Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 14 de junho de 2021

 

 

Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: RENATO SAIFI

Disciplina: SOCIOLOGIA

Classes: 1º ANO A, B, C

Data: JUNHO

Objetivo da aula: Desenvolver o pensamento sociológi0o; Compreender a sociologia (dentre as demais ciências) como uma construção histórica e socialmente determinada; Compreender e conhecer os processos de causas e relações entre entidades sociais.

Habilidade da aula:

-Identificar o que é o processo de socialização e seus mecanismos

-Conhecer e pensar os diversos conceitos e autores da Sociologia.

-Desenvolver a comparação, analise e observação crítica

Conteúdo da aula: O processo de socialização           

O individuo e sua ação na sociedade.

Capitalismo e suas relações com a religião.

O Estado e suas funções.

Roteiro da atividade: Ler o texto “MAX WEBER  E A SOCIOLOGIA, e responder as perguntas do exercício.

 

Quando puder, assista ao video para ampliar seus conhecimentos.

_____________________________________________________

 MAX WEBER E A SOCIOLOGIA

1- VIDA E OBRA

Nascido em Erfut, a 21 de Abril de 1864, Max Weber tornou-se um dos sociólogos e economistas político mais importante da Alemanha nos séculos XIX e XX. Max Weber foi um dos mais importantes clássicos da sociologia, pois suas teorias contribuem até hoje para a análise da vida social. Trabalhou como professor nas Universidades de Berlim (1893), Freiburg (1894), Heidelberg (1897), Viena (1917).Com essa posição, não tinha a intenção de negar a existência ou a importância dos fenômenos sociais, como o Estado, a empresa capitalista, a sociedade anônima, mas tão somente a de ressaltar a necessidade de compreender as intenções e motivações dos indivíduos que vivenciam estas situações sociais.

Entre suas principais obras podemos destacar: “A ética protestante e o espírito do capitalismo” e “Economia e sociedade”.

 

2 – AÇÃO SOCIAL

 

Weber diz que o ponto chave de uma investigação sociológica é o individuo e sua ação, é a compreensão da ação dos indivíduos e não a análise das “instituições sociais” ou “grupo social” ou o “Estado”  que vai nos permitir entender a sociedade. Para compreender as instituições temos que partir das intenções e motivações dos indivíduos que vivenciam estas situações sociais.

Com essa posição, não tinha a intenção de negar a existência ou a importância dos fenômenos sociais, como o Estado, a empresa capitalista, a sociedade anônima, mas tão somente a de ressaltar a necessidade de compreender as intenções e motivações dos indivíduos que vivenciam estas situações sociais. Analisam-se essas intenções e motivações pela verificação e pesquisa das “intenções”, “motivações”, “valores” e “expectativas” que orientam as ações do indivíduo na sociedade.

 

3 – A ETICA PROTESTANTE E O CAPITALISMO

 

Em sua obra: “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, Weber procurou demonstrar que a formação do capitalismo europeu não seguiu apenas causalidades econômicas como propôs Karl Marx em suas teorias estritamente economicistas. Para Weber, as idéias religiosas e éticas foram de importância fundamental na formação do capitalismo, buscou também esclarecer os caracteres específicos do capitalismo como um regime econômico de grande desenvolvimento, principalmente nos países protestantes, especialmente naqueles em que predominava o calvinismo.

 

4 – O ESTADO

 

Segundo Weber, o Estado é uma instituição social que mantém o monopólio do uso legitimo da força física dentro de determinado território, e para que este estado exista é preciso que sua autoridade seja reconhecida como legitima.

Como acontece com todas as instituições sociais, o Estado é organizado em torno de um conjunto de funções sociais que deve cumprir como  manter a lei, a ordem e a estabilidade, resolver vários tipos de litígios através do sistema judiciário, cobrar impostos, censo, identificação e registro da população, alistamento militar, encarrega-se da defesa comum e cuidar do bem-estar da população de maneira que estão além dos meios do indivíduo, tal como implementar medidas de saúde pública, prover educação de massa etc.

BIBLIOGRAFIA – FONTES

 

 

https://www.todamateria.com.br/o-que-e-sociologia/

 

https://www.todamateria.com.br/max-weber/

 

https://veronica-mos.blogspot.com/search?q=WEBER

 

 


LINKS PARA VIDEOAULA PARA AMPLIAR O APRENDIZADO

 

Sociologia: Max Weber

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=gq3wc1IlHPw                                                     

-

EXERCÍCIO

 Após ler o texto “MAX WEBER E A SOCIOLOGIA, responda as seguintes questôes:

1)  Quem foi Max Weber ?

2) Quais são suas principais obras ?

3) Segundo Weber, qual é ponto chave de uma investigação sociológica?

4) Como se pode analisar as intenções  dos indivíduos

6)  O que Weber buscou demonstrar em sua obra: “A ética protestante e o espirito do capitalismo” ?

7)  Explique  o que é o Estado para Weber.

8) Quais são as funções sociais do Estado?

9) Qual função do Estado que não esta sendo realizada ?

Data máxima da entrega: 30/06/2021

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: renato.sociologiara@gmail.com

 

Um comentário:

  1. 1). Nascido em Erfut, a 21 de Abril de 1864, Max Weber tornou-se um dos sociólogos e economistas político mais importante da Alemanha nos séculos XIX e XX. Max Weber foi um dos mais importantes clássicos da sociologia, pois suas teorias contribuem até hoje para a análise da vida social.
    2). Entre suas principais obras podemos destacar: “A ética protestante e o espírito do capitalismo” e “Economia e sociedade”.
    3). ponto chave de uma investigação sociológica é o individuo e sua ação, é a compreensão da ação dos indivíduos e não a análise das “instituições sociais” ou “grupo social” ou o “Estado” que vai nos permitir entender a sociedade.
    4). Analisam-se essas intenções e motivações pela verificação e pesquisa das “intenções”, “motivações”, “valores” e “expectativas” que orientam as ações do indivíduo na sociedade.
    6). Em sua obra: “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, Weber procurou demonstrar que a formação do capitalismo europeu não seguiu apenas causalidades econômicas como propôs Karl Marx em suas teorias estritamente economicistas. Para Weber, as idéias religiosas e éticas foram de importância fundamental na formação do capitalismo, buscou também esclarecer os caracteres específicos do capitalismo como um regime econômico de grande desenvolvimento, principalmente nos países protestantes, especialmente naqueles em que predominava o calvinismo.
    7). Segundo Weber, o Estado é uma instituição social que mantém o monopólio do uso legitimo da força física dentro de determinado território, e para que este estado exista é preciso que sua autoridade seja reconhecida como legitima.
    8). manter a lei, a ordem e a estabilidade, resolver vários tipos de litígios através do sistema judiciário, cobrar impostos, censo, identificação e registro da população, alistamento militar, encarrega-se da defesa comum e cuidar do bem-estar da população de maneira que estão além dos meios do indivíduo, tal como implementar medidas de saúde pública, prover educação de massa etc.

    ResponderExcluir

100.000 ACESSOS EM UM MÊS