PLANO
DE AULA NÃO PRESENCIAL EE
Rodrigues Alves |
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Professor: SILVANA
PEREIRA |
Disciplina:
LÍNGUA PORTUGUESA |
Classes: 3M A,
B, C |
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Conteúdo da
aula: Texto dissertativo-argumentativo: argumentação e proposta de intervenção |
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Roteiro da
atividade: 1. Conceituação/contextualização 2. Resolução de questões |
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Atenção:
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A FORÇA
DOS ARGUMENTOS O propósito de
quem argumenta é convencer seus interlocutores da validade de uma posição ou
persuadi-los a adotar um determinado comportamento. Porém, nem todos os
argumentos têm o mesmo poder de persuasão. A força persuasiva de um argumento
depende de sua consistência interna e do grau de aceitação dos princípios nos
quais se apoia. Um argumento é consistente quando está
bem construído e serve para defender a tese/ideia. Tese Argumento
consistente Exemplo de argumento não (ou pouco) consistente:
Fumar faz mal à saúde porque meu amigo sofreu um acidente quando estava fumando. Tese Argumento
não consistente EXERCÍCIO 1 Escreva argumentos consistentes para
defender os pontos de vista/ideias/teses a seguir. A) No Brasil, as
políticas sociais são vistas como paternalismo. B) Em época de
pandemia, saúde pública é responsabilidade de todos nós. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Uma proposta de
intervenção pressupõe ações que sinalizem para a solução viável (ou seja, de
acordo com a realidade social brasileira) de um problema proposto,
contribuindo para a melhoria da sociedade como um todo. Contudo, uma
proposta de intervenção (ou seja, soluções) deve ser inclusiva e respeitar a
pluralidade cultural e os direitos humanos. Uma boa proposta de intervenção é
formadora e educadora, tendo como princípios a empatia e a solidariedade,
desviando de propor ações violentas, ofensivas ou desrespeitosas. EXERCÍCIO 2 Um aluno da EJA
fez um texto dissertativo-argumentativo para combater a obesidade infantil no
Brasil. Leia abaixo a proposta de intervenção dele: “Para acabar com a obesidade infantil no nosso país, os pais que deixam seus filhos comerem muito e ficarem gordos deveriam perder a guarda dos filhos, pois não estão preocupados com a saúde deles e os órgãos de saúde e que têm que se preocupar com isso.” A) A proposta desse aluno é inclusiva e respeitosa? B) Qual seria a SUA proposta de intervenção para combater a obesidade infantil no nosso país? |
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