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segunda-feira, 7 de junho de 2021

Atividade de PORTUGUÊS para os alunos do 3M A, B, C (EJA) - 1 semestre 2021

 

PLANO DE AULA NÃO PRESENCIAL

EE Rodrigues Alves

Professor: SILVANA PEREIRA

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA

Classes: 3M A, B, C

Conteúdo da aula: Texto dissertativo-argumentativo: argumentação e proposta de intervenção

Roteiro da atividade:

1.  Conceituação/contextualização

2.  Resolução de questões

Atenção: 

  1. Qualquer dificuldade na realização desta atividade, favor entrar em contato com a professora por e-mail.
  2. A atividade deverá ser enviada para o e-mail da professora: spoprofa@gmail.com 

A FORÇA DOS ARGUMENTOS

 Argumentar é defender pontos de vista, teses, ideias e opiniões.

O propósito de quem argumenta é convencer seus interlocutores da validade de uma posição ou persuadi-los a adotar um determinado comportamento. Porém, nem todos os argumentos têm o mesmo poder de persuasão. A força persuasiva de um argumento depende de sua consistência interna e do grau de aceitação dos princípios nos quais se apoia.

Um argumento é consistente quando está bem construído e serve para defender a tese/ideia.

 Exemplo de argumento consistente:

 Fumar faz mal à saúde    porque o cigarro contém substâncias que causam doenças.

           Tese                                   Argumento consistente

 

Exemplo de argumento não (ou pouco) consistente:

Fumar faz mal à saúde    porque meu amigo sofreu um acidente quando estava fumando.

           Tese                                 Argumento não consistente

 

EXERCÍCIO 1

Escreva argumentos consistentes para defender os pontos de vista/ideias/teses a seguir.

       A)       No Brasil, as políticas sociais são vistas como paternalismo.

       B)      Em época de pandemia, saúde pública é responsabilidade de todos nós.


PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

 

Uma proposta de intervenção pressupõe ações que sinalizem para a solução viável (ou seja, de acordo com a realidade social brasileira) de um problema proposto, contribuindo para a melhoria da sociedade como um todo.

Contudo, uma proposta de intervenção (ou seja, soluções) deve ser inclusiva e respeitar a pluralidade cultural e os direitos humanos. Uma boa proposta de intervenção é formadora e educadora, tendo como princípios a empatia e a solidariedade, desviando de propor ações violentas, ofensivas ou desrespeitosas.

 

EXERCÍCIO 2

Um aluno da EJA fez um texto dissertativo-argumentativo para combater a obesidade infantil no Brasil. Leia abaixo a proposta de intervenção dele:

“Para acabar com a obesidade infantil no nosso país, os pais que deixam seus filhos comerem muito e ficarem gordos deveriam perder a guarda dos filhos, pois não estão preocupados com a saúde deles e os órgãos de saúde e que têm que se preocupar com isso.”  

   A)  A proposta desse aluno é inclusiva e respeitosa?

  B)  Qual seria a SUA proposta de intervenção para combater a obesidade infantil no nosso país?


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