CAN costuma
ser traduzido pelo verbo “poder“.
Mas, ele pode ser traduzido ainda de outras maneiras. Isso deixa a sentença
mais natural. Veja: ·
I can speak
English. = Eu sei falar
inglês. ·
We can do
that. = A gente consegue fazer
isso. ·
Can you
ride a bike? = Você sabe andar
de moto? ·
She can lift
100 kilos. = Ele consegue levantar
100 quilos. ·
My car can do
210kph. = Meu
carro chega a
fazer 210km/h Note que nos
exemplos acima estamos falando de habilidades: coisas que alguém ou algo
pode, consegue, é capaz de fazer. Por isso, a tradução deve condizer com esse
uso/significado. Pedir ou Dar
Permissão
O modal verb can é também usado para pedir ou
dar permissões. Veja: ·
Can I leave early today? (Eu posso sair mais cedo hoje?
| Dá pra eu sair mais cedo hoje?) ·
Can I ask you a question?
(Posso te fazer uma pergunta?) ·
Can we have some more
cake? (A gente pode pegar mais um
pouco de bolo?) ·
Can we stay here tonight?
(A gente pode ficar aqui hoje
a noite?) ·
You can go now if you
want to. (Você pode ir agora se quiser.) ·
They can get my car. (Eles podem usar o meu carro.) ·
She can stay here. (Ela
pode ficar aqui.) ·
He can stop work early
today. (Ele pode parar o trabalho
mais cedo hoje.) Em todas as sentenças acima a intenção
é pedir ou dar permissão. Nesses casos, can é um dos modos que temos para indicar
essa intenção. Pedir para alguém
fazer algo
O modal verb can pode ser ainda usado para
pedir que alguém faça algo: ·
Can you take care of the
kids while I’m out? (Você pode tomar conta das
crianças enquanto eu estiver fora?) ·
Can you help here for a
while? (Você pode me ajudar aqui
rapidinho) ·
Can you lend me 20
dollars until tomorrow? (Você pode me arrumar 20
dólares até amanhã?) Nesse contexto, podemos traduzir “Can you…?” por “Dá pra você…?“: ·
Can you come here? (Dá
pra você vir aqui?) ·
Can you help me? (Dá
pra você me ajudar?) ·
Can you tell me what
happened? (Dá pra você me dizer o que
aconteceu?) O modal verb can também é usado quando nos
oferecemos a fazer algo a alguém: ·
Can I help you? (Posso
te ajudar?) ·
Can I open the door to
you? (Posso abrir a porta para
você?) ·
Can we do something to
make you feel better? (A gente pode fazer algo para
te deixar melhor?) ·
Can we do that for you? (Nós podemos fazer isso por
você?) ·
They can use a computer. Lesson 4: Past Simple verbo TO BE ( Was- Were) O verbo to
be é um verbo irregular. De forma bem simples, isso
significa que no passado (Simple
Past) ele tem uma forma própria. Ou melhor, ele tem duas
formas: was e were.
Cada uma dessas formas tem o pronome/sujeito certo para ser usado. Usamos a forma was apenas com
os pronomes
pessoais I, he, she, it ou quando mencionamos o nome de uma pessoa: ·
I was – eu estava, eu era ·
He was – ele estava, ele era ·
She was – ela estava, ela era ·
It was – estava, era, foi ·
Miguel was – Miguel estava, era, foi ·
Joana was – Joana estava, era, foi » Usamos a forma were apenas com
os pronomes pessoais we, you, they ou quando mencionamos o nome de duas
pessoas ou mais: ·
We were – nós estávamos, nós éramos, a gente estava, a gente era ·
You were – você estavam, você era, vocês estavam, vocês eram ·
They were – eles/elas estavam, eram, foram ·
João and Márcia were – João e Márcia estavam, eram, foram ·
Miguel and Joana were – Miguel e Joana estavam,
eram, foram |
|
Roteiro da atividade: Currículo em Ação Volume 2 – Unit 3 – Lesson 2,3
e 4 |
|
Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das
atividades: https://www.youtube.com/watch?v=Wn4HF46ma6A] https://www.youtube.com/watch?v=tjPo1amkkxI |
|
Data
da entrega: 10 de Setembro |
|
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: vilasanti@prof.educacao.sp.gov.br ou entregar pessoalmente na escola. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário