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quinta-feira, 3 de junho de 2021

Geografia - Professora Tânia - 7 A, B e C

Segue o conteúdo da aula dessa semana: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – BRASIL: FLUXOS ECONÔMICOS E POPULACIONAIS, CONFLITOS E TENSÕES HISTÓRICAS E CONTEMPORÂNEAS A Situação de Aprendizagem 1 propõe o estudo acerca dos fluxos econômicos e populacionais, conflitos e tensões históricas e contemporâneas no Brasil, em especial no Estado de São Paulo. Para isso, é fundamental analisar as influências das atividades econômicas relacionadas à ocupação e interiorização territorial do Brasil e as transformações que ocorreram no uso e na apropriação do espaço agrário e industrial ao longo da história brasileira. ATIVIDADE 1 – VAMOS DIALOGAR? No início do 7º ano, você teve a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos sobre a formação territorial, a evolução da divisão e o processo de regionalização do Brasil. Contudo, ainda há um longo caminho a percorrer no aprofundamento dos estudos acerca das diferentes fases do processo de ocupação e colonização, e compreender as relações e transformações no território brasileiro. Texto 13 A ocupação portuguesa do litoral brasileiro só teve início com a criação do regime de capitanias hereditárias por D. João III, em 1532, e sua implantação a partir de 1534. Até então, a exploração do novo território era esparsa e basicamente individual, a exemplo da donataria concedida pelo rei D. Manuel a Fernando de Noronha visando ao arrendamento do comércio de pau-brasil. Foi através desse sistema de capitanias que os primeiros núcleos de ocupação e colonização portuguesa do Brasil foram estabelecidos, a exemplo de São Vicente, concedida a Martim Afonso de Sousa, em 1532, e de Pernambuco, concedida a Duarte Coelho, em 1534. Portugal deu início à colonização do Brasil para compensar a perda para os muçulmanos de um importante comércio no Norte da África, garantir as rotas para as Índias e expulsar os franceses que assediavam a costa brasileira desde o início do século XVI. Texto 24 A ocupação portuguesa no Brasil colônia teve um caráter exploratório dos recursos naturais presentes em um território já humanizado, se fixando primeiramente na faixa litorânea. As poucas cidades e vilas constituídas no período, assim como todas as áreas agrícolas, ocorreram nas proximidades do oceano Atlântico, a via de comunicação com Portugal. Assim, a criação do território brasileiro é resultado de séculos de formação, com mudanças ocorrendo na medida que novas terras eram conquistadas e cresciam as disputas por domínio e poder. Essas conquistas ocorreram por meio de guerras e influências políticas. Com base nos seus conhecimentos e nas informações extraídas das imagens e dos textos, dialogue com os(as) colegas e professor(a) sobre o processo de ocupação e formação do território brasileiro. Para apoiar o diálogo, sugerimos algumas questões: O que você sabe sobre as nações colonizadoras do Brasil? Quais relações foram estabelecidas com os povos originários no território brasileiro?

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