EE
Rodrigues Alves |
|
Professor: ANA PAULA |
Disciplina: HISTÓRIA |
Classes: 2 ANO A, B, C |
Data: JUNHO |
Objetivo da aula: conhecer e compreender
as características da cultura medieval. |
|
Habilidade da
aula: Desenvolver a comparação, analise e observação crítica |
|
Conteúdo da aula: Documento sobre
hábitos, invenções e objetos da Idade Média que se estende até a
contemporaneidade. |
|
Roteiro da atividade: Ler
o documento “ECOS DO PASSADO”, e responder as perguntas da atividade. ___________________________________________________ Retomando nossos estudos sobre a Idade Média, o documento abaixo, de um
historiador contemporâneo, mostra que muitos hábitos, invenções e objetos
presentes no nosso dia a dia tem origem no Período Medieval. Ecos do
passado [...]
Pensemos num dia comum de uma pessoa comum. Tudo começa com algumas invenções
medievais: ela põe sua roupa de baixo (que os romanos conheciam mais não
usavam) veste calças compridas (antes gregos e romanos usavam túnica, peça
inteiriça, longa, que cobria todo o corpo), passa um cinto fechado com fivela
(antes ele era amarrado). A seguir põe uma camisa e faz um gesto simples,
automático, tocando pequenos objetos que também relembram a Idade Média, quando
foram inventados por volta de 1204: os botões. Então ela põe os óculos
(criados em torno de 1285, provavelmente na Itália) e vai verificar sua
aparência num espelho de vidro (concepção do século XIII). Por fim, antes de
sair olha para fora através da janela de vidro (outra invenção medieval, de
fins do século XIV) para ver como está o tempo. Ao chegar na escola ou no trabalho, ela consulta um calendário e verifica quando será digamos, a Páscoa este ano 23 de março de 2008. Assim fazendo ela pratica sem perceber alguns ensinamentos medievais. Foi um monge do século VI que estabeleceu o sistema de contar os anos a partir do nascimento de Cristo. Essa data 25 de dezembro e o dia de Páscoa (variável) também foram estabelecidos pelos homens da Idade Média. Mais ainda, ao escrever aquela data 23/03/2008 usamos os chamados algarismos arábicos, inventados na Índia e levados pelos árabes para a Europa, onde foram aperfeiçoados e difundidos desde o começo do século XIII. O uso desses algarismos permitiu progressos tanto nos cálculos cotidianos quanto na Matemática, por serem bem mais flexíveis que os algarismos romanos anteriormente utilizados. Por exemplo podemos escrever aquela data com apenas sete sinais, mas seria necessário o dobro em algarismos romanos (XXIII/III/MMVIII). (...) ATIVIDADE 1.
Que tipo de documento é esse e quando ele foi escrito? 2.
O texto mostra uma visão que valoriza ou desvaloriza a Idade Média? 3.
No primeiro parágrafo do documento o autor cita várias invenções medievais de
que fazemos uso em nosso cotidiano. Cite pelo menos três dessas invenções. 4.
Por que você acha que o autor do artigo mostrou vários hábitos e objetos que
surgiram na Idade Média e permanecem até hoje? (resposta pessoal) BIBLIOGRAFIA
– FONTES Franco Junior, Hilário. Somos
todos da Idade Média. Revista de História da Biblioteca Nacional.mar.2008.
Disponível em www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/ecos-do-passado.Acesso em 20 de jan.2015. LINKS PARA VIDEOAULA PARA AMPLIAR O APRENDIZADO https://www.youtube.com/watch?v=VPLpwe4wtGs As grandes invenções da Idade Média |
|
Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: 1-DEVEM SER ENVIADAS AS
PERGUNTAS E RESPOSTAS DA ATIVIDADE. 2-NA
ATIVIDADE DEVE CONSTAR SEU NOME,
NÚMERO E TURMA. |
|
Data máxima da entrega: 30/06/2021 |
|
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: ana.historia.ra@gmail.com |
Nenhum comentário:
Postar um comentário